Acesso rápido

Fature mais melhorando a taxa de conversão

por Renato Marinho Sexta-feira, 16 de maio de 2014

A grande maioria dos e-commerces estão concentrados primordialmente na aquisição de novos visitantes para aumentar sua receita. No entanto é muito mais barato concentrar as energias no crescimento da receita baseada nos clientes existentes, melhorando a taxa de conversão.

A taxa de conversão é o percentual de usuários que realizam uma ação desejada, um excelente indicador de desempenho crítico que merece muita atenção. Para encontrar a taxa de conversão em vendas precisamos basicamente de duas informações, qual foi a quantidade de vendas e visitantes únicos.

Quantidade de Vendas / Visitantes Únicos = Taxa de Conversão

Como exemplo vamos supor, que o seu e-commerce é visitado por 100.000 pessoas durante o mês de abril. Durante este mês 2.000 pessoas compraram algo. Assim, a taxa de conversão é de 2.000 / 100.000 = 2% , se o ticket médio foi de R$ 50,00, a sua receita bruta em abril fechou em R$ 100.000,00.

E se você conseguir aumentar sua taxa de conversão de 2% para 3%? Estamos falando de um aumento de 50% ( R$ 50.000,00 ) na receita bruta. Como conseguir este aumento?

Aumentando o investimento

Quanto de dinheiro precisará investir em publicidade PPC (pay-per-click) para adquirir mais 1.000 (50%) visitas ?

Para aumentar a conversão aumente o investimento no PPC, vamos supor que o custo de aquisição do clique está girando em torno de R$ 0,50, ou seja, preciso investir aproximadamente R$ 25.000,00 para obter 50% de aumento na taxa de conversão atual.

Melhorando o Relacionamento

É possível aumentar a taxa de conversão sem gastar muito dinheiro, principalmente utilizando ideias e estratégias já testadas e comprovadas no mercado.

Separei nove estratégias que podem ser implantadas com extrema facilidade, baixo custo e tem alto poder de retenção, são estratégias comprovadas que colaboram para o aumento da taxa de conversão.

Chat – Converse com seus clientes

Aonde mais se perde clientes? No carrinho de compras! O chat vai ajudar a reduzir as perdas, primeiramente será preciso retirar os impedimentos e conduzir o cliente ao fechamento da venda, a maioria das vezes o cliente quer comprar, mas tem algum problema ou dúvida. Com o chat o lojista vai conversar com o cliente e entender qual impedimento precisa remover, normalmente são dúvidas simples, tais como tempo de entrega, disponibilidade do produto ou preço. A interação através do chat tem o poder de fortalecer a credibilidade da loja, o cliente se sente mais confiante para realização da compra.

Estime o Frete – Não deixe o preço total por último

Não deixe para estimar o frente somente no checkout, crie uma maneira de estimar o frete logo no carrinho de compras. Isso reduz a ansiedade de compra e o cliente sabe custo total (mesmo que o frete seja apenas estimado) antes do checkout.

Frete Grátis – Faça sempre o cliente feliz

Tente obter margem com os fornecedores ou crie parcerias locais e conceda frete grátis aos clientes, eles querem muito frete grátis.

Promoções no Carrinho de Compras – Surpreenda Sempre!

Crie incentivos extras diretamente no carrinho, isso encoraja o cliente a fechar a compra. Você pode criar promoções surpresas com base nos produtos que estão no carrinho.

Facilidade no Pagamento – O cliente escolhe como pagar

Ofereça meios de pagamento alternativos. Alguns clientes preferem pagar utilizando métodos alternativos de pagamento como o BCash, PagSeguro ou MoIP, do que o próprio cartão de crédito..

Clientes Deslogados – Deixe o cliente aproveitar o anonimato

Deixe que o cliente utilize todos os recursos sem precisar estar logado na sua conta. Transfira o processo de login para a última etapa da venda.

Rápido e Seguro – Coloque o cliente em alta velocidade

A velocidade do site é crucial! Os clientes não toleram um site lento – principalmente se estiver acessando por smartphone. Investir em um certificado SSL é o mínimo para garantir a segurança e confiança no processo de venda.

Política de Devolução – Seja o mais claro e sincero possível

Muitos consumidores não vão fechar a compra se não souberem exatamente quais são as políticas de devolução do produto, além da página textual, o chat pode ajudar muito!

Teste A/B – Aprenda com o uso dos clientes

Otimize seus processos utilizando das vantagens dos testes A/B. Experimente diferentes tamanhos de botão, posicionamentos e cores. Crie uma listagem com imagens grandes contra outra com thumbnails. Você vai encontrar ganhos de performance em aparentemente pequenos ajustes.

Estas são algumas estratégias, existem muitas outras inclusive o fortalecimento do SEO ( Search Engine Optimization ), este merece um artigo único, falaremos dele em breve. Porém é muito importante lembrar, com qualquer mínimo de aumento na taxa de conversão a sua receita se beneficia grandemente.

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2 comentários

Comentários

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  1. Olá,
    Muito bom esse artigo, bem explicado e acentuando na questão de relacionamento com os usuários.
    As empresas que querem ter seus usuários sempre por perto, precisam focar também no pós venda.
    []s

    Responder

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