Frota própria ou terceirizada, qual a melhor opção?

por Flavio Salzano Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A área de logística movimenta anualmente cerca de 11,5% do PIB brasileiro e é um dos pontos mais importantes para o sucesso das lojas virtuais. Por isso, todo lojista online, precisa pensar na operação, não apenas por uma questão de custos mais baixos e qualidade na entrega, mas também pela necessidade de se destacar dos concorrentes. 

Optar por uma logística eficiente e que realmente funcione é uma obrigação. Porém, muitas são as dúvidas, o que é melhor? Logística própria ou terceirizada? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? Saiba mais e descubra o que é melhor para seu e-commerce:

Frota Própria

É bem comum que empreendedores online – principalmente os que estão começando – optem em querer ficar pode dentro de toda a operação da sua loja virtual. É praticamente um relacionamento, e em teoria, ninguém cuidará tão bem da logística quando o próprio dono.

De fato, existem algumas vantagens em realizar a gestão de uma frota própria. Por exemplo, a loja tem uma independência do processo, além de um controle absoluto. Isso quer dizer, que em qualquer momento, um caminhão pode sair da empresa para entrega dos produtos. Assim, a agilidade na tomada de decisão pode ser mais rápida e menos burocrática.

Mas é preciso ficar atento, quando se escolhe esse tipo de logística, o lojista precisa ter ciência que existe um investimento inicial alto, além de manutenção, seguros, licenciamentos, treinamentos em equipes e etc. Avalie se realmente é vantajoso esse tipo de frota.

Frota terceirizada

É hora de deixar de lado o sentimento que só você cuida tão bem do seu produto e pensar como empreendedor. Quem tem e-commerce tem que vender! Para isso, você precisa de uma empresa parceira e que você realmente confie.

Apesar de não se ter controle total da operação, o custo de operação inicial é muito menor quando comparado com a frota própria. Além disso, não é necessário uma estrutura administrativa para fazer o controle da operação, e o custo de manutenção é bem pequeno.

Quando o lojista terceiriza sua logística, ele ganha fôlego para focar na gestão da loja, que deve ser seu core business. Esse modelo de negócios permite que uma operação altamente especializada e desafiadora seja realizada por quem tem a expertise necessária. Pontue bem os prós e contras e escolha a melhor opção. Frota própria ou terceirizada, e aí?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.