Acesso rápido

A fidelização do cliente vem da melhor experiência de compra

por Thiago Arantes Quinta-feira, 17 de maio de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Todas as empresas que fazem comércio eletrônico sabem que a melhor experiência de compra é o que fideliza o cliente. Mas o que se entende por melhor experiência de compra? Certamente, a utilidade do produto é importante.

Bem como o serviço prestado pela companhia responsável – uma entrega ou instalação muito rápidas, por exemplo. A funcionalidade do aplicativo ou site também, que podem ser acessados em qualquer dispositivo ou em qualquer lugar.

Mas e quando a experiência do consumidor é ruim? Todos sabemos como o cliente fica insatisfeito e frustrado quando a compra não chega, se a data de entrega não é cumprida, se o produto não funciona ou não atende suas expectativas.

Experiência do consumidor

Diante desse cenário que eu poderia chamar de ‘instável’, a pergunta que devemos nos fazer é: como fidelizar nossos clientes?

Eu digo que precisamos pensar muito além do produto, do preço, do lucro, da economia ou das nossas dificuldades internas. Precisamos é pensar no consumidor! Em sua real necessidade, no impacto e na influência que nosso produto terá em sua vida.

Imagine que você está projetando um sistema para resolver um problema de seus usuários. Também está tentando atingir as metas propostas antes de iniciar esse trabalho. Se o aplicativo funcionar e atender às expectativas, os clientes vão voltar a fazer negócio com sua empresa. Mais do que isso, vão recomendar seu produto ou serviço para outras pessoas.

Utilidade para o cliente

Vamos a um exemplo do que ocorreu na elaboração do site da prefeitura de uma cidade norte-americana. Era um website com todas as informações possíveis para ajudar os cidadãos a saber como a tal cidade funciona – como relatar um buraco na rua ou descobrir de que forma uma construção projetada vai afetar o bairro. Como seria possível a um site desses oferecer boa experiência ao usuário? Simples, oferecendo informações corretas e completas de forma que o cidadão não precise usar o telefone para tentar encontrar respostas nos órgãos públicos. Isso seria uma maneira extremamente demorada de fazer as coisas.

Empresa nenhuma, aí incluídas as que fazem comércio eletrônico, pode esquecer que a experiência do cliente com o produto é importante. Mais do que isso, significa bom atendimento, superar as expectativas do consumidor, fazer a entrega antes do prometido e oferecer um serviço de pós-vendas impecável. E, também, é fundamental entender quem são os usuários do site, do que eles precisam, como reagem a uma possível falha do produto ou atraso na entrega, o que esperam da compra. Só assim será possível oferecer, efetivamente, a solução que eles esperam.

Então, oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor vai fidelizá-lo à sua marca e, consequentemente, ao comércio eletrônico como um todo. Com isso, além de ele não procurar a concorrência, vai recomendar a sua loja. Pense nisso!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.