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6 dicas para aperfeiçoar a experiência do cliente e elevar as conversões do e-commerce

por Natália Frota Quinta-feira, 06 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Ao decidir criar um e-commerce de operação totalmente virtual, sem loja física ou outra interface direta com o consumidor, surge o grande desafio: como tangibilizar o seu e-commerce e gerar credibilidade? Mais ainda: como aperfeiçoar a experiência do cliente? Neste artigo, compartilho seis dicas que ajudam você a tornar a sua loja online mais tangível e, assim, aumentar a sua taxa de conversão!

1 – Ofereça todas as informações necessárias sobre os produtos

A página de cada item à venda no seu comércio eletrônico deve ser pensada nos mínimos detalhes. Invista em fotografias dos produtos de diversos ângulos e em descrições completas. Sua empresa também deve desenvolver uma tabela de medidas de fácil entendimento e ainda pode listar os produtos que são similares ou complementares. Pense que essa página será o “vendedor” e deverá responder a todos os questionamentos que possam surgir.

Além disso, elabore conteúdos de apoio com informações. Entre elas, opções de entrega, formas de pagamento, regras de troca, entre outros aspectos importantes para o seu negócio. Se o consumidor ainda ficar com alguma dúvida, tenha um canal de atendimento rápido, como chat ou WhatsApp.

2 – Trabalhe para ter excelência no atendimento

O atendimento ao cliente deve ser eficaz antes, durante e depois da compra, de forma proativa ou reativa. Muitas vezes, a imagem da marca será construída durante esses contatos pessoais. Desta forma, o bom atendimento é essencial na hora de fechar a venda e também para o consumidor voltar a comprar no seu site.

Uma embalagem bem elaborada ou discreta, de acordo com o seu mercado; um folder com informações relevantes; um agradecimento pela compra. Tudo isso faz parte do processo de atendimento e de tangibilidade da marca. Também é possível estimular os sentidos. Quem sabe você não desenvolve uma fragrância especial e envia as caixinhas com um aroma personalizado?

3 – Estimule para os clientes enviarem depoimentos

Não basta ter bons produtos e atender bem. Deve-se criar um ambiente no qual seus clientes se sintam completamente satisfeitos. Apesar de sermos capazes de decidir sozinhos (sem a opinião de terceiros), observar o comportamento das outras pessoas fornece um atalho mental conveniente. E isso simplifica bastante o processo de decisão de compra.

Desta forma, a prova social demonstra a opinião de indivíduos reais sobre o consumo ou a utilização de determinado produto. Pode ser um depoimento de um cliente, demonstração de satisfação nas redes sociais, entre outras coisas. Até o número de seguidores e de curtidas pode ser considerado como prova social. A fórmula é simples: mais interação gera mais autoridade e mais conversões. Como nem sempre é fácil que os consumidores se engajem e deixem depoimentos, a sua empresa pode oferecer algum benefício, como cupom de desconto ou brinde exclusivo.

4 – Produza vídeos com os membros da equipe

A mensagem transmitida por vídeo é atraente. Nela, é possível entregar conteúdo rico em um curto período de tempo, ajudando a envolver o usuário com a sua marca. Quando a imagem encanta, o consumidor fica mais predisposto a caminhar em direção ao fundo do funil de vendas. Além disso, mostrar as pessoas que trabalham na empresa gera confiança e humaniza a marca.

Como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo, os vídeos podem ser divulgados nas redes sociais e também no seu próprio site. E, sim, os vídeos trazem vantagens para o ranqueamento orgânico da página.

5 – Compartilhe fotografias dos bastidores nas redes sociais

O ser humano é curioso por natureza e mostrar os bastidores do seu e-commerce pode ser uma boa ideia para aproximar a empresa e o consumidor. Você também pode utilizar essas fotos para tirar dúvidas dos clientes sobre a embalagem de entrega, comunicar o horário de atendimento, detalhar algum atributo específico do produto ou divulgar alguma ação, como sorteio, promoção ou lançamento.

6 – Torne-se referência no seu setor

Vai levar algum tempo para você construir autoridade no seu setor, mas serão as pequenas ações que vão acelerar este processo. Gere conteúdo informativo e publique no seu blog e nas redes sociais. Você também pode ser colunista de algum portal relacionado à sua área de atuação. Além de ser um excelente canal para gerar interesse da mídia, o público passa a reconhecer você.

Conclusão

Estamos falando de tangibilidade, uma propriedade que representa aquilo que pode ser tocado ou sentido. Representa, ainda, algo que pode ser compreendido e entendido. Utilizando essas seis dicas, você vai minimizar as dúvidas do seu público-alvo e aumentar a conversão do seu e-commerce de maneira gradativa e exponencial!

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