Acesso rápido

Fraudes no e-commerce: saiba como proteger sua loja e seus consumidores

por Galleger Ilhe Quarta-feira, 08 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar dos e-commerces terem revolucionado a forma de comprar, facilitando e trazendo agilidade às pessoas, fraudes são um dos grandes problemas que ocorrem nos empreendimentos online. Muitas vezes,  colocam medo em quem deseja investir nesse ramo ou até mesmo nos consumidores.

Infelizmente, seja pequeno, médio ou grande empreendedor, e-commerces estão sujeitos à essas situações. Elas podem ocorrer de 3 maneiras. São elas:

  • O roubo de dados do cliente para utilização ilegal;
  • O uso de dados de outra pessoa, utilizados ilegalmente para a compra;
  • O Chargeback, que é quando a pessoa compra no e-commerce, essa compra é aprovada pelo cartão e após a entrega, o titular pede o cancelamento da compra diretamente com o cartão.

Contudo, existem algumas práticas eficazes, capazes de conter essas situações tão desagradáveis. Confira abaixo alguns insights valiosos para evitar fraudes em seu e-commerce.

Não se esqueça do certificado de segurança

O certificado de segurança é indispensável para um e-commerce. Com a criptografia dos dados que são preenchidos pelas pessoas (dados do cartão de crédito, por exemplo), o certificado assegura a autenticidade do empreendimento online passa mais confiança aos consumidores na hora de realizarem as compras, sem correr o risco de terem os dados roubados. Além disso, o certificado de segurança também garante que o seu e-commerce não exiba aquela mensagem de que não é seguro, o que acaba assustando possíveis consumidores.

Escolha um servidor de qualidade

Um servidor flexível e rápido é indispensável para que todas as demandas dos consumidores no e-commerce sejam atendidas, sempre mantendo a qualidade. Assim, com um bom servidor, é possível ter um banco de dados completo e totalmente atualizado com as informações de cada consumidor, o que torna mais fácil a verificação do nível de risco de cada venda, contribuindo para a redução de fraudes e prejuízos.

Use sistema antifraude

Com um sistema antifraude é possível avaliar os riscos das transações feitas no e-commerce. Ele atua a partir da verificação dos dados do comprador. Como, por exemplo: endereço de entrega, endereço de IP, e-mail, etc. A partir disso, a identificação dos perfis que podem ser fraudulentos se torna mais fácil.

Aposte em intermediadores de pagamento

Apostar em intermediadores de pagamento é uma excelente alternativa, principalmente para e-commerces pequenos que não conseguem fazer uma boa análise de situações fraudulentas. Os intermediadores, neste caso, são os responsáveis por receber os pagamentos da loja virtual. A partir disso, analisam se há algum risco e assim, liberam a operação sob cobrança percentual do valor da transação. Uma boa vantagem desses intermediadores é que eles não necessitam de uma ferramenta da análise de fraude.

Exija senhas fortes

Exija de seus consumidores senhas fortes na hora do cadastro no e-commerce. Peça letras e números. É importante também mostrar os benefícios a eles das senhas fortes. Por isso, informe que elas aumentam a segurança dos dados na hora de realizar a compra.

Limite a quantidade de transações recusadas

Uma boa atitude a ser tomada no e-commerce para evitar as fraudes é limitar a quantidade de transações que são recusadas no empreendimento online. Ou seja, limitar a quantidade de vezes que o usuário pode colocar dados incorretos do cartão na hora de finalizar a compra.

Treine toda a equipe

Se você possui uma equipe para te ajudar no e-commerce, não se esqueça de treinar todos sobre as questões de fraude. Essa etapa é fundamental para que os colaboradores não fiquem perdidos nessas situações. É importante treinar, principalmente, as pessoas que lidam diretamente com os clientes. Contudo, todas as áreas envolvidas no e-commerce devem ter conhecimento das possíveis fraudes e das atitudes a serem tomadas.

Já passou por alguma situação de fraude em seu e-commerce? Conte-nos a sua experiência!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.