Experiência do usuário está no centro da estratégia de utilização de cupons de descontos

por Ivan Zeredo Quarta-feira, 07 de junho de 2017   Tempo de leitura: 7 minutos

As compras online se tornaram uma realidade no Brasil. A cada ano, o comércio eletrônico atrai mais consumidores e lojistas dos mais diversos segmentos. Além disso, os tradicionais players do varejo físico e grandes marcas de venda direta passaram a investir na expansão de seus e-commerces. Segundo o relatório, divulgado pela Ebit, o e-commerce brasileiro fechou ano passado com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4%. Para 2017, o mercado tem expectativa de crescimento entre 10% e 15%.

Uma das estratégias com tendência a continuar sendo utilizada para impulsionar as vendas no segmento é a oferta de cupons de desconto.

De olho nessa tendência, os cupons de desconto já fazem parte da estratégia de grandes players do comércio eletrônico, com o propósito de aumentar as vendas, fidelizar e atrair novos clientes, geram maior engajamento dos usuários. Não à toa, nos últimos dois anos, o número de e-commerces, os quais passaram a oferecer códigos promocionais, aumentou em 20% no Brasil.

A utilização dos cupons caiu no gosto dos consumidores, muito pela própria cultura do brasileiro que gosta de pechinchar e ganhar descontos. Uma pesquisa realizada pelo Cuponomia com usuários de cupons mostrou que os códigos promocionais proporcionam aos compradores exatamente esse sentimento de “ganho”, possibilitando uma experiência diferente aos usuários, com geração de possíveis vínculos emocionais entre o consumidor e a marca: 79% dos usuários que realizaram uma compra com cupom afirmaram se sentir felizes e 18% se declararam gratos à loja/marca.

Os códigos promocionais também podem favorecer a credibilidade do desconto oferecido pela loja, afinal, muitos compradores costumam questionar, principalmente, em eventos como a Black Friday, a veracidade do desconto divulgado no site.

Levando em consideração a acirrada concorrência no e-commerce, a sensação de exclusividade gerada pelo cupom se torna, na maior parte das vezes, o fator decisivo para que o usuário, diante de tantas opções, conclua a compra em uma loja. A título de comparação, as chances das quais o usuário de cupom finalize o pedido no site chega a ser três vezes maior em relação aos demais consumidores. No entanto, para que os códigos promocionais cumpram com essa finalidade, é importante adotá-los de forma estratégica e bem planejada.

Confira, abaixo, algumas dicas para garantir bons resultados na criação de campanhas com cupons de desconto.

1. Certifique-se de que eles estão funcionando

Quando oferecer um cupom de desconto em seu site, é muito importante testá-lo para se certificar que esteja tudo funcionando conforme programado. Pode parecer óbvio, mas essa é uma das principais práticas para otimizar a experiência do usuário no e-commerce. Caso o consumidor aplique um cupom que não esteja funcionando como deveria, o efeito será completamente reverso e ele pode, facilmente, desistir de fechar o negócio no site.

2. Não perca o benefício da exclusividade

Uma das maiores vantagens do cupom de desconto é justamente a sensação de exclusividade que ele traz ao usuário, o benefício de conseguir um desconto o qual nem todas as pessoas têm acesso. Para manter essa característica, os códigos promocionais não devem ser entregues de “mão beijada” para os visitantes do site, eles têm melhor resultado quando enviados por e-mail, em campanhas segmentadas ou oferecidos em plataformas específicas de cupons.

3. Comunique as regras

Estabeleça as regras de funcionamento do cupom e às informe de maneira clara para o usuário. É importante que os consumidores saibam, no momento da divulgação do código promocional, se há um valor mínimo para utilizá-lo ou se é elegível apenas para clientes de primeira viagem, bem como a validade da campanha.

4. Direcione os seus usuários

Caso o cupom de desconto for divulgado em outras plataformas além do seu site, é importante estar com link direto para a página onde poderá ser utilizado. Faça uma lista com os produtos participantes da promoção e direcione os clientes diretamente para lá. Esta ação evita que os usuários fiquem procurando os itens da campanha em diversas categorias do site e acabem desistindo da compra.

5. Retome o relacionamento com antigos clientes

Os cupons podem ser excelentes aliados em campanhas para reativar usuários que já não compram há algum tempo no site. Enviar códigos promocionais exclusivos para este público é um bom caminho para chamar a atenção e engajá-los novamente.

Contudo, é importante ter em mente que os cupons de descontos não funcionam sozinhos. É necessário um plano de ação detalhado a fim de o objetivo proposto pela campanha aconteça. Elaborar estratégias criativas e bem segmentadas é o que vai fazer a diferença neste mercado.

 

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.