Acesso rápido

Quais são as expectativas do consumidor de e-commerce?

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 21 de março de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Os consumidores possuem expectativas na hora de realizar uma compra e isso ocorre tanto em uma loja física como também em uma loja virtual. Ter a melhor experiência, sem que nenhum problema comprometa a aquisição, é o que todos esperam de um empreendimento online.

Pensando nisso, separamos aqui cinco expectativas que todo consumidor de e-commerce tem e que precisam ser colocadas em prática para proporcionar uma ótima experiência de compra. Confira!

Navegação rápida e fácil

O consumidor espera que a navegação pelo e-commerce seja rápida e fácil. Se a loja virtual é lenta e totalmente complicada, com toda certeza esse consumidor irá desistir da compra e procurar outro empreendimento online que atenda às suas necessidades de uma forma melhor.

Por isso, é preciso se atentar principalmente à plataforma do e-commerce, para oferecer uma ótima experiência ao consumidor.

Suporte atencioso e de qualidade

Se o cliente possui alguma dúvida e não tem como solucioná-la, a chance de desistência da compra aumenta consideravelmente. O suporte do e-commerce deve ser de alta qualidade, oferecendo toda atenção necessária, sempre com muito respeito.

Se a loja virtual possui um suporte bem estruturado, o consumidor se sentirá mais seguro para continuar com a navegação e isso é extremamente vantajoso.

Descrição detalhada

Quando o consumidor vai adquirir um produto em um determinado e-commerce, ele espera uma descrição bem detalhada, independentemente do item. A descrição é importante para o consumidor ter todos os detalhes do artigo que deseja comprar, além de contribuir para as estratégias de SEO, melhorando a posição da loja virtual nos sites de busca e alcançando mais visitantes.

Desta forma, a descrição detalhada é vantajosa não somente para o consumidor, que se sente mais confiante em finalizar o pedido, mas também para a loja virtual, que garante uma compra e tem a possibilidade de adquirir outros potenciais clientes.

Fotografias de qualidade

O consumidor compra com os olhos e é a partir das fotografias de qualidade dos produtos que ele fará a compra. Um e-commerce com fotos em baixa resolução e em pouca quantidade faz com que o internauta sinta-se completamente inseguro, desistindo de fazer o pedido.

Com as fotografias de qualidade, é possível ver todos os detalhes do produto. Isso passa mais segurança à pessoa que está realizando a compra.

Checkout otimizado

Checkout complicado é um grande problema. O consumidor, na hora de clicar no botão “comprar”, espera fechar o pedido com facilidade e agilidade, sem precisar realizar muitos cadastros ou acessar várias abas.

Com um checkout otimizado, fica mais fácil para o consumidor concluir a compra que deseja, além de diminuir bastante o abandono de carrinho e garantir mais vendas ao e-commerce.

Atendendo essas expectativas básicas, a chance do empreendimento online ter mais sucesso é muito grande, pois garante uma experiência excelente ao consumidor, gera mais confiança e relacionamento e aumenta a recorrência de compra.

O seu e-commerce está atendendo às expectativas do consumidor? Deixe a sua opinião nos comentários!

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