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Featured Snippets: conquistando a posição “zero” do Google

por Giovanne Oliveira Quarta-feira, 20 de junho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Featured Snippets é aquela caixa que aparece acima do primeiro resultado de pesquisa na SERP do Google, contendo a resposta para a pesquisa realizada.

O que são os Featured Snippets?

Há algum tempo, o Google passou a exibir na SERP (página de resultados de pesquisa) os Featured Snippets, que passaram a ocupar a posição de maior destaque (posição “zero”), ficando acima do primeiro resultado orgânico.

Os featured snippets (snippets em destaque) também são conhecidos como caixas de resposta. São resultados de pesquisa selecionados (geralmente dentro dos conteúdos mais bem ranqueados) que aparecem destacados em um bloco no topo dos resultados orgânicos do Google, logo abaixo dos anúncios.

O Featured Snippet tem como objetivo exibir uma resposta imediata, curta e direta sobre a pesquisa realizada. Quando um usuário faz uma pergunta na Pesquisa Google, em grande parte dos casos, é apresentado no topo da página de resultados da pesquisa um bloco de snippet em destaque contendo um resumo da resposta, extraído de alguma página da web, o título da página, a URL e um link que redireciona o usuário para a página onde ele possa acessar o conteúdo completo.

Qual a importância do Featured Snippet?

Pensando em SEO (otimização de sites de para mecanismos de buscas), podemos dizer que estar na primeira posição da página de resultados é o ápice, “missão cumprida”. Errado! Mesmo estando na primeira posição da SERP é preciso continuar as ações de SEO. Isso para evitar que a concorrência te supere. Além disso, ainda existem muitas outras ações que podem melhorar os seus resultados. Umas delas é a otimização do conteúdo para “hackear” nos Featured Snippets.

Estar em destaque no Google significa obter uma exposição adicional da marca nos resultados de pesquisa. Com o Featured Snippet, você aparecerá acima do primeiro resultado orgânico. Se você já está na primeira colocação, terá 2 resultados no topo da página (o que faz parte da estratégia SERP Domination). Isso, consequentemente, elevará a quantidade de acessos que seu site receberá.

Como aparecer no Featured Snippet?

Você quer saber como chegar à posição zero do Google? Infelizmente, não existe nenhum sistema de marcação de dados ou outra forma 100% garantida de conseguir isso. Os critérios para a seleção das páginas de onde os snippets são retirados não estão claros. O Google apenas diz que quando identifica que um usuário faz uma pergunta ele detecta programaticamente páginas que respondem essa pergunta, e então, exibe um snippet em destaque nos resultados da pesquisa.

Apesar disso, podemos identificar alguns padrões que podem te ajudar a aparecer nesses snippets.

  • Seu conteúdo tem que responder a pergunta do usuário;
  • Palavras-chave long tail têm maior probabilidade de aparecer nos snippets;
  • As caixas de respostas também aparecem para comparações, receitas, conceitos, definições, listas, etc;
  • Aparentemente não existe relação entre o primeiro lugar na SERP e os Featured Snippets. Apesar disso, segundo a pesquisa feita pela equipe do Rob Bucci, 30% dos snippets são puxados do primeiro lugar da SERP;
  • Esteja na primeira página da SERP. Aparentemente há relação com a primeira página, já que mais de 90% dos snippets vem de conteúdo da primeira página;
  • Backlinks não influenciam diretamente o posicionamento nos snippets em destaque;
  • Um mesmo conteúdo pode aparecer para diferentes snippets, desde que ele responda a diferentes perguntas dos usuários e esteja devidamente otimizado.

Featured Snippet e e-commerce

Os Featured Snippets também são efetivos para o seu e-commerce. Apesar de não vermos páginas de produtos como resultados desses snippets, sites e-commerces podem utilizar de blogues e páginas estáticas para essa finalidade.

E aqui vai uma super dica! Se sua loja virtual ainda não tem um blog, não perca tempo e crie um! É uma ótima forma de incrementar seu projeto de SEO, além de fornecer informações úteis para seus clientes e potenciais clientes.

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