Acesso rápido

Faça do Google Analytics o aliado do seu e-commerce

por João Paulo Arraes Terça-feira, 17 de junho de 2014

Gráficos, tabelas e números. Muitos números. Para cuidar do seu comércio eletrônico com um controle adequado e de maneira eficiente, é preciso converter as entradas e saídas de dinheiro e mercadoria em material para análise. É preciso saber qual produto anda parado no estoque e se o planejamento financeiro está funcionando com máximo de aproveitamento. Ainda que essa seja uma atividade desgastante, é estritamente necessária. A boa notícia é que se seu negócio está bem situado no ambiente online, o Google pode fazer esse serviço por você.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise capaz de avaliar vendas e conversões. Ou seja, além de fazer o trabalho estatístico de vendas comum a todas as lojas físicas, ele pode ainda avaliar quantas visitas à sua página resultaram em vendas, quanto tempo uma pessoa levou desde sua primeira visita à loja virtual até o fechamento da compra ou qual o valor médio de compra dos seus clientes.

Ou seja, o Analytics pode te fornecer informações as quais você não poderia prever com exatidão no comércio online e muito menos com uma loja física. Afinal, pedir para que os vendedores preencham uma ficha com cada pessoa que entra na loja anotando se ela comprou ou não e o que procurava é, no mínimo, ineficiente. Saiba qual é sua fonte de tráfego: a partir de quais páginas seus clientes chegaram ao seu site, você pode traçar estratégias sobre os meios em que sua loja causa mais impacto.

Além desses benefícios que colaboram para o seu planejamento estratégico, essa ferramenta pode trabalhar em sintonia com outro software do Google, o AdWords. Sim, você pode reduzir ainda mais suas dúvidas quanto ao controle de operações e ter conhecimento de informações estatísticas valiosas para o plano de comunicação e marketing do seu e-commerce.

Com as configurações certas no sistema operacional, você pode programar a captação de dados estatísticos do seu e-mail marketing, por exemplo. A partir do link inserido na imagem do correio eletrônico, você pode saber quantas pessoas se interessaram pelo conteúdo da sua mensagem e se dirigiram até sua loja. É como poder captar o alcance efetivo de uma mala direta sem dificuldades e demora para visualização dos resultados.

As redes sociais também não fogem aos olhares do Google Analytics. Você pode descobrir como anda a interação entre seus clientes e a página da web, quanto conteúdo do seu e-commerce é compartilhado, qual o grau de captação dos seus anúncios e assim, agir de maneira mais efetiva quanto à publicidade.

Exibidos em páginas com divisões entre texto, imagens e tabelas, os dados gerados pelo Analytics podem ser personalizados de acordo com seu gosto e necessidade. As possibilidades de aproveitamento sobre os números fornecidos por essa ferramenta são grandes e geram um custo X benefício atraente. Você sente que faltam informações na hora de decidir o planejamento mensal da sua empresa? Então, pense sobre utilizar o Analytics como seu aliado na busca por lucros e reconhecimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.