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Experiência digital e o mercado de seguros

por Priscila Lima Segunda-feira, 07 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Olhando para o mercado e vivendo a área da comunicação e estratégias há 18 anos, percebo como o consumidor vem dando cada vez mais importância a uma satisfatória e completa experiência digital. Não adianta a empresa ter tecnologia se não souber o que e como quer se comunicar com seu cliente.

Podemos afirmar que o único seguro que o brasileiro está acostumado a contratar é o seguro de automóvel. Isso é uma característica cultural. É preciso, portanto, educar o nosso consumidor para o mercado de seguros, e agregar valor a esse produto de forma a transformar a experiência do consumidor se tornou o nosso principal papel, além de ser uma grande oportunidade de sair na frente.

As organizações que investem em tecnologia entendem a importância da usabilidade e de uma comunicação bem planejada no seu dia a dia, e estão se destacando no mercado, inclusive o de seguros.

O momento em que vivemos possibilita às empresas proporcionar uma experiência real de compras e serviços para os clientes, pensando em I.A e como isso afeta, de uma ótima forma, a área de atendimento, efetivando e trazendo para o consumidor final agilidade em suas necessidades.

Com tecnologia, facilitamos no mercado de seguro a experiência de compras do usuário, e com estratégia e planejamento, podemos proporcionar aos nossos consumidores a oportunidade de comprar um seguro de acordo com as suas necessidades.

No que tange ao mercado de seguros, área à qual tenho me dedicado a buscar soluções inovadoras diariamente, noto que esta representa um desafio ainda maior, tendo em vista que se trata de um nicho geralmente reconhecido pela sua burocracia e intransigência.

No entanto, já identifico muitas oportunidades nos últimos anos no que diz respeito a inovações tecnológicas no mercado de seguros.

A era digital trouxe ao segmento de seguros a oportunidade de se inovar no que tange a forma de distribuição, processos, tecnologia e experiência do usuário.

O consumidor digital à cada dia está mais interessado e este comportamento nos proporciona uma oportunidade de trazer para os nossos clientes o que eles realmente procuram e precisam.

A experiência digital na sua empresa

Ela pode ser percebida em todos os âmbitos das organizações. Seja no ambiente interno, com os programas, os sistemas e as informações que a equipe utiliza para formar a Business Intelligence do negócio, ou no âmbito externo, se baseando naquilo que a sua empresa faz em marketing digital, por exemplo.

É sempre importante considerar que somente a experiência que a sua empresa pode proporcionar a um cliente é o que fará com que ele se torne realmente fiel à sua marca.

Mais uma vez, o consumidor lembrará da experiência e atendimento com mais facilidade do que com o preço que ele pagou no seu produto. Neste sentido, investir na experiência digital é apontar para a fidelização dos seus clientes.

E esta experiência pode ser criada de diversas formas: saber apresentar o seu produto ao cliente ideal (Buyer Persona), no momento certo. Para tanto, faz-se necessário um aprofundado estudo para conquistar mais clientes através da experiência digital proporcionada a eles.

É com este pensamento, de fazer diferente aquilo que todos vêm fazendo da mesma forma, que aplico tudo isso e muito mais no meu dia a dia. Para mim, é imprescindível apresentar inovações tecnológicas e revolucionar o mercado de seguros no Brasil.

Lembre-se: a experiência digital faz toda a diferença para um mercado cada vez melhor.

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