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Como o consumidor define uma experiência positiva no e-commerce?

Por: Felipe Gomes

Atuando há mais de 17 anos no mercado digital e comércio eletrônico, Gomes é especialista em Experiência do Usuário, Experiência do Cliente e CRO (Conversion Rate Optimization). Já participou diretamente de grandes projetos (nacionais e internacionais) para grandes empresas, como: Brastemp, Época Cosméticos, Boticário, Sony, Netshoes, Schutz, Mash, Ambev, Telhanorte, C&C, Hering, Bradesco, American Express, Itaú, Unilever, Motorola, dentre outros. E atualmente atua como Global Head of Experience & Sócio da Corebiz.

O relacionamento com o cliente é um dos grandes ativos da atualidade. Por isso, investir em recursos para otimizar a experiência de compra permite fidelizar o seu público e aumentar a chance de conquistar verdadeiros promotores de sua marca.

Confira um guia prático para mostrar como criar uma experiência positiva para os consumidores.

Com o aumento na concorrência, alcançar a fidelidade do público é fundamental para manter sua empresa competitiva e com os recursos necessários para crescer. Em meio a tantas possibilidades de compra que a Internet oferece, você pode se perguntar: como convencer o público de que a sua corporação é a melhor escolha?

Para responder a essa e a outras perguntas, organizamos um guia prático para mostrar como criar uma experiência positiva para os consumidores. Confira!

Por que é importante oferecer uma boa experiência de compra no e-commerce?

A experiência de compra do cliente tem diversas implicações para o desempenho do negócio no mercado. Além de afetar o grau de satisfação do público, ela contribui para formar a reputação da empresa em seu nicho, tanto de modo positivo quanto negativo. Como a Internet deu voz e espaço para todos, desenvolver uma boa imagem é indispensável para vender mais.

Independentemente de atuar por meio de uma estrutura própria ou de um marketplace, a opinião sobre a experiência dos usuários é muito importante. Quando positiva, ela funciona como uma prova social de suas soluções; quando negativa, permite que você tenha uma boa postura para corrigir qualquer problema enfrentado pelo consumidor.

Quais aspectos impactam a experiência e a percepção positiva do consumidor?

Oferecer uma experiência satisfatória aos clientes pode gerar impactos positivos para sua marca e aumentar a percepção de valor. Para isso, é necessário entender quais são os fatores decisivos para encantar os consumidores. Pensando em lhe ajudar, separamos os principais aspectos. Vale a pena conferir!

Experiência do usuário

Certamente você já ouviu falar de User Experience (UX), ou experiência do usuário, não é mesmo? Esse é um fator importante para garantir uma percepção positiva por parte dos consumidores da sua empresa.

O objetivo dessa estratégia é oferecer aos usuários um consumo agradável. Por exemplo, para garantir uma boa experiência em um site, é necessário ter um design responsivo e proporcionar uma navegação intuitiva ao cliente. Assim, ele consegue encontrar o que procura e sai satisfeito após ter contato com seu negócio.

Além disso, há várias características importantes que definem um bom trabalho de UX em seu negócio. É necessário ter um carregamento rápido de suas plataformas, garantir adaptabilidade aos diferentes dispositivos utilizados atualmente pelos usuários, usar gatilhos mentais em sua comunicação e investir em otimização para os mecanismos de busca, por exemplo.

Interface do usuário

A Interface do Usuário (UI) é uma parte importante para causar uma boa impressão nos clientes que visitam sua loja virtual. É por meio dessa estrutura que você gera todo o aspecto visual do e-commerce. Por exemplo, as transições de páginas, os efeitos utilizados, as cores e até o layout fazem parte do UI.

Desse modo, para proporcionar uma experiência de compra agradável ao seu consumidor, é necessário investir na interface. Por meio dela, você consegue fortalecer a imagem da sua marca, passar segurança ao usuário e oferecer uma experiência de navegação simples e encantadora.

Para isso, é importante ter uma linguagem clara e intuitiva em seu site. Além disso, invista na identidade visual da sua marca e padronize o site. Outras dicas importantes para melhorar a UI são caprichar nos mecanismos de buscas do e-commerce e gerar estímulos visuais em seu site, para que o usuário tenha certeza de que a ação que ele adotou foi realizada.

Otimização para conversão

O mais importante para um e-commerce não é o número de usuários que acessaram o site, mas sim ter uma boa taxa de conversão. Dessa forma, é essencial investir em mecanismos de otimização de conversão (CRO) em seu site.

Além de melhorar os resultados da empresa, usar recursos de CRO podem otimizar a experiência do consumidor e gerar uma imagem positiva para a sua loja virtual. Por exemplo, com boas estratégias, você consegue aumentar a autoridade de sua marca.

Existem várias ações de CRO que podem ser adotadas para tornar a experiência do usuário mais agradável em seu e-commerce. Por exemplo, é possível usar robôs de atendimento para agilizar o suporte ao cliente e deixá-lo mais satisfeito.

Além disso, é possível automatizar outras tarefas, qualificar leads e garantir que cheguem ao seu site em um estágio de funil mais avançado e utilizar remarketing para lembrar os consumidores sobre algum produto que ele estava procurando. Por meio dessas ações, é possível causar uma boa impressão nos usuários.

Navegação intuitiva

Esse aspecto está muito relacionado com os tópicos anteriores e é essencial para que os consumidores tenham uma experiência agradável em seu e-commerce. Certamente, você já acessou uma loja virtual na qual as informações estavam bagunçadas e era difícil de encontrar os produtos.

Isso é muito prejudicial e gera uma imagem negativa. Portanto, é relevante investir em ações que melhorem a navegação dos consumidores. Vale categorizar itens, investir em mecanismos de pesquisas eficientes e ter um layout bem planejado e intuitivo.

Quais são as vantagens de oferecer uma boa experiência ao consumidor?

Ao criar um planejamento com o foco na experiência do cliente, sua empresa se torna capaz de identificar problemas e desenvolver as soluções que o público demanda. Isso traz mais inteligência para o processo de tomada de decisão e contribui para a criação de produtos mais alinhados com os objetivos da audiência.

Além disso, o relacionamento, a fidelização e o engajamento dos clientes são fundamentais para vender mais. Como grande parte das pessoas utiliza a Internet para pesquisar antes de efetuar uma compra, a opinião de terceiros é um fator decisivo.

Por isso, vale desenvolver todos os mecanismos que favoreçam a jornada de compra na sua empresa, além de solicitar que os clientes façam uma avaliação e deixem comentários online sobre como foi a sua interação com a marca.

Viu como otimizar a jornada de compra no e-commerce é importante? Ao desenvolver uma experiência de compra positiva para o seu público, você consegue agregar valor às suas soluções e ampliar o volume de vendas. Assim, é possível dar o primeiro passo na construção de um relacionamento longo e duradouro com seus consumidores.

Leia também: Os impactos da comunicação na experiência do usuário