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Por que ter uma ferramenta de avaliações em sua loja? (parte 1)

por Thaysa Coutinho Terça-feira, 24 de abril de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Imagine a seguinte situação: você entra em um site de calçados para comprar um novo par de tênis para correr, entretanto surgem inúmeras dúvidas e receios sobre o produto, pois já que você não pode experimentar ele, se torna mais difícil saber se a decisão de compra será certeira.

Então, quase que automaticamente o que fazemos nessa situação? Vamos ler as avaliações.

Quando a descrição do produto não é o suficiente para tirar nossas dúvidas, então vamos ler os reviews de quem já comprou para decidir sobre nossa compra, porque quem melhor que os próprios consumidores para falar do produto?

Claro que não olhamos os reviews apenas para tirar dúvidas sobre o produto em questão, mas também para saber o que estão falando dele e ter um parâmetro “geral” para decidir se vale a pena comprar ou não.

Só nesses três parágrafos acima já abordamos três assuntos: confiança, reputação e influência na decisão de compra. As avaliações feitas por clientes, que já fazem parte do nosso processo de compra, exercem forte influência na hora de colocar o produto no carrinho. Mas mais do que as famosas estrelinhas exibidas abaixo do produto, elas trazem benefícios para o seu e-commerce que talvez você nem imagine.

Mas antes de falar dos benefícios, vamos observar alguns dados do mercado que falam sobre a importância dos reviews:
– 92% dos consumidores confiam na palavra de outros consumidores que fazem reviews, do que qualquer outro tipo de publicidade (Nielsen);

– para dois produtos idênticos, nos quais um produto tem uma média de cinco estrelas baseado em duas avaliações e outro tem 4,5 estrelas baseados em 12 avaliações, 62% escolheriam aquele que tem o maior número de avaliações apesar de ter uma média inferior (E-commerce Brasil);

– 37% dos consumidores disseram que avaliações influenciam suas compras online (Rakuten);

– adicionar avaliações de clientes à sua loja online pode aumentar a taxa de conversão do e-commerce em 14-76% (Internet Retailer);

– 90% dos consumidores leem até 10 avaliações antes de formar opinião sobre uma empresa (Bright Local).

Mas agora você deve estar se perguntando: quais os benefícios que os reviews podem trazer para o seu negócio além da confiança?

Fichas de produtos mais completas

Como foi dito anteriormente, quando a descrição do produto não é suficiente para tirar nossas dúvidas, lemos as avaliações. Isso no ponto de vista do consumidor. Agora como lojista, as avaliações te proporcionam a criação de descrições mais completas para os seus produtos, com palavras-chaves simples e diretas, que o seu público entende.

Esqueça a descrição engessada do fornecedor, elabore um descritivo que fale a mesma língua que os seus consumidores.

Melhoria no SEO

Além de proporcionar um cadastro de produto mais completo, os reviews são conteúdos feitos para o seu site. São conteúdos repletos de keywords que vão te ajudar a ficar bem ranqueado nos resultados de buscas orgânicas, melhorando o SEO da sua loja e possibilitando que mais consumidores te encontrem.

Segmentação de clientes

Utilizar uma ferramenta que coleta reviews no seu e-commerce te proporcionará conhecer melhor seus clientes. Como? Simples: após seu cliente receber o produto em casa, você pode moderar em quanto tempo ele receberá um e-mail com o pedido de avaliação do produto comprado.

Nesse e-mail, você irá coletar a experiência do consumidor, podendo solicitar informações que te permitam conhecê-lo melhor e, futuramente, trabalhar essas informações para saber quais produtos oferecer para os diferentes perfis que compram com você.

Aumento da recompra

A aquisição de novos clientes é um investimento caro que nem sempre trás o retorno desejado, então porque não trabalhar melhor com a sua base de clientes?Com a coleta de reviews, você pode segmentar seu público e entender suas reais necessidades ou desejos e, a partir disso, promover ações que tragam seu cliente de volta para sua loja, promovendo a recompra.


Há também ferramentas de reviews com inteligência artificial, que sugerem produtos com base na compra do cliente, dentro do e-mail de solicitação de avaliação.

Veja um exemplo abaixo:



Aumento das vendas

Por meio de testes, observa-se que os produtos que contém avaliações alcançam mais cliques do que os que não tem.
Isso não é diferente com as lojas: as que possuem avaliações ganham mais credibilidade aos olhos dos usuários do que lojas que não exibem reviews, consequentemente tem tantas chances de conversão.

Existem diversas ferramentas de avaliações para e-commerces disponíveis no mercado, entretanto o lojista precisa escolher a que realmente lhe agrega valor.

Opte pelas que tenham maior poder de personalização, que permitem que a essência da sua marca seja mantida, tanto na comunicação via e-mails, nos widgets, layout, cores, imagens, nos formulários que te permitem realizar a captação de dados importantes dos seus consumidores, dashboard limpo e intuitivo, etc.

As avaliações vão muito além das estrelinhas.

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