Acesso rápido

Faça do Google Analytics o aliado do seu e-commerce

por João Paulo Arraes Terça-feira, 17 de junho de 2014

Gráficos, tabelas e números. Muitos números. Para cuidar do seu comércio eletrônico com um controle adequado e de maneira eficiente, é preciso converter as entradas e saídas de dinheiro e mercadoria em material para análise. É preciso saber qual produto anda parado no estoque e se o planejamento financeiro está funcionando com máximo de aproveitamento. Ainda que essa seja uma atividade desgastante, é estritamente necessária. A boa notícia é que se seu negócio está bem situado no ambiente online, o Google pode fazer esse serviço por você.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise capaz de avaliar vendas e conversões. Ou seja, além de fazer o trabalho estatístico de vendas comum a todas as lojas físicas, ele pode ainda avaliar quantas visitas à sua página resultaram em vendas, quanto tempo uma pessoa levou desde sua primeira visita à loja virtual até o fechamento da compra ou qual o valor médio de compra dos seus clientes.

Ou seja, o Analytics pode te fornecer informações as quais você não poderia prever com exatidão no comércio online e muito menos com uma loja física. Afinal, pedir para que os vendedores preencham uma ficha com cada pessoa que entra na loja anotando se ela comprou ou não e o que procurava é, no mínimo, ineficiente. Saiba qual é sua fonte de tráfego: a partir de quais páginas seus clientes chegaram ao seu site, você pode traçar estratégias sobre os meios em que sua loja causa mais impacto.

Além desses benefícios que colaboram para o seu planejamento estratégico, essa ferramenta pode trabalhar em sintonia com outro software do Google, o AdWords. Sim, você pode reduzir ainda mais suas dúvidas quanto ao controle de operações e ter conhecimento de informações estatísticas valiosas para o plano de comunicação e marketing do seu e-commerce.

Com as configurações certas no sistema operacional, você pode programar a captação de dados estatísticos do seu e-mail marketing, por exemplo. A partir do link inserido na imagem do correio eletrônico, você pode saber quantas pessoas se interessaram pelo conteúdo da sua mensagem e se dirigiram até sua loja. É como poder captar o alcance efetivo de uma mala direta sem dificuldades e demora para visualização dos resultados.

As redes sociais também não fogem aos olhares do Google Analytics. Você pode descobrir como anda a interação entre seus clientes e a página da web, quanto conteúdo do seu e-commerce é compartilhado, qual o grau de captação dos seus anúncios e assim, agir de maneira mais efetiva quanto à publicidade.

Exibidos em páginas com divisões entre texto, imagens e tabelas, os dados gerados pelo Analytics podem ser personalizados de acordo com seu gosto e necessidade. As possibilidades de aproveitamento sobre os números fornecidos por essa ferramenta são grandes e geram um custo X benefício atraente. Você sente que faltam informações na hora de decidir o planejamento mensal da sua empresa? Então, pense sobre utilizar o Analytics como seu aliado na busca por lucros e reconhecimento.

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