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Ferramentas para e-commerce B2B essenciais para sua operação

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Ter presença digital deixou de ser opção para se tornar necessidade. E claro que isso inclui empresas atuantes no mercado B2B; muitas delas, inclusive, passaram o último ano ocupadas com essa transição.

A estimativa é que as vendas pelo comércio eletrônico B2B atinjam US$ 1,2 trilhão até o final de 2021 somente nos Estados Unidos, onde o mercado atacadista está mais avançado, segundo projeções da Forrester Research, consultoria referência em B2B no mundo.

Só que para ter sucesso no mercado digital, seu projeto precisa contar com as melhores ferramentas para e-commerce. Elas serão úteis no atendimento e na comunicação com os clientes, nas transações online e no funcionamento do site em si, proporcionando boas experiências para os visitantes.

A seguir, listei as ferramentas básicas para colocar um e-commerce em operação.

Plataforma de e-commerce

É uma ferramenta fundamental para qualquer e-commerce B2B. A qualidade da experiência que o visitante terá no site dependerá muito da plataforma escolhida, por isso ela pode ajudar muito no crescimento do seu negócio.

No momento de escolher dentre as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, opte pelas que oferecem funcionalidade específicas para o comércio eletrônico B2B, como: cálculo automático de impostos, preços diferenciados por perfil de cliente ou região geográfica, controle dos centros de distribuição e permissão de pedido de orçamento pelos visitantes.

Automação de marketing

Quando se trata de ferramenta de automação de marketing, nem sempre a que oferece mais funcionalidades é a melhor opção. O segredo de qualquer plataforma de automação está na capacidade de utilizá-la estrategicamente.

Ferramentas de automação vão permitir que a sua empresa se relacione com alto volume de pessoas de forma personalizada, envolvente e relevante. Elas também guiam os leads pelo funil de vendas, fazendo até mesmo segmentação inteligente e públicos preditivos, permitindo que você venda no momento certo para quem está preparado para comprar.

Ao utilizar uma plataforma de automação de marketing digital, você saberá quem comprou no site, em qual momento e por canal (redes sociais, blog, busca orgânica, pesquisa paga, e-mail marketing). Essas informações possibilitam entender melhor o comportamento dos clientes, investir mais nas mídias que estão trazendo receita e rever suas estratégias nos outros meios.

As melhores ferramentas de automação de marketing ainda disponibilizam muitos dados para os gestores de lojas virtuais, como ROI de cada canal, taxas de conversão, resultados do disparo de e-mails, entre outros.

Software de precificação dinâmica

Nem todas as plataformas de e-commerce B2B oferecem o recurso de precificação dinâmica, sendo necessária a contratação de um serviço à parte. Sites que adotam essa estratégia precisam desse recurso se quiserem ter sucesso no longo prazo.

A ferramenta oferece diferentes listas de preços para os clientes, analisando histórico de compras, padrão de comportamento do consumidor e tíquete médio, além de fatores externos, como alta procura, falta de insumos e previsões econômicas. No comércio eletrônico B2B, a precificação dinâmica exige, é claro, a automação de softwares, mas não dispensa a interferência manual nas horas certas.

Ferramenta de cotação para B2B

Seu site não precisa fornecer orçamentos com pesquisa manual. Algumas ferramentas conseguem entregar cotações aos clientes em tempo real, de forma a prestar atendimento mais rápido, reduzindo as chances de erros e de perda de vendas.

Esses softwares, geralmente, unem CRM (Customer Relationship Management) de gestão comercial, funil de vendas e automação. Geralmente, são integrados ao CRM da empresa para montar propostas personalizadas aos interessados, levando em consideração o relacionamento que o cliente já tem com o site.

Pesquise fornecedores para cada ferramenta e compare as funcionalidades de cada um. Recomendo criar uma planilha para fazer seu próprio comparativo, com os recursos essenciais para o começo da sua operação para ajudar na escolha.