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Entenda como a velocidade da ferramenta de busca da sua loja virtual pode impactar as vendas

Por: Rodrigo Schiavini

Fundador e CEO da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

Você já parou pra pensar na importância da velocidade do seu site e no quanto isso pode afetar as vendas da sua loja virtual? Pois é, hoje, com os avanços da tecnologia e da internet, as pessoas estão a cada dia com mais pressa e menos paciência. Por isso a agilidade do seu site influencia muito no sucesso do seu e-commerce. Mas há um campo em especial que clama ainda mais por velocidade: a ferramenta de busca pelos produtos.

Os consumidores mais propensos a comprar utilizam os buscadores

Estudos mostram que apenas 20% dos usuários que passeiam pelas lojas virtuais utilizam a ferramenta de busca. Porém, ela é fundamental, já que essa porcentagem representa 60% do total de vendas concluídas.

Isso significa que os consumidores mais propensos a comprar são os que já sabem exatamente o que precisam e o que buscam. Por isso, ao entrar no site, vão direto ao campo de busca e já digitam o nome do produto que desejam. Se o encontram com rapidez, a chance de efetuarem a compra é grande e a de voltarem ao site no futuro para novas aquisições também.

Como os usuários reagem à velocidade na internet

Um estudo realizado pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting, revelou que 47% dos usuários queriam que a página que acessassem carregasse em apenas 2 segundos. E 40% deles afirmaram que desistiam da busca caso a espera ultrapassasse os 3 segundos.

No que diz respeito às lojas virtuais em particular, 64% declararam que frente à lentidão procuravam outro site mais rápido e 79% não realizavam compras nessa loja no futuro.

Consequências de um buscador lento para as suas vendas

Quando a agilidade do buscador deixa a desejar, consequências negativas podem abalar a sua loja. Conheça algumas delas:

O ranqueamento no Google é prejudicado: um dos parâmetros do Google na hora de ranquear os sites é justamente a velocidade de carregamento das páginas e das interações, já que isso influencia diretamente na qualidade da experiência do usuário;

O tráfego diminui: em decorrência de um ranqueamento ruim no Google, o tráfego também diminui, já que os usuários terão mais dificuldade para encontrar o seu site;

A taxa de conversão é reduzida: os usuários que não conseguem encontrar logo os produtos que procuram tendem a abandonar a loja virtual e desistir da compra que pretendiam fazer. O estudo feito pela Akamai em parceria com a Forrester Consulting está aí pra comprovar;

Os usuários vão para as lojas concorrentes que possuem sites mais rápidos: pior do que perder uma venda é perdê-la para o concorrente, não acha? A pessoa que sabe o que procura e está determinada a realizar a compra pode desistir de fazer isso na sua loja, devido à lentidão do buscador. Mas nada impede que ela saia do seu site e procure o produto que deseja no e-commerce do concorrente;

Sua marca é associada a uma imagem negativa: mesmo que inconscientemente, a imagem da sua loja virtual será negativa na mente do consumidor que não obteve agilidade na busca. A lentidão na internet, ainda mais quando se está procurando algo específico, irrita e distrai o usuário, que muitas vezes procura outros sites, apps ou vai fazer outra coisa. Se ele não ficar com raiva da sua loja, ao menos poderá se esquecer dela.

Percebeu a importância de apostar em uma ferramenta de busca veloz para o seu e-commerce?


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