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Fraudes: aprenda a detectá-las através do Google Analytics

por Gustavo Esteves Quinta-feira, 27 de junho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Possivelmente, você já usou no Google Analytics a dimensão de tamanho da tela. Mas alguma vez já usou a dimensão de tamanho do navegador? Essa dimensão está disponível no GA desde 2016, mas poucas pessoas possuem conhecimento e sabem como ela pode te ajudar a pegar fraudes! Sim, fraudes! Essa é uma dimensão MUITO importante para nos ajudar a entender se alguma origem está fazendo sobreposição.

A dimensão tamanho do navegador do GA informa o tamanho da viewport do navegador do usuário. Isso tem algumas implicações óbvias na análise de UX/UI. Ela pode ser usada nos mesmos tipos de análise em que você estava usando a resolução de tela, mas é mais preciso. Você pode usá-la para análise acima da dobra e para análise de rolagem de página. Você pode até comparar a resolução da tela para exibir o tamanho da porta! Menos óbvios (mas mais interessantes) são os usos possíveis para a detecção de fraudes.

Detecção de fraude de afiliados

Fraude de afiliados é quando sites obscuros carregam secretamente um iframe com conteúdo do site. É caso da Americanas, por exemplo, porém ela usa o link de afiliado. Ao carregar isso nos navegadores – e pelo menos alguns dos acessos comprarem na Americanas nos próximos 7 dias, que é normalmente a janela de atribuição deles – o crédito será dado ao site obscuro mencionado anteriormente,  A Americanas, então diz “Obrigado”, enviando a eles uma comissão na receita da compra!

O tamanho da viewport do navegador para uma visita como essa é geralmente (not set) semelhante à captura de tela abaixo:

Como o tamanho do navegador pode te ajudar a pegar fraudes?

Se você encontrar uma origem de tráfego que tenha uma grande porcentagem desses tamanhos no navegador, ela poderá ser uma candidata para investigação adicional.

Na imagem acima, por exemplo, significa que a origem que selecionamos é uma suspeita de fraude? Com aquilo tudo de tráfego, receita e transações, ela provavelmente é uma fraude. Essa origem só não seria uma fraude se a maioria dos seus acessos não fosse pelo tamanho do navegador (not set) e sim por vários outros. aí sim não teríamos essa origem como uma fraude.

Como o tamanho do navegador pode te ajudar a pegar fraudes?

Mas vamos fazer uma investigação ainda mais a fundo para ver isso? Na imagem acima, nós ordenamos essa mesma origem pela coluna de transações. Note que o tamanho de navegador com mais de 54% das transações, receita, sessões e usuários é a dimensão do navegador (not set).

Agora sim podemos confirmar que está rolando uma fraude ali. :’(

E o que podemos fazer agora?

O que recomendamos é que chame o colaborador que executa a análise e converse com ele. Primeiro para que possa explicar o que está acontecendo. Mas também recomendo fortemente a pausar as relações comerciais caso seja comprovada fraude.

Espero que esse artigo tenha ajudado! 🙂

Originalmente publicado no site da Métrica Boss.

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