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Frete grátis: use-o para impulsionar as vendas no seu e-commerce

por Guilherme Kruger Quarta-feira, 09 de setembro de 2015

Se você já tem um e-commerce ou se pretende empreender nessa área, sabe que é um mercado que vem crescendo muito e apresenta muitas oportunidades. Segundo um levantamento feito pelo e-bit, somente em 2014 o comércio eletrônico no Brasil faturou quase 36 bilhões de reais, o que representou um crescimento de 24% sobre o ano anterior.

Mas ao mesmo tempo em que esse mercado tem apresentado grandes oportunidades de crescimento, ele apresenta também uma concorrência muito acirrada. Diante desse cenário, é cada vez mais comum a procura das lojas por fatores que possam diferenciá-la no mercado e chamar a atenção dos consumidores.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre frete grátis e como você pode tirar proveito dele no seu negócio:

Os consumidores são realmente atraídos por frete grátis?

O frete grátis é um recurso aparentemente simples, mas que pode impulsionar e muito as suas vendas, pois é considerado um grande atrativo por parte dos e-consumidores.

O Relatório Webshoppers, realizado pela e-bit em 2013, fez uma pesquisa com os compradores de e-commerces e trouxe dados muito interessantes sobre a questão do frete gratuito. Aproximadamente 78% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que prestam atenção em opções e valores de frete ao decidir uma compra.

Mais de 50% dos entrevistados afirmaram concordar total ou parcialmente com a ideia de que compram em uma loja por causa das opções de frete oferecidas e 57% afirmaram que muitas vezes ou sempre compram o valor suficiente para conseguir o frete grátis.

A versão 2014 do mesmo relatório trouxe outro dado muito interessante: somente no mês de junho daquele ano, mais de 49% das pessoas que compraram online, contaram com frete grátis.

Como posso explorar o frete grátis no meu e-commerce?

Existem muitas formas de explorar o frete grátis em sua loja on-line. Confira nossas dicas abaixo:

  • Se você pretende aumentar o ticket médio dos seus clientes, uma boa estratégia á oferecer o frete grátis para compras a partir de determinado valor;
  • Se desejar desencalhar alguns produtos específicos do seu estoque, pode oferecer frete grátis na sua compra.
  • O frete grátis pode ser oferecido como forma de fidelizar os clientes. Você pode entrar em contato com os clientes que já compraram uma vez em sua loja oferecendo a eles um código que garanta frete grátis na segunda compra.
  • O frete grátis também pode ser explorado de acordo com a sazonalidade. Você pode oferecê-lo em períodos de vendas mais fracas para tentar melhorar os resultados ou em datas de muita procura, como o Natal, para se destacar diante dos concorrentes.

Além dos exemplos citados, as possibilidades de usar o frete grátis são inúmeras. Caso ainda não o faça, você pode e deve pensar em outras estratégias e incluí-lo para impulsionar seu negócio, conquistar e fidelizar clientes e alcançar objetivos.

E então, você tem ou teve experiências utilizando o frete grátis no seu site? Como foram seus resultados? Conte pra gente nos comentários.

Quer entender mais sobre logística no e-commerce? Veja a palestra “Gestão de estoque, logística e tecnologia o tripé que construirá o futuro do e-commerce” e ao painel “Logística sem mistérios, mas com muitos desafios” no Congresso Operações e Gestão 2015.

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2 comentários

Comentários

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  1. ……e a conta do frete grátis fica como? Tem “gordura” na margem de lucro para tal?
    Sua empresa tem altíssima rentabilidade para absorver esta pesada conta que pode ser mortal? Eu sei e muitos sabem que há gigantes do e-commerce passando sufoco nos números por causa de frete grátis e com raras – raríssimas – exceções a conta não fecha e não à toa vivem no prejuízo apesar da idolatria e oba-oba ao redor delas!
    Penso que vender sem qualidade é pior do que vender pouco e quem não olha números e só pensa nas vendas tem sérias chances de quebrar!
    Só adote frete grátis se tiver certeza de que no fim terá algum lucro, e depois faça as contas de novo para se certificar é o que recomendo a quem, por falta de experiência cai neste perigoso jogo de “facilidades”
    “Não existe almoço grátis!”

    Responder
    1. Rubens, sua colocação é totalmente pertinente, a conta tem de fechar, penso que o frete grátis deve ser uma ferramenta promocional, não uma prática recorrente, quem está no dia a dia do negócio sabe que a conta frete pesa na DRE da operação, sendo assim reafirmo, use, mas fazendo conta e como uma ferramenta estratégica para impulsionar as vendas em determinadas épocas. Obrigado por sua consideração.

      Responder

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