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Fatores a considerar em campanhas de links patrocinados

By Marcelo Negrini Friday, 01 de November de 2013

Quando se faz o planejamento de campanhas de links patrocinados PPC (pay-per-click), é importante entender como fatores externos afetam seus resultados. Muitas vezes quem planeja campanhas se foca muito nos produtos em si, e deixa de considerar o todo: sazonalidade, período do mês, impacto de outras mídias.

Sazonalidade

A maioria dos planejadores de mídia considera sazonalidade em suas campanhas, considerando tanto estações do ano quanto datas comemorativas. Mas nem sempre se vai fundo em questões como tendências específicas de produtos para os anos anteriores ou para o ano corrente, ou se é esperada mais chuva ou frio em uma estação.

Muitas vezes, também, eventos climáticos podem acontecer de repente, e ter uma estratégia para eles ajuda em campanhas bem sucedidas. Por exemplo, uma semana de frente quente pode aumentar a venda de ventiladores e condicionadores de ar, independente da tendência de longo prazo. Ou em cidades como São Paulo, o noticiário de ar seco aumenta a venda de umidificadores.

Período do mês

Além da sazonalidade “grande” é importante entender o comportamento da venda dos produtos ao longo do mês, para entender como balancear as compras de mídia. Por exemplo, vendas de produtos de alto valor agregado muitas vezes acontecem na primeira quinzena do mês, próximo ao pagamento das empresas.

Da mesma maneira, é bom observar eventos internos da loja, como semanas de promoções e liquidações. Na verdade, um planejamento realmente eficiente de mídia vai conseguir mapear também o comportamento de certos produtos ao longo da semana, ou mesmo em horas diferentes do dia.

Impacto de outras mídias

É importante entender a estratégia de publicidade da empresa, incluindo em mídias offline. Por exemplo, um produto mereceu uma campanha em homes de portais, ou um anúncio de destaque no YouTube? Provavelmente você precisa gastar mais, e não menos, em PPC, para aproveitar o interesse gerado por essa campanha, evitando que o interesse gerado pela exibição do produto em display vá para seus concorrentes.

Da mesma maneira, se o fabricante de um produto vendido em sua loja inicia uma campanha de TV e mídia impressa, você pode surfar no interesse gerado, comprando de maneira inteligente mídia PPC para o produto anunciado. Uma boa parceria com seus principais fornecedores que fazem mídia de massa é fundamental para que sua loja tenha a devida participação nos resultados.

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