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Ferramentas para montar e gerenciar suas campanhas de recompra

por Rodrigo Martucci Sexta-feira, 09 de junho de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Parece impossível gerenciar tantas campanhas de recompra ao mesmo tempo, avaliar se cada uma delas está gerando resultados positivos para seu e-commerce e aperfeiçoar as que não estiverem. Mas calma, você não faz isso tudo acontecer sozinho.

AUTOMAÇÃO DE MARKETING

A automação de marketing vende no momento certo para quem já está preparado para a compra. A automação na recompra trabalha desde a atração até o fechamento, encaminhando clientes anteriores pelo funil de vendas até estarem preparados para comprar novamente.

Com ferramentas de automação de marketing você pode criar campanhas para serem enviadas para grupos de e-mails específicos, segmentando o público por meio de tags. Você também saberá a origem de suas vendas, o histórico de cada cliente e trabalhará com ações automáticas para não se preocupar com tudo o tempo todo. Conheça e veja como funcionam algumas plataformas de automação de marketing para lhe ajudar aqui.

CRIANDO LANDING PAGES E FORMULÁRIOS

Como lançar campanhas, anunciar novidades, indicar promoções e conteúdos de valor no e-commerce? Por meio de landing pages e formulários! As landing pages são páginas vinculadas ao domínio de seu site, onde a oferta de um webinar, e-book, vídeo, promoção ou qualquer outro conteúdo de valor é concluída.

Nesta página são submetidas as informações de contato que serão usadas para começar uma conversa com cada lead. Ou seja, ela precisa fornecer informações claras sobre o conteúdo oferecido, ser atrativa e de fácil entendimento. Na recompra, você já possui o e-mail de seu cliente, então não será necessário pedir novamente. A ideia aqui é conseguir mais informações sobre ele, seus interesses, preferências, desejos ou qualquer outra coisa que possa ajudar em suas campanhas.

Use landing pages e formulários de entrada ou saída no e-commerce para surpreender seu consumidor, entregar benefícios e conseguir mais informações sobre ele nos formulários. Algumas plataformas que podem te ajudar nisso são o OptinMonster para popups de entrada e saída e o Unbounce para criação de landing pages.

PÓS-COMPRA E PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO

O que você faz com seu consumidor depois da compra? Quais são as vantagens de sua loja, os benefícios oferecidos, o relacionamento gerado para que ele crie uma imagem positiva do e-commerce e volte para futuras transações? Isso é pós-compra. Para criar bons processos de pós-compra, existem diversos sistemas de ERP que oferecem funcionalidades úteis nesse sentido. Eles substituem as planilhas e ferramentas mais simples do seu negócio, integrando todos os setores da sua loja enquanto agregam ferramentas e informações que levariam semanas ou meses para serem obtidas.

Algumas destas funcionalidades podem ser:

  • Compra automática de estoques, para que o usuário sempre encontre o produto;
  • Recurso de montagem de kits de produtos para fazer ofertas irrecusáveis sem levar prejuízos;
  • Relatórios web de produtos mais vendidos em certos períodos de tempo para saber o que oferecer;
  • Geração de cupons de desconto de acordo com épocas de maior margem de preço;
  • Acompanhamento de compradores via web, permitindo identificar os procedimentos deles com maior chance de fidelização (meio de pagamento escolhido, produtos adquiridos, épocas e qualquer outro aspecto que seja relevante em seu processo de compra).

A pós-venda também se trata de escutar o consumidor. Pesquisas de satisfação são o momento de identificar pontos de melhoria na venda e recolher depoimentos ou avaliações de seus produtos e de seu cumprimento de ordem para que sirvam como experiência para gerar transações futuras.

Uma dica importante: quando estiver utilizando qualquer uma das ferramentas ou estratégias, lembre-se de ser rápido, mas não afoito. Atencioso, mas não sufocante. Eficiente, porém cauteloso.
Você não cansa quando entra numa loja e prontamente uma vendedora cola do seu lado? É o mesmo com o e-commerce. Por isso, tome cuidado com e-mails, banners, pop-ups e outros bombardeios visuais sem um final específico e que pioram a experiência. Um pop-up personalizado de atendimento pode ser útil servindo como guia da sua loja, mas lembre-se que o foco na fidelização é conquistar o seu cliente e isso nem sempre corresponderá a uma venda imediata.

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