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Facebook é a "Globo" do seu plano de mídia digital

Por: Cláudio Coelho

Empreende há 19 anos no mercado digital, tendo sido Co-fundador da Cappuccino Digital; Presidente da APADi (atual ABRADi SP) - Associação Paulista de Agentes Digitais de 2009 a 2013, onde em menos de 3 anos propiciou o crescimento dos associados em 500%, além de ter lançado importantes documentos para o mercado, como Documento de Concorrência Digital , Manual de Preços e Serviços Digitais e o Guia de E-commerce; Fundador da Skalebla, representante exclusivo da Kenshoo no Brasil; Fundador da BEST - Marketing de Performance e da Super PME Franchising. Graduado em Processamento com ênfase em Multimídia com Pós-graduação em Marketing.

O Facebook está para a sua campanha de mídia digital como a Globo está para uma campanha de comerciais na TV no horário nobre. Praticamente 90 milhões de brasileiros acessam o Facebook todos os meses.

Após assistir um comercial diversas vezes na Globo a possibilidade do consumidor procurar o produto ou o serviço no PDV (ponto de venda) para a compra, ou mesmo nos canais digitais, aumenta consideravelmente.

A Globo não converte de forma direta. A Globo desperta o interesse de compra no consumidor. As agências de publicidade são responsáveis em otimizar a perfomance com suas equipes de criação e planejamento.

O Facebook e as agências digitais de marketing de performance fazem o mesmo com a grande vantagem da segmentação do público e pertinência da oferta do produto ou serviço.

A conversão no Facebook acontece de forma indireta, assim como na TV. Em ambos o consumidor está se divertindo e se informando. No Facebook está também interagindo com seus amigos e conhecidos e com as próprias marcas que consome, ou pretende consumir. Esta interatividade está obrigando a TV a se reinventar.

O Facebook gera resultados de vendas através da exposição do produto ou serviço de forma adequada para um público segmentado e, ao contrário do que se acredita, interessado nesta publicidade.

Após ser impactado pela publicidade do Facebook, e de todas as demais redes sociais que oferecem esta possibilidade, provavelmente o consumidor procurará o seu produto ou serviço na busca do Google para efetivar a compra.

Para otimizar os investimentos em mídia digital, especialmente de varejistas online, é necessário uma análise completa dos meios utilizados considerando todos os passos da compra efetuada pelo consumidor, desde o primeiro clique, que pode acontecer no Facebook, passando por exemplo pelo retargeting de outras mídias display, finalizando provavelmente na busca do Google que será considerado o último clique.

Se sua agência digital ou gestor de e-commerce insiste em adotar o Last Click (último clique) e dizer que Facebook não converte, ou serve somente para ações de branding, preocupe-se !

Investir toda a sua verba de comunicação digital considerando somente o último clique é mais simples e fácil, mas certamente não proporcionará os melhores resultados de vendas.

O Facebook é o horário nobre da sua campanha de comunicação digital e atingirá quase 90 milhões de consumidores. Leve isto em consideração no seu próximo plano de mídia digital.