Logo E-Commerce Brasil

Fatores de sucesso de uma loja virtual

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Não importa o tamanho da loja virtual. Além de um bom produto ou serviço, posicionamento no mercado e capital de giro para iniciar e manter a operação, para um comércio eletrônico ser bem sucedido ele precisa se destacar nas características e áreas abaixo:

1. Marketing fácil e plug and play
No início da web comercial (1995), anunciar na web era coisa de gente grande. Hoje em dia, não é mais. O Google e seu sistema de anúncios em palavras-chave trouxeram para qualquer usuário a possibilidade de gerar tráfego segmentado com total controle de custos e eficiência.

2. Loja virtual fácil e plug and play
Há centenas de soluções prontas de comércio eletrônico como sites de leilão, lojas prontas que você só precisa trocar o layout e registrar o domínio para começar a vender, módulos gratuitos para adicionar pagamento em blog, além de soluções open source totalmente customizáveis, como Magento, WP Commerce ou outras que vêm fazendo sucesso entre os desenvolvedores.

3. Logística fácil e plug and play
Os Correios já oferecem o e-sedex, serviço com quase 60% de desconto para quem gasta mais de R$ 1 mil mensais com frete. A logística reversa para devolução de mercadorias também está disponível e dá garantia para o vendedor de que as trocas não serão uma dor de cabeça.

4. Meios de pagamento fáceis e plug and play
Os serviços de pagamento online, chamados facilitadores, tornam os pequenos comerciantes capazes de competir em conveniência e segurança com os grandes. É como se fosse uma bandeira amarela na corrida pela liderança. Todos ficam praticamente empatados. A diferença fica por conta da credibilidade e qualidade da prestação do serviço pela empresa que vai gerenciar os pagamentos.

5. Redes sociais podem fazer a diferença
Se todos os itens acima estiverem bem, a diferença pode ser percebida na satisfação, envolvimento e multiplicação de clientes manifestados nas redes sociais. Se a loja virtual estiver preparada, poderá gerar e coletar interatividade da comunidade, aumentando a relevância de sua marca e de suas ofertas. Aproveitar as oportunidades do Twitter, Orkut, Facebook, blogs, e outras redes tem sido cada vez mais sido um diferencial entre quem não quer ser mais um.

A razão que explica a tendência

Como atuo no setor pagamento online, posso exemplificar as ações que citei acima com o PagSeguro, que é um serviço de pagamentos online utilizado por pequenas e médias empresas, ONGs, igrejas, além de 50 mil vendedores sem CNPJ, que também aceitam o serviço. Esses estabelecimentos integraram o sistema usando mais de 500 plataformas de comércio eletrônico e dezenas de módulos prontos para diversas linguagens e CMSs, disponíveis no guia do desenvolvedor com vídeos, tutoriais e bibliotecas.

O divisor de águas foi a implantação, feita por mais de 100 mil vendedores pessoa física, do botão de pagamento em blogs, sites institucionais, páginas simples em HTML com um simples “copy & paste”.  

<form target="pagseguro" method="post"
action="https://pagseguro.uol.com.br/security/webpagamentos/webpagto.aspx">
<input type="hidden" name="email_cobranca"
value="suporte@lojamodelo.com.br" />
<input type="hidden" name="tipo" value="CBR" />
<input type="hidden" name="moeda" value="BRL" />
<input type="hidden" name="item_id" value="12345" />
<input type="hidden" name="item_descr"
value="Descrição do item a ser vendido" />
<input type="hidden" name="item_quant" value="1" />
<input type="hidden" name="item_valor" value="100" />
<input type="hidden" name="frete" value="0" />
<input type="hidden" name="peso" value="0" />
<input type="image" name="submit"
src="https://pagseguro.uol.com.br/Security/Imagens/btnComprarBR.jpg"
alt="Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!" />
</form>

1. Copiar e colar o código. 2. Alterar o e-mail. 3. Sua página vira loja virtual.

Botões de pagamento PagSeguro transformam qualquer página em uma loja virtual.

Com a facilidade de integração de meios de pagamento, o serviço acabou virando e-commerce.

Hoje, grandes, médios e pequenos varejistas, além dos desenvolvedores e integradores disponibilizam o serviço em suas transações comerciais. Cada um, é claro, com suas peculiaridades, facilidades e condições.