Afinal, ainda existe diferencial para um negócio?

por Larissa Ohori Terça-feira, 20 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

Como mostrado na pesquisa do Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro cresceu 12% em 2018. E a projeção para 2019 é de um crescimento de mais 15%. Os números são muito promissores, é verdade. Ainda assim, não podemos deixar de pensar como é gerir a sua marca e conduzir seu negócio online em meio a um mercado tão competitivo, onde novos negócios surgem diariamente.

Para ter uma ideia, a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro — resultado de uma parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil — aponta que hoje existem cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país. No entanto, a média da vida útil de um e-commerce no país é de 487 dias. Ou seja: um pouco mais de um ano e quatro meses. Esse número já é bem mais positivo do que há quatro anos, quando as lojas online ficavam ativas em média por 3 meses. Porém, provavelmente a maior parte desses empreendedores ainda buscava um empreendimento muito mais duradouro.

Então fica a reflexão: em meio a tantos concorrentes, muitas vezes com serviços e produtos similares — quando não até do mesmo fornecedor —, como se destacar e fazer o empreendimento prosperar? Como construir um negócio duradouro e fidelizar clientes? Como o meu diferencial pode ficar mais claro para o cliente? Afinal, ainda existe diferencial?

Tudo começa com um bom posicionamento

A primeira coisa necessária é ter essa clareza para você, líder responsável pela marca da empresa ou produto. Ninguém transmite uma mensagem com clareza quando não se sabe dizer qual é o diferencial do negócio. Mesmo quando se possui um produto totalmente inovador, customizado e até patenteado, ainda se está sujeito à iminência de um novo entrante — que pode, por exemplo, pegar a falha do seu produto, melhorar e lançar no mercado como algo ainda mais inovador.

A verdade é que, hoje em dia, praticamente não existe diferencial. O que existe é a construção de um valor de marca que se conecta com seus clientes. Ações ao longo de toda a vida da empresa que tangibilizem para o cliente essa percepção positiva da marca, seja ela de produtos ou serviços.

Independente da área ou porte da empresa, sempre é possível realizar um trabalho como este. Estabelecer uma estratégia e posicionamento de marca coerente — e agir em direção à essa construção de reputação positiva — está muito mais condicionado à consciência dos líderes responsáveis, do que ser algo indicado para um determinado segmento de mercado ou outro.

A reputação da marca se constrói com o tempo, junto ao público e todos os seus colaboradores

Segundo uma pesquisa do Sebrae, a maior dificuldade enfrentada pelos empreendedores no primeiro ano de atividade é a “falta de clientes” (16%). Mas, será que falta gente para comprar o que você vende? Ou a mensagem é que não está sendo clara de alguma maneira? Você sabe de verdade quem são seus clientes? E eles, sabem quem é você, a ponto de te reconhecerem positivamente em meio à todos os outros do mercado? Você tem uma estratégia e um posicionamento de marca claros? Quem é importante para você sabe, de fato, o quão importante é?

Para você que acha que estabelecer uma boa estratégia para a marca é trabalho só para empresas grandes, fica mais um alerta: microempreendedores devem redobrar ainda mais a atenção! Segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, mais de 88% dos atuais sites de venda são considerados pequenos — com menos de 10.000 visitas/mês. Portanto, a pulverização e variedade entre os pequenos são ainda maiores!

A vontade (ou até necessidade) de empreender pode ser grande, mas sempre vale fazer uma pausa e checar se está indo na direção que se gostaria de ir.

Primeiro ponto de atenção: tenha clareza do que quer

É como aquele velho ditado: “quem não sabe onde quer chegar, chega em qualquer lugar”. E isso pode ser muito ruim. Saiba o que, onde, como e quando pretende alcançar suas metas para o negócio prosperar. Saiba ser flexível, tenha planos B, C, D, E… E confie na sua força de vontade. Se existir um plano para acompanhá-l0(a), com certeza suas chances de atingir seus objetivos já aumentam bastante.

Lembre-se que além da questão financeira, tempo e esforço também são investimentos significativos. Por isso é fundamental realizar um bom plano de negócios. Observe o mercado, entenda a dinâmica do seu nicho de atuação. Trace seus planos e objetivos e reflita sobre o seu modo de chegar lá. Se não souber fazer isso sozinho(a), peça ajuda a um profissional — mas não deixe de fazer um bom plano de negócios.

Segundo ponto de atenção: construa uma marca consistente

Depois de entender muito bem o que é o seu negócio, é hora de deixar claro para os outros também. Hoje em dia não basta falar superficialmente. É preciso se envolver, se expressar, encantar e se conectar com o público.

Quando realizamos um projeto de estratégia e posicionamento de marca para nossos clientes, pensamos exatamente nisso junto com eles. Quais os principais pontos que precisamos identificar na sua marca? Como resumir em poucas palavras o que é essa essência que a torna tão especial? Quais são as principais características que a marca tem? Qual a sua personalidade? Qual o tom de voz utilizado para se comunicar com o seu público de forma eficaz para realmente se conectar?

Tendo isso claro, todas as ações estratégicas devem ser alinhadas a essas diretrizes. E com o passar do tempo pode-se construir uma marca cada vez mais consistente. Ela terá ações que sempre a conduzirão para uma mesma direção: transmitirão confiança; proporcionarão experiências positivas para seus clientes; e saberão ouvir o outro lado (tanto dos clientes como dos seus colaboradores). Tudo para que a experiência da marca seja real e verdadeiramente aplicada no dia a dia.

Cliente no centro do negócio

O público não quer apenas um belo discurso que não sai do papel. Uma boa parte quer vivenciar experiências positivas, com quem/o que importa para elas. Ao se relacionar, cada vez mais as pessoas buscam conexão de valores próximos aos seus — e isso se aplica às marcas que ela escolhe também. Assim, pode-se criar histórias e relacionamentos saudáveis para os negócios e para a vida.

Terceiro ponto de atenção: acompanhe de perto e não tenha medo de aprender

A marca é como um organismo que necessita de acompanhamento. Por ser viva, ela pode ter que sofrer ajustes de tempos em tempos — crescer, se expressar em relação a algum tema que é importante para o seu público, amadurecer, reparar alguma falha… Isso tudo faz parte do mundo real, e a forma como você conduz e gerencia a vida dessa marca é que vai fazer a diferença para fortalecê-la ou não.

O desempenho de uma marca no mercado é tão importante que, segundo um levantamento da NZN Intelligence, cerca de 82% dos usuários consultam a reputação da empresa antes de fechar negócio.

Então, como anda a reputação da sua empresa hoje? A sua marca é aquela amada ou a que passa despercebida? Pense nisso!

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