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Como utilizar o frete grátis como estratégia no seu e-commerce

Por: Fellipe Guimarães

Especialista em negócios digitais | Startup Maker | Desenvolvedor Full Stack. Founder Grupo Codeby. A empresa que possui 6 anos de mercado atende grandes marcas como, por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder, Valisere, Alpargatas, entre outras.

Uma das estratégias que os varejistas costumam usar para alavancar as vendas no e-commerce é oferecer frete grátis, pois os valores altos são uma das principais razões de abandono de carrinho, sobretudo quando são informados somente na finalização do pedido ou se aproximam do valor do próprio produto, quebrando assim as expectativas dos clientes.

Ofertar frete grátis, então, é uma maneira de reter os consumidores e incentivá-los a concluir suas compras, bem como atrair novos clientes, sendo uma tática bastante positiva para os negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, aproximadamente 43% dos consumidores brasileiros se sentem motivados a comprar com esse tipo de promoção.

Mas, afinal, vale a pena oferecer frete grátis no seu e-commerce? E como utilizar essa estratégia de forma que beneficie e aumente suas vendas? É sobre o que falaremos a seguir.

Estratégias para utilizar o frete grátis no seu e-commerce

Impulsionamento das vendas, fidelização e redução no abandono de carrinho são algumas das vantagens de oferecer frete grátis em seu e-commerce. Porém, antes de aplicar essa estratégia, é necessário pensar em uma forma de aplicá-la com eficiência para não causar complicações.

Uma das opções, por exemplo, é incorporar o valor do frete no preço do produto total ou parcialmente, a fim de evitar prejuízos na venda. Tendo isso em mente, confira algumas dicas de como utilizar o frete grátis para conquistar os consumidores e promover seus negócios.

1 – Frete grátis acima de determinado valor

Uma tática bastante usada entre os varejistas é disponibilizar frete grátis em compras acima de determinado valor.

Para estipular qual será esse valor, avalie o ticket médio gasto no seu e-commerce e também os custos, de modo que arcar com o frete compense pelo retorno do lucro com cada compra.

2 – Frete grátis na compra de mais de um produto

Outra possibilidade interessante é oferecer frete grátis na compra acima de um item, estimulando assim que os clientes comprem mais. Exemplo: se faltam R$40,00 em produtos para conseguir entrega gratuita e o frete é de R$30,00, muitos preferem adquirir mais itens.

3 – Criar campanhas de frete grátis em datas comemorativas

Utilizar a promoção do frete grátis em datas comemorativas ajuda a destacar seu e-commerce entre os concorrentes em épocas geralmente muito competitivas, além de ampliar suas vendas.

4 – Frete grátis no próximo pedido

Essa é uma estratégia interessante para fidelizar seus clientes. Mantenha-os por perto oferecendo entrega gratuita na próxima compra, relembrando que eles terão esse benefício.

5 – Frete grátis por região

Criar campanha de frete grátis para uma região específica também pode ser um excelente plano de ação. Por exemplo, conceder entrega gratuita para as regiões de São Paulo.

Contudo, essa estratégia vai depender de como é feito o envio de seus produtos e também do custo para que as entregas sejam feitas, ainda que seja uma tática que atraia vários clientes.

Vale a pena apostar no frete grátis como estratégia de e-commerce?

Tendo um planejamento de negócio e financeiro, além de uma estratégia eficiente para evitar riscos de prejuízos, investir na promoção de frete grátis é bastante vantajoso para o seu e-commerce, da mesma forma que ajuda a destacar-se da concorrência cada vez maior.

Leia também: Os diferentes tipos de promoções no e-commerce