5 dicas sobre ferramentas e estratégias para monitorar as redes sociais da empresa
Quando se fala em redes sociais, é esperado também que se comente sobre o monitoramento. Você precisa saber o que estão falando de você, da sua marca, dos seus produtos. Mais ainda, precisa se comunicar com essas pessoas que estão comentando nas redes sociais.
A partir desta linha de pensamento, trago dicas, neste artigo, de ferramentas e estratégias para conseguir acompanhar tudo: monitorar, mensurar e planejar novas táticas.
Dica 1: encontrar a melhor ferramenta
Para mim, a escolha da ferramenta deve ser baseada na que melhor se adequa ao profissional que vai utilizar. Não existe segredo e nem ferramenta melhor que a outra.
O monitoramento depende muito dos canais, mas normalmente envolvem Facebook, Twitter e YouTube, que são as principais redes sociais, as mais fáceis de monitorar e aquelas que as ferramentas já buscam.
As ferramentas Hootsuite, Sprout Social, ou ainda o Scup, que é uma opção brasileira, tentam identificar, de várias formas diferentes, quando alguém fala sobre uma marca ou até mesmo sobre uma pessoa.
Dica 2: aproveitar todas as vantagens da ferramenta
Normalmente, alerto que muitas das ferramentas capazes de monitorar redes sociais possuem vantagens, aplicativos e possibilidades que muitos usuários não utilizam. Por conta disso, sugiro que sejam aproveitadas ao máximo.
Algumas ferramentas de monitoramento em redes sociais têm muitas vantagens, por exemplo, a oportunidade de responder para o usuário dentro da plataforma. Ou seja, não é preciso acessar a rede social e procurar um comentário específico.
Dica 3: medir e classificar as menções da marca
Outro ponto importante que o especialista comenta é que em termos de métricas, normalmente, quando se fala de menções de marcas, elas podem ser positivas, negativas ou neutras.
Porém, às vezes, vale avaliar também a intensidade dessas menções. Isto é: se aconteceu uma menção positiva, o quão positiva ela foi? Quantos likes, retweets e compartilhamentos envolveu?
Dessa forma é possível ver toda a métrica desse assunto. E o mesmo também vale para menções negativas, para analisar qual foi o tamanho do estrago e o que, de fato, aconteceu.
Dica 4: investir em pessoas
É preciso ter em mente que o monitoramento em redes sociais conta com ferramentas que automatizam esse tipo de processo, mas ainda é necessário ter pessoas para fazer uma classificação e um bom trabalho de resposta, seja ela positiva ou negativa.
Também alerto para que a capacitação dos profissionais deve ser valorizada, mesmo com os processos de automatização. Não existe investimento prioritário: os dois são fundamentais.
Dica 5: mensurar e monitorar sempre
Por fim, destaco a importância de sempre observar os resultados, aproveitando as possibilidades de relatórios que as ferramentas oferecem.
Existem relatórios que você pode obter, mensalmente ou quinzenalmente, sobre o status da marca, ou seja, o quanto ela é mencionada em determinado período de tempo. É importante também a mensuração e o monitoramento das redes sociais para uma empresa.