Acesso rápido

Explorar o e-commerce de nicho é um bom negócio

por Amauri Moura Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Em contrapartida dos outros setores da economia nacional, o e-commerce segue em forte expansão. Dados da E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, revelam que o e-commerce brasileiro faturou R$ 35,8 bilhões no ano passado, um aumento de 24% em comparação a 2013.

A expectativa de crescimento para este ano é de 20%, chegando a R$ 43 bilhões de receita direta do e-commerce em 2015.

Estes excelentes resultados e perspectivas refletem na vasta gama de oportunidades do mundo online e indicam um futuro ainda mais promissor para o segmento. Mas, vale ressaltar que a maior parte deste montante provém dos grandes varejos.

Então, como abrir um e-commerce competitivo e prospero sem concorrer diretamente com os grandes players?

O pulo do gato está na segmentação do serviço/ produto. É isto mesmo, o tão falado nicho de mercado pode ser o macete para que a loja virtual seja bem sucedida.

Modelo de negócio

A diretora do Buscapé Company, Isabela Ventura, afirmou em entrevista à TV Folha que os pequenos e-commerces devem observar os grandes varejistas e se manterem informados sobre os rumos do mercado.

Para ela, o e-commerce de nicho oferece grande potencial de crescimento, sendo o planejamento a chave para o sucesso. A definição do nicho precisa ser estudada e estabelecida logo nas primeiras diretrizes da loja.

Parceria de sucesso

O mercado de nicho encontrou no e-commerce uma rica parceria. É interessante observarmos que quando se trata de uma loja física, a segmentação poderá não funcionar da mesma maneira.

Imagine os seguintes modelos de negócios: livraria especializada em livros de física quântica, rodas de carro antigas e personalizadas para colecionadores, agência de viagens especializada no público de terceira idade com pacotes para o oriente médio.

Como estes negócios são extremamente específicos, se uma destas lojas fosse instalada em um bairro comum, elas possivelmente não conseguiriam atingir um grande número de interessados.

É justamente neste ponto que o e-commerce de nicho se diferencia e cria oportunidades de negócios. Podem existir consumidores das mais diversas localidades interessados no mesmo serviço que determinado e-commerce oferece.

Para que bons resultados sejam alcançados, é preciso considerar três pontos:

– Desenvolvimento de um site de vendas eficaz;

– Criação de ferramentas de interação com o cliente;

– Presença da loja nos buscadores (não invista apenas em propagandas).

Aproveite o excelente momento do e-commerce nacional e invista em negócios segmentados. Planeje, seja criativo e diversifique o seu produto, pois as oportunidades são incontáveis.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.