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Fotos no e-commerce: prós e contras de produzir suas próprias imagens

por Karine Figueiredo Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 18 minutos

Se você perguntasse a algum especialista em e-commerce se você deve tirar suas próprias fotos ou não, provavelmente a resposta seria: depende.

Como já falamos, as imagens fazem toda diferença no momento da compra, porém, o fato de tirar as fotos em estúdio ou buscar com os fornecedores é algo que realmente depende.

Alguns lojas de roupas preferem tirar suas próprias fotos. Tudo vai depender do tipo de negócio

Depende do seu segmento de atuação, depende do grau de maturidade dos fornecedores do seu e-commerce e também depende do investimento que a sua empresa tem para fazer isso.

Então, resolvemos listar vantagens e desvantagens de tirar as suas próprias fotos no e-commerce.

Vantagens

1. Qualidade das imagens

Quando você produz as imagens para o seu e-commerce, a qualidade é o primeiro ponto que você deve levar em consideração. Em um estúdio, você consegue criar imagens em diversos ângulos e oferecendo mais detalhes, o que aprimora a experiência de compra online.

Além disso, você tem imagens exclusivas dos produtos, diferentes de outros sites (pelo menos até que um competidor copie). No entanto, o Google não indexa imagens e isso não influencia no seu rankeamento (SEO).

2. Imagens fiéis ao produto

Além da qualidade das imagens, outra vantagem de tirar as próprias fotos no e-commerce, é que elas realmente são fidedignas ao produto. Principalmente no mercado da moda, é comum que fornecedores enviem imagens de baixa qualidade ou que não representam realmente o que é a mercadoria.

Isso é o que acontece na World Tennis. O Diretor de E-commerce, Luiz Gomide, ressalta que a empresa possui um estúdio interno para tirar as próprias fotos e para evitar transtornos. “Já passei por situações em que comprei um produto do fornecedor pela imagem que ele me enviou e quando o tênis chegou para gente, era totalmente diferente da foto. Então, preferimos tirar as imagens internamente para manter a realidade do que é o produto”, ressalta.

3. Necessidade para o segmento de moda

Se você tiver um e-commerce de moda, provavelmente você terá que tirar as suas próprias fotos. Nesse sentido, nem seria uma vantagem, mas sim uma necessidade. O segmento de vestuário abrange diversas questões que empresas que bens de consumo embalados (CPG), por exemplo, não enfrentam.

Como na maioria dos casos, as fotos das roupas são de modelos, você precisa ficar atento ao direito de imagem de cada uma dessas profissionais. Veja o exemplo da Dafiti:

Os produtos em questão são da Hering, porém a Dafiti tira as suas próprias fotos, pois não pode utilizar o direito de imagem dos modelos da Hering. Além disso, tem o branding da marca por trás. A Dafiti já criou uma estratégia de vendas, então prefere utilizar fotos próprias.

Desvantagens

1. Problema com alto volume de produtos

Quando você possui um alto volume de produtos no e-commerce, tirar as próprias fotos é algo bem desafiador. Afinal, gerenciar as imagens de todos os produtos do catálogo demanda um esforço operacional muito alto.

Esse é o caso da Drogaria Venâncio, que possui mais de 5 mil SKUs para vender. Imagine tirar as fotos de todos esses produtos? Isso demanda muito esforço e um alto custo de produção.

É exatamente o que a explica a analista de e-commerce da Venâncio, Victória Melaço. “Já é comprovado que as imagens de qualidade aumentam as taxas de conversão e para nós é totalmente inviável tirar fotos de tantos produtos. Então, recebemos as imagens das indústrias e inserimos no site.”

Então, por meio de uma plataforma de catálogo online, a drogaria busca a imagem do SKU e insere no site, assim como as demais informações, como título e descrição.

Quem trabalha com um alto volume de produtos pode:

  • Tirar as próprias fotos: demanda um esforço e custo muito alto.
  • Procurar no Google: não é garantido que você irá encontrar as imagens que precisa e, geralmente, as imagens são comprimidas e de baixa qualidade.
  • Conseguir com os próprios fabricantes: isso pode ser feito entrando em contato com eles ou utilizando uma plataforma especializada, como o Placeholder.

2. Alto custo de produção

Ao tirar as fotos dos produtos que você vende, você terá um alto custo de produção, como:

  • Processo de lançamento de novos produtos lento, fazendo com que você deixe de vender por falta de acervo de imagens;
  • Custos com construção ou aluguel de um estúdio;
    Fotógrafo;
  • Compra e manutenção de equipamentos fotográficos que podem ficar obsoletos em pouco tempo;
  • Escolha das imagens e quantidade por produto;
  • Tratamento das imagens.

Esses fatores demandam muito tempo da sua equipe de e-commerce e acabam atrapalhando as suas vendas, principalmente se o seu time for pequeno.

E dos principais problemas nesse caso é: atualização das imagens quando o produto muda a embalagem.

Imagine que você venda Leite Ninho, da Nestlé no seu e-commerce. Esse produto está no mercado há muitos anos e já mudou de embalagem diversas vezes.

Imagine, como a equipe de e-commerce saberá quando embalagem foi modificada para tirar novas fotos? A Victória, da Venâncio, ressalta esse ponto: “nós teríamos problemas no cadastro de produtos se tivéssemos que atualizar todas as imagens. Então, quando elas vêm das indústrias, vale muito mais a pena”.

3. Desafio com a versão mobile

Você deve estar cansado de saber que as vendas pelo celular não param de crescer, não é mesmo? O problema é que muitos e-commerces não oferecem uma boa experiência de compra no mobile.

O consumidor não perdoa experiências ruins no mobile

Você já parou para pensar que mesmo se as suas imagens estiverem em alta qualidade, elas podem não estar otimizadas para pequenas telas? Ou seja, podem não se adequar às aos smartphones e outros dispositivos móveis?

Pense como você se sentiria sendo um consumidor final em uma situação dessas. Provavelmente deixaria o site para ir para outro, talvez pensasse em comprar pelo computador ou simplesmente abandonaria a compra. Acertei?

Os números comprovam essa realidade: 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar informações na internet, segundo o Google. Imagine uma imagem tampando toda a página?

E a verdade é: o consumidor não perdoa experiências ruins no mobile. Esse mesmo estudo do Google apontou que quando isso acontece, 43% dos usuários procuram o site de outra marca e 41% dificilmente retornam ao site. Impressionante, não é mesmo?

Além disso, alguns fatores deixam os consumidores ainda mais insatisfeitos:

  • 67% se sentem incomodados com a demora para carregar o conteúdo;
  • 66% se irritam quando não encontram o que buscam;
  • 60% se aborrecem se o site não é funcional;
  • 56% detestam sites que exigem muitos passos para finalizar uma compra ou para encontrar o que é preciso.

4. Dificuldade de oferecer opções interativas aos usuários

Como já falamos, o consumidor está cada vez mais exigente e, para conquistá-lo, é preciso ir além do básico. Ter imagem na página de produto é uma obrigação, mas então como o seu e-commerce se diferencia dos concorrentes? Ao oferecer mais informações! Isso pode ser desafiador se você produzir as suas próprias imagens devido ao tempo que essa tarefa demanda.

Nesse sentido, estamos falando de inserir informações que tiram dúvidas dos consumidores dentro das próprias fotos ou oferecer conteúdos ricos para que o usuário tenha certeza que é isso que deseja comprar.

Abaixo explicamos mais sobre esses conteúdos!

Como surpreender seu consumidor online e se destacar da concorrência?

Para valorizar o seu e-commerce e conquistar clientes fiéis, é importante investir em conteúdos de qualidade e mais que isso, investir em conteúdos diferenciados. Vamos a alguns exemplos:

1. Imagens hero

As imagens hero ou “hero images” são aquelas que utilizam banners e zoom para destacar as características principais do produto, como tamanho. Portanto, é preciso ir além de fornecer dados importantes no título ou descrição. Afinal, “a imagem também fala”. E converte.

A Unilever fez um teste para verificar se as imagens hero realmente alteravam a taxa de conversão no e-commerce. E o resultado é que as vendas semanais de um produto com imagens hero aumentaram em 74,5% em relação à imagem convencional.

Mas as hero images vão muito além da escolha de um produto, elas também evitam problemas no pós-venda.

Um dos principais motivos de reclamações de consumidores é quando o produto que chega à sua casa não é o mesmo que estava na imagem. Ou pelo menos, o mesmo que ele esperava que fosse. Com as hero images esse problema não acontece e você melhora a experiência de compra online.

E quando você tem um relacionamento com os fornecedores, esse tipo de imagem já é enviada por eles. Então, eles têm todo o trabalho de produzir as imagens hero e você precisa apenas subir para o seu site.

2. Lâmina HTML

A lâmina HTML é uma peça visual inserida dentro da página do produto para auxiliar o consumidor a tomar uma decisão de compra. Ela contém as características principais do produto e atrai os olhos dos usuários pelo seu formato diferenciado.

Esse é um recurso que as grandes marcas estão utilizando com frequência. Portanto, quando você estabelece um relacionamento mais próximo com os seus fornecedores, eles encaminham esse tipo de conteúdo para você enriquecer a página do produto.

3. Vídeos

Os vídeos também são uma ótima aposta para aumentar as suas conversões online. Eles podem entrar dentro das lâminas HTML ou serem um complemento às imagens principais e extras do produto.

Principalmente em itens de alto valor agregado, os vídeos fazem todo sentido e são um diferencial na página do produto.

Como o consumidor não pode tocar o produto ao vivo, um conteúdo rico como esse explica detalhadamente cada característica. Isso faz o consumidor não ter dúvida e ter a certeza que realmente é esse produto que ele precisa.

Você pode até pensar que isso não é verdade ou que não faz sentido, mas pesquisam apontam 64 a 85% dos consumidores ficam mais propensos a comprar depois de assistir um vídeo do produto. Incrível, não é mesmo?

Mas aí você pode pensar que o custo de produção de um vídeo é muito alto e realmente é. Porém, se você utilizar uma plataforma que faz com que os fabricantes enviem esses vídeos para você, fica tudo mais fácil. Você acessa o vídeo e disponibiliza no seu site, simples assim.

Conclusão

As fotos no e-commerce são essenciais para quem deseja oferecer uma boa experiência de compra online e conquistar clientes fiéis. Sem dúvida, as imagens são decisivas para a tomada de decisão.

Porém, não adianta focar em fotos de baixa qualidade ou em uma produção caseira. Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Portanto, é preciso investir em fotos de qualidade e em conteúdos ricos, como vídeos, lâminas HTML e imagens secundárias.

Também não se esqueça aprimorar a experiência mobile, pois páginas de produto que demoram a carregar ou não focam na usabilidade são facilmente abandonadas pelos usuários.

Portanto, se você for de um segmento que exige direitos autorais das imagens, como moda, é bem possível que você tenha produzir suas próprias imagens.

Por outro lado, se você trabalhar com um alto volume de produtos, como alimentos e bebidas, o ideal é estreitar o relacionamento com os seus fornecedores para que os conteúdos sejam enviados por eles.

Porém, se você entrar em contato com eles diretamente, poderá demorar a receber os arquivos ou ter acesso a imagens fora do padrão do seu e-commerce.

Nesse caso, a dica é utilizar uma plataforma que forneça um catálogo online com os produtos de todos os seus fornecedores. O Placeholder, por exemplo, faz isso de forma inteligente. A ferramenta conecta indústrias e varejistas para a construção de pontos digitais com informações completas para os consumidores.

A verdade é que você tem que compreender a necessidade do seu mercado para se decidir se deve ou não produzir as suas imagens. A única questão que deve ser sempre levada em consideração é: experiência de compra online.

Artigo republicado com autorização da autora. Texto original disponível aqui.

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