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Os 3 exemplos que podemos aprender com o Netshoes para ter sucesso no e-commerce

por Natanael de Souza Sexta-feira, 20 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

Nos últimos anos, a Netshoes tem ganhado um amplo espaço na mídia devido ao seu enorme crescimento no e-commerce nacional e acesso de fortes investidores consolidados presentes no mercado brasileiro.

Hoje, a Netshoes é conhecida e valorizada internacionalmente, com chances de expansão para o mundo todo nos próximos 5 anos. Será que podemos aprender algo nisso tudo?

Tendo essa ideia como base, podemos aprender três ótimos exemplos para aplicar em nossos negócios e fazer com que nossas marcas possam crescer também.

Continue lendo para descobrir quais são eles e, ao final, receber uma sacada imperdível para se destacar perante a enorme concorrência.

1) Comece pequeno e tenha resiliência no caminho

A marca Netshoes foi aberta no centro de São Paulo nos anos 2000 por dois primos, e o que era uma simples loja física de calçados se tornou um dos maiores e-commerces de produtos esportivos do mundo.

Se você parar e analisar, a maioria das grandes marcas que existem hoje não começaram do topo, sempre foi algo simples e pequeno.

O que fez e continua fazendo a diferença é a determinação e a resiliência para fazer dar certo em meio às dificuldades do empreendedorismo, principalmente no Brasil.

Por vencer estes fatores, hoje a Netshoes cresce muito e conta com o apoio milionário de várias outras marcas que acreditam em seu potencial de crescimento e transformação.

Podemos concluir, então, que uma das primeiras lições é começar pequeno e ter resiliência para conseguir avançar mais rápido.

2) Valorize o trabalho da sua equipe diariamente

Como donos de negócio sabem, a confiança em colaboradores e parceiros não vêm rápido. Na maioria das vezes demora um pouco e, em raras exceções, acontece na primeira semana de trabalho.

No entanto, o que podemos aprender com o grupo Netshoes é que precisamos ser mais compreensivos e dar autonomia para nossa equipe trabalhar e desenvolver suas ideias de crescimento ao longo do caminho.

Arriscado? Sim, mas somente para grandes corporações que a todo tempo prezam em seguir cronogramas complexos.

A ideia é aplicar esse conceito de forma simples para entender e receber esses benefícios na rotina, visando causar grande positividade e diferença no resultado recorrente de todas as marcas.

Ou seja, é preciso valorizar nossos colaboradores e parceiros o tempo todo, motivando-os a trabalhar com estratégias de equipe para que consigam entregar o resultado que esperamos.

Como fazer isso dar certo?

Algumas sessões de coaching para empresas podem melhorar a organização e a produtividade do seu pessoal em pouco tempo de prática. Basta ver o exemplo de algumas corporações estrangeiras e como elas reagem ao fazer isso.

Aplicar a ideia fielmente pode fazer os resultados do seu negócio online aumentarem consideravelmente na rotina de sua empresa ao realizar sessões de coaching, portanto, veja isso como uma carta na manga para crescimentos exponenciais.

3) Relacione-se com os investidores certos

Como disse Marcio Kumruian: “Uma empresa não sai de uma loja física em São Paulo e abre um IPO em Nova York do dia pra noite”.

Muito além do que imaginamos para nossos negócios, é importante que parceiros e investidores acreditem nos mesmos valores que a gente. Isso faz toda a diferença na rotina e no fim do mês.

Ressalto este exemplo porque vejo muitos grupos querendo começar uma startup com grandes ideias, mas investidores ruins que desejam mudar a missão e os valores da marca, controlando tudo após a assinatura do contrato.

Isso é sem dúvidas um dos maiores erros que um empreendedor iniciante ou a caminho do sucesso pode cometer.

Negócio acirrado

Mesmo que o valor do investimento seja enorme (e geralmente é), faz-se primordial manter a sua visão e valores originais ao procurar aportes de outros investidores para melhorar a boa experiência do cliente.

Aliás, isso é o que aconteceu recentemente com o grupo Netshoes quando houve interessados em comprar a marca.

Sabe qual foi um dos principais motivos para o grupo não ter aceito a compra da marca pela Centauro?

Justamente pelo fato da mesma querer mudar algumas operações contrárias à visão do CEO e controlar certos privilégios em alguns setores primordiais, que não foram especificados publicamente.

Vale a ideia de manter seus princípios e escolher com sabedoria quem vai apoiar seu negócio para levá-lo ao próximo nível.

Insight para seu e-commerce

Utilize estratégias de SEO para que seu e-commerce ganhe destaque online.

Inúmeras lojas virtuais hoje estão configuradas em um marketplace, e aquelas que não estão demoraram meses (ou até anos) para serem lançadas e reconhecidas online.

Por isso, a dica para ganhar destaque na internet é investir em estratégias de SEO no site do seu negócio com estrutura própria, algo que a maioria dos empreendedores iniciantes não fazem ou nem sabem que existe tal façanha.

O ideal mesmo é que cada pessoa ou grupo busque criar o seu próprio negócio de maneira particular para que consiga maior controle sobre todas as situações.

Independência

Em um marketplace, apesar de facilitarem o uso em alguns recursos e disponibilizar “autoridade imediata”, ainda assim não é um negócio 100% seu e pode causar conflito em alguns momentos devido às políticas de segurança e qualidade das empresas.

Portanto, a independência online faz com que o SEO seja capaz de elevar os resultados de qualquer marca através de fundamentos técnicos e reconhecimento de clientes na pesquisa dos buscadores, como o Google por exemplo.

Em outras palavras, você desenvolve táticas para que seu site apareça entre os primeiros resultados quando alguém fizer uma busca específica ou aproximada sobre o seu negócio, aumentando as chances desse potencial cliente conhecer sua marca.

Isso é o que grandes e-commerces fazem e, a longo prazo, pode ser muito econômico e lucrativo se aplicar corretamente.

Conclusão

O grupo Netshoes ensinou e continua ensinando muito à comunidade empreendedora brasileira e, para mim, estes foram os três exemplos importantes que observei ao estudar um pouco sobre a marca.

Se você gostou dessas informações, participe nos comentários e conte para nós qual é a sua dificuldade ou ideias para crescer seu negócio no longo prazo.

Leia também: Como Magalu alavancou as vendas com gestão agile

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