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7 fatores que influenciam o abandono de carrinho

por João Paulo Arraes Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O termo abandono de carrinho corresponde ao ato em que o consumidor seleciona o produto que deseja, contudo, não finaliza a compra. Segundo o estudo E-Commerce Radar, que apresentou resultados consolidados de 2017 a respeito do mercado online brasileiro, aproximadamente 82% dos carrinhos que são gerados em lojas virtuais são abandonados.

Dentre as diversas categorias de e-commerces, a de eletroeletrônicos possui a menor taxa de abandono, com 70%. As categorias com maior taxa são de materiais artísticos e tabacaria, com 90,3% e 91,3% respectivamente.

Essa, infelizmente, é uma realidade dos empreendimentos online causada muitas vezes pelo péssimo desempenho da loja virtual. Por esse motivo, trouxemos para você, lojista, 7 fatores que influenciam, e muito, o abandono de carrinho. Vamos lá!

Navegação

Quando o site é muito lento e contém várias páginas com erro, a chance do consumidor desistir da compra é bem grande, pois a navegação se torna muito difícil. Por isso, é fundamental sempre verificar se o funcionamento da loja virtual ocorre perfeitamente. Se for necessário, aposte em uma nova plataforma para corrigir tais problemas.

Suporte

Um atendimento mal feito e sem agilidade, também é um grande fator para o abandono de carrinho. Assim, é essencial oferecer ao consumidor um excelente atendimento, com agilidade e educação, disponibilizando toda atenção necessária para que o consumidor se sinta satisfeito e conclua a compra.

Checkout

Uma loja virtual com um checkout extremamente complicado, cheio de abas e cadastros, faz com que o consumidor não finalize o pedido que deseja, por conta da dificuldade. É por isso que o checkout otimizado é fundamental para o comércio online.

Frete

Frete absurdamente caro assusta os consumidores, gerando mais abandono de carrinho na loja virtual. É interessante elaborar fretes mais atrativos, não esquecendo de oferecer todas as informações necessárias sobre o mesmo, além de disponibilizar o valor na página do produto e não somente quando a compra está caminhando para a finalização.

Formas de pagamento

Um e-commerce com pouquíssimas formas de pagamento não é nada vantajoso. Diante disso, é extremamente importante oferecer ao consumidor várias opções de pagamento, pois isso aumenta bastante a chance do mesmo finalizar a compra na sua loja.

Entrega

Prazos de entregas muito longos também contribuem para a desistência da compra, pois nenhum consumidor gosta de esperar por muito tempo pelo produto que comprou, não é mesmo? Por isso, é importante oferecer no e-commerce os produtos que possui em estoque e sempre se atentar ao tempo de entrega, para que problemas sejam evitados.

Insegurança

O consumidor jamais pode se sentir inseguro na hora da compra. Assim, não se esqueça dos selos de segurança e de disponibilizar todas as informações de forma clara e detalhada sobre o pagamento, o frete,  a entrega e a empresa, além de oferecer o já comentado suporte de qualidade.

Gostou do texto? Precisa melhorar algum desses fatores em seu e-commerce? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

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