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O impacto da fraude no faturamento da loja virtual

por João Paulo Arraes Terça-feira, 03 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

As compras online já fazem parte da realidade de boa parte dos brasileiros e os números de pedidos feitos em lojas virtuais crescem anualmente. No entanto, com cada vez mais pessoas comprando, o risco de fraudes também é maior. E essa realidade pode impactar diretamente no faturamento da sua empresa.

De acordo com a Konduto, uma empresa de antifraude para compras online, no ano passado o número de tentativas de compras fraudulentas chegou a 2,2%. Esse dado é menor que os 3,3% realizados no ano anterior.

Contudo, apesar da queda, o número ainda é expressivo. Segundo um levantamento da Ebit/Nielsen, em 2018 foram 123 milhões de pedidos realizados em e-commerce. Portanto, o número de compras ilegais passou de 2,7 milhões.

Como a fraude pode impactar o faturamento?

A fraude em e-commerce acontece quando uma compra é feita com dados que foram roubados de um cartão real. Ainda que muito se fale sobre o assunto, a prevenção de fraudes ainda é negligenciada por empreendedores do meio eletrônico. Apesar disso, ela é capaz de causar muitos problemas, inclusive afetar diretamente o faturamento do negócio, principalmente se estiver mal controlada.

Chargeback

Quando seu e-commerce realiza uma venda com um cartão clonado, é muito possível que a empresa do cartão peça estorno depois de alguns dias. O processamento de um estorno inclui custo de operação, como taxas de transação.

Nesse sentido, sua loja perde por ter realizado uma venda ilegal. Além disso, se o número de chargeback ultrapassar 1%, número considerado aceitável, sua loja virtual pode ser notificada pelo programa de chargebacks e, se o problema não for corrigido, pode até ser multada pelas operadoras de cartão de crédito.

Transporte

Se a venda demorar para ser reconhecida como fraude, é possível que você já tenha enviado o produto ao suposto comprador.

Nesse caso, a loja deverá bancar os custos com logística reversa se quiser receber o produto de volta. Isso causará um grande prejuízo ao e-commerce. Além disso, os gastos com o envio também serão perdidos.

Credibilidade

Mais do que a parte financeira, seu e-commerce pode sofrer com a baixa na credibilidade perante os clientes. Isso porque se as fraudes são constantes e o número de cancelamentos é grande, os consumidores passam a duvidar da confiabilidade da sua loja virtual.

Com a reputação ruim, a conversão de novas vendas também pode diminuir. Ou seja, seu faturamento será menor.

Cancelamento

Se a sua loja vem passando por muitas fraudes, com certeza você tem deixado o processo de pedidos mais rigoroso. No entanto, quando o número de cancelamentos começa a ficar grande demais, ele pode afetar o faturamento da sua empresa. Isso porque as vendas tendem a diminuir.

Por isso, é importante dosar os cancelamentos e ter em mãos estratégias que evitam fraudes sem interromper um processo de compra legítimo.

Como prevenir as fraudes na loja virtual?

A boa notícia é que existem muitas técnicas e ferramentas para combater a fraude no e-commerce. Com as aplicações corretas, sua loja vai diminuir as taxas de compras fraudulentas. Além disso, pode evitar outras complicações devido a esse problema.

O primeiro passo é entender que para impedir a fraude é preciso conciliar muitas ações, mas o ideal é começar pelo básico.

AVS

O sistema de verificação de endereço ajuda a proteger seu negócio no meio eletrônico, pois confere o endereço do comprador através do CEP e compara com os dados que estão cadastrados na empresa de cartão de crédito.

Esse tipo de verificação é fundamental já que a possibilidade de correspondência divergente é muito grande.

PCI

O Payment Card Industry (Indústria de Cartões de Pagamento) trata-se de um regulamento de segurança que deve ser seguido pelas empresas de comércio eletrônico.

Esses padrões tornam as transações por cartão mais seguras, já que visam proteger lojas e consumidores de fraudes que têm relação com o compartilhamento de dados.

Empresas que não se adequam podem ser multadas e até descredenciadas pelas operadoras de cartões.

Senha

Pedir para o cliente usar uma senha forte tem a ver com a proteção dele e do seu negócio. Quando o comprador usa uma senha fraca pode estar contribuindo para deixar o seu sistema vulnerável.

Isso colocará em risco os dados cadastrados. Por isso, reveja os requisitos que a sua loja exige na hora que o cliente precisa criar uma senha.

Como gerenciar técnicas de prevenção?

Ainda que esses procedimentos auxiliem na diminuição de fraudes, não são os únicos recursos que devem ser aplicados. Um sistema antifraude que funciona deve recorrer a muitas outras técnicas de análise de risco e considerar o máximo de informações para entregar uma avaliação certeira.

Mas não se preocupe. Existem dezenas de ferramentas excelentes que farão esse trabalho para você. Um bom conjunto de sistemas tem a capacidade de analisar com cuidado todas as informações e garantir um baixo número de fraudes na sua loja virtual. Portanto, investir em uma plataforma que comporte um sistema robusto também é essencial.

Evitar fraudes no e-commerce é possível, mas exige bons hábitos de segurança. Além disso, é importante estar sempre atento às novidades nas práticas de prevenção.

Para isso, contar com uma equipe que tenha informações atualizadas e pronta para realizar ações preventivas é crucial. Com as ações certas, sua loja poderá diminuir as compras ilegítimas, minimizar prejuízos e evitar rombos no faturamento final.

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