Frete grátis: como iniciar a campanha em seu e-commerce sem ficar no vermelho

por Galleger Ilhe Quarta-feira, 26 de junho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Os consumidores estão cada vez mais confiantes em realizar compras no mercado online. Ainda assim, os e-commerces sofrem com um mesmo fator: a desistência do carrinho por conta do alto valor do frete. Começar uma campanha de frete grátis parece ser uma estratégia de vendas excelente. Porém, não é tão simples oferecer o benefício aos seus consumidores sem ao menos realizar o planejamento e o estudo sobre os gastos e lucros da sua empresa. Ficar perdido durante a ativação da campanha não é uma opção, pois você corre o risco, por falta de preparo, de deixar seu e-commerce no vermelho. Realidade que ninguém busca experienciar.

Pensando na dificuldade em realizar o planejamento, separei alguns pontos essenciais que você precisa saber para iniciar a sua campanha de frete grátis:

Analise a margem de lucro

Para que a campanha de frete grátis funcione, é preciso realizar um estudo das margens de lucro de sua empresa. Verifique se ela é suficiente para iniciar a ação. É preciso cobrir todos os fundos gastos e, só depois disso, oferecer o frete grátis aos consumidores. A ideia é que gere lucros e não perdas.

Defina os produtos que estarão na campanha

Você terá condições de aplicar o frete grátis em todos os produtos de sua loja? Se a resposta for “não”, o indicado é realizar um estudo de quais produtos entrarão na segmentação da campanha. Faça este alinhamento junto de sua empresa para saber se não haverá prejuízos.

Defina o perfil do consumidor

Uma opção: realize o envio da campanha de frete grátis para a segmentação de clientes que buscam o valor mais atrativo em seus produtos. Em uma carteira de clientes pode-se encontrar vários perfis de compradores. Como por exemplo o perfil de um consumidor recorrente que chegou até seu e-commerce por uma ação de marketing e está aguardando a promoção do frete grátis para concretizar a sua compra.

Estipule o valor do frete por região

Para o estudo da sua campanha ser certeiro, uma dica: junto da definição da sua margem de lucro, faça a estimativa do valor do frete para cada região. Dessa forma é possível ter uma ideia dos gastos que terá para distribuir em seus produtos para todas as localidades. Se não puder oferecer o benefício do frete grátis para todas as regiões do país, selecione as que serão premiadas. E sempre leve em conta os cálculos de seus custos, como a quantidade de pedidos que estão sendo realizados e a distância da entrega.

Coloque um valor mínimo de compra

Se deseja colocar todos os produtos de sua loja na campanha, ofereça a opção de um valor mínimo de compra para o seu consumidor. Por exemplo: nas compras acima de R$ 300, o frete da sua encomenda sairá de graça.

As vantagens ao oferecer frete grátis

O frete grátis aumenta a competitividade do seu e-commerce perante a concorrência. Ele eleva sua marca e cria a visibilidade que você busca. Quando confiante para iniciar a campanha, sua loja virtual se torna mais atrativa ao olhar do consumidor. Afinal, ele não precisará se preocupar com as despesas da entrega do seu produto.

Outro fator importante é aplicar a campanha durante as épocas mornas de sua loja. Oferecer o frete grátis pode ajudar a elevar as vendas, tornando-se ótima estratégia para elas não caírem.

Ou seja, quando a loja virtual não tem muitas conversões, iniciar a campanha será um incentivo aos seus clientes a comprarem. Com resultados imediatos, será nítido o aumento de suas vendas.

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