Logo E-Commerce Brasil

Formas de melhorar o desempenho do seu e-commerce

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

O ano de 2020 apresentou nos seus primeiros seis meses o maior avanço do comércio digital dos últimos 20 anos. Foram milhares de pedidos online feitos por um público recorrente e também por pessoas que estavam frequentando o comércio online pela primeira vez. Pode-se afirmar que foi uma migração consistente do consumo para o e-commerce, e o Brasil está dentro deste cenário. Os varejistas online perceberam que é um mercado sempre em expansão e que tornou-se cada vez mais positivo marcar presença em múltiplos canais, com estratégias inteligentes.

Os hábitos de consumo

A praticidade era o que ditava o conceito de comprar online. Em alguns cliques, a sua compra poderia estar efetivada e o consumidor receberia o produto na porta de sua casa em alguns dias. No último ano, o consumo online se caracterizou também pela necessidade. O delivery deixou de ser um serviço conveniente para se tornar algo essencial para muitas pessoas. E o mesmo valeu às compras em supermercados e farmácias, que muitas vezes nem dispunham de um serviço online.

Ou seja, o hábito de consumo online passou a ser mais recorrente por uma necessidade em poder frequentar o comércio físico de forma limitada — e acabou assim ditando um novo comportamento.

A aceleração da transformação digital

Alguns artigos trazem o conceito de transformação digital os processos que estão passando do analógico para o digital em praticamente todas as áreas. Mas 2020 acelerou muito o processo, principalmente no e-commerce. As empresas que cresceram durante a pandemia se utilizaram de automação, gerenciadores automatizados, sistemas inteligentes e campanhas de vendas. Tudo isso influenciou em quebra de barreiras e elas foram para as redes sociais e dos aplicativos de conversa. O objetivo foi apenas um: entender as necessidades dos clientes em tempo real e entregar experiências melhores e mais relevantes. Quando a empresa aposta em tecnologia para os seus processos, ela passa a estar pronta para o futuro e as suas constantes mudanças.

O processo de decisão de compra

Segundo a equipe de insights do Google, as decisões de compra durante a pandemia são mais complexas do que em outros momentos. Conforme o estudo de ciência comportamental, os consumidores alternam os módulos mentais de exploração e avaliação e repetem o ciclo até fazer uma escolha. O comportamento é moldado por vieses cognitivas, o que faz o consumidor escolher um produto e não o outro. Para poder fazer parte da escolha do consumidor, as marcas devem investir em presença de marca para que o produto seja lembrado, enquanto o cliente explora as opções. Também é importante preencher as lacunas entre o gatilho e a compra através de abordagem via e-mail ou anúncios nas redes sociais. Isso são ferramentas tecnológicas disponíveis ao lojista e que podem aumentar o seu desempenho online.

Presença digital

A quantidade de pedidos efetuados no final do dia também quer dizer muito sobre a quantidade de canais que o seu e-commerce está integrado. A marca que garante a sua presença digital ganha mais facilmente a identificação do consumidor sobre a sua autoridade no segmento que está se apresentando, e passa a vender mais e melhor.

Organize seu negócio e garanta melhor experiência de consumo

Após entender o contexto no qual estamos inseridos e permear pelos processos de compra e venda, é importante garantir a organização interna do negócio. Neste caso, para a possibilidade de escalar as vendas sem apresentar problemas para o gestor. Além disso, toda a experiência do consumidor gira em torno da busca, do preço e da entrega. Caso ele solicite um produto e estiver indisponível, ou realizar a compra e a entrega falhar, é sinal de que a organização do negócio está com arestas que devem ser aparadas.

Investir em um sistema de gestão online garante mais organização dos processos, desde o fluxo de caixa até a logística de entrega. A compra deixa de ser uma jornada apenas para encontrar um produto por necessidade e no melhor preço. Ela passa a ser uma experiência onde a loja com bom atendimento e diferenciais conquista a opção de compra do consumidor.