Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

por Camila Porto Terça-feira, 09 de janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Com mais de 2 bilhões de usuários, a rede social de Mark Zuckerberg é uma máquina de inovação, ainda mais quando falamos em recursos. E não podia ser diferente com o lançamento do Facebook Analytics.

Desde 2015, a plataforma vem investindo pesado em sua nova ferramenta de análise de métricas que, é considerada por muitos concorrente direta do Google Analytics.

O Facebook Analytics é uma plataforma de análise de métricas para aplicativos móveis e sites. Com ele, você pode analisar toda a jornada de compra do seu cliente.

Além disso, você pode acessar os dados demográficos do seu público, acompanhar o tráfego do seu site ou app e muitos outros recursos.

Enquanto o Google Analytics tem como foco coletar os dados de navegação dos usuários, o Facebook Analytics tem a proposta de analisar o comportamento das pessoas e não dispositivos. Isso porque, para a rede social, as pessoas tendem a trocar de plataforma durante a execução de uma tarefa.

Isso quer dizer que muitas pessoas iniciam a compra de um produto por um app de dispositivo móvel, mas finalizam a compra em um site mobile, por exemplo.

O Facebook Analytics também fornece relatórios, gráficos, insights, segmentações, dados de conversões, isso tudo para você analisar e otimizar a performance do seu site ou app.

Mas agora que você já sabe para que serve essa ferramenta, vamos partir para o funcionamento dela.

COMO USAR O FACEBOOK ANALYTICS

O Facebook Analytics é uma ferramenta destinada a anunciantes mais avançados. No entanto, é acessível para qualquer negócio. Além disso, ela é gratuita!

Para começar a usar o seu Facebook Analytics, você deve ter configurado no seu site o pixel acompanhamento. Esse pixel é o mesmo criado para acompanhar as conversões através de uma conta de anúncios do Facebook Ads.

Se você tem dúvidas sobre o pixel do Facebook, clique aqui e entenda melhor.

Para entrar na ferramenta, você deve:

  • Acessar o gerenciador de negócios do Facebook;
  • Clicar nas três barrinhas no canto superior esquerdo;
  • Selecionar a opção “Analytics”.
  • Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

    A partir daí, se o seu pixel já estiver configurado, você já consegue ver todas as informações do seu site ou app.

    Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

    FUNÇÕES DO FACEBOOK ANALYTICS

    O Facebook Analytics tem o objetivo e facilitar o entendimento sobre o comportamento do seu cliente na plataforma do seu site ou app.

    Resumidamente, listamos aqui algumas das principais funções que o Facebook Analytics pode te ajudar:

    1. MÉTRICAS E SEGMENTOS

    Na visão geral, você pode consultar todos os dados de tráfego do seu site ou app, como usuários ativos, número de acessos, número de sessões iniciadas, cadastros na página entre outros.

    Além disso, você tem acesso a informações precisas sobre o comportamento da sua audiência, como: quantas pessoas acessaram seu aplicativo ou visitam seu site, com que frequência elas fazem compras e muitos outras ações que você mesmo pode personalizar.

    Se por acaso você ter um e-commerce e gostaria de saber quantas mulheres de 25 anos incluíram seu produto no carrinho e não finalizaram a compra, é possível descobrir através da plataforma.

    2. PÚBLICOS

    A partir dos dados feitos na sua segmentação, você pode criar novos públicos para testar nos seus anúncios.

    O legal é a possibilidade de criar novos públicos de acordo com os dados de acesso do seu app ou site, como por exemplo: homens com 45 anos, que usam o seu aplicativo em celulares Android, por exemplo.

    E se você quer alcançar ainda mais pessoas, você pode utilizar esse Público Personalizado para criar novos Públicos Semelhantes e encontrar novas pessoas com perfis parecidos com os dos seus clientes.

    3. DADOS DEMOGRÁFICOS

    Dentro da plataforma, você pode acessar dados demográficos detalhados sobre o perfil do seu cliente.

    Nessa opção, você pode consultar os dados do perfil do seu público, como: faixa etária, gênero, cargo, nível educacional, status de relacionamento, localização entre outros.

    Além das funcionalidades, o próprio Facebook Analytics complementa a plataforma com alguns insights sobre os dados apresentados no seu perfil.

    Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

    Se quiser saber ainda mais sobre o Facebook Analytics, clique aqui.

    E aí, o que você achou dessa nova ferramenta de métricas que o Facebook vem investindo seus esforços?

    Se você já utiliza o Facebook Analytics deixa aqui nos comentários quais os pontos fortes e fracos dessa ferramenta.

     

    Artigo publicado com autorização da autora. Original aqui.

     

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