Tempos modernos: a evolução do mercado com o omnichannel

por Sidney Zynger Terça-feira, 29 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Uma coisa é fato: os tempos mudaram e agora não há como focar em apenas um canal de venda. Com o boom do omnichannel, que está cada vez mais presente em nossas vidas — e dando passos exponencialmente largos no mercado —, é preciso adaptar os negócios para os consumidores que utilizam múltiplos canais antes de finalizar uma compra.

Conceitualmente, o omnichannel aproxima o consumidor do vendedor. Dessa forma, quebra toda e qualquer barreira e integra todas as experiências. Ou seja, é preciso estar preparado para atender um mesmo consumidor em diversos canais, seja ele físico ou online.

Para você ter noção do impacto que as lojas omnichannel causam, de acordo com um estudo realizado pelo Harvard Business Review, os consumidores gastam, em média, 4% mais em cada compra realizada em uma loja física e quase 10% mais nas plataformas online.

Além disso, a pesquisa aponta que os consumidores que utilizam mais de quatro canais gastam aproximadamente 9% a mais no comércio. Em ambos os casos, a comparação é feita em relação a um usuário que utiliza apenas um canal. Apesar de tímido, já dá para perceber que o mercado omni potencializa o engajamento do consumidor com a empresa.

O varejo, no geral, tem superado as projeções econômicas dia após dia. Porém, é válido destacar que o varejo online também tem crescido extraordinariamente. É por isso que o varejo físico precisa estar preparado e integrado a todos os processos.

Para exemplificar as mudanças que têm ocorrido nos últimos anos, basta mencionar a compra da Whole Foods pela Amazon. Isso concretiza a ideia de que as fusões entre os mundos físico e online serão cada vez mais comuns.

Benefícios do omnichannel

Quando falamos sobre omnichannel, quase todos os tópicos estão ligados à construção de uma boa marca para os seus consumidores. Nesse caso, a mensagem única em todas as etapas de compra é algo fundamental para que eles possam ver a sua marca de uma forma consistente e inovadora. Alguns dos benefícios do omnichannel são:

  • Experiência completa para o consumidor;
  • Maior satisfação do usuário, já que facilita os processos de compra;
  • Aumenta a fidelização dos clientes, que passam a reconhecer a sua marca com mais facilidade;
  • Integração com todos os canais;
  • Gera proximidade da marca com seus clientes.

Gestão integrada dos negócios

Como falei no início do texto, nem só o cliente é beneficiado pela tendência omnichannel. Também há diversas vantagens para o empresário. Atualmente, interligar tudo isso através de um ERP (Enterprise Resource Planning) — ou sistema de gestão empresarial, como também é chamado — é a melhor forma de melhorar etapas e processos e fazer com que o dirigente foque no que realmente importa: os negócios.

Todos nós sabemos bem como uma rotina administrativa pode ser burocrática. Por isso, contar com o máximo da tecnologia pode ser um bom negócio, principalmente quando falamos de um mundo em que os consumidores prezam por experiências omni.

É claro que, nesse contexto, é preciso lembrar que os ERPs devem não apenas se manter, mas evoluir. Afinal, as soluções têm se tornado cada vez mais completas e funcionando de forma 360°. Alguém que trabalha com artesanato em casa, por exemplo, pode administrar todas as funções do negócio de forma digital. Bem como aqueles que possuem pontos de venda físicos, além de um negócio online, podem contar com uma visão geral de todo o processo.

É válido lembrar também que contar com o auxílio de um bom ERP é importante para gerir todas as etapas de compra, desde a emissão de notas fiscais e gestão de estoque até a entrega do produto pelos correios ou retirada em loja.

Esteja preparado

Em um mundo onde tudo acontece tão rapidamente, o seu negócio precisa estar preparado. Necessidades como compra, troca e devolução, bem como a experiência do usuário em todas essas etapas, devem ser a prioridade número um dos seus negócios. Além disso, claro, é preciso certificar-se de que o sistema de cobranças está capacitado para facilitar pagamentos e diminuir riscos de compras negadas.

Nesse cenário, uma ferramenta de ERP é fundamental para manter a organização da sua empresa em todos os canais. Centralizar todas as informações em um único lugar te ajuda em tomadas de decisões e estratégias de vendas mais assertivas.

Lembre-se de incluir em suas estratégias marketplaces, transportadores, hubs e todas as outras funcionalidades que podem te ajudar ainda mais a fazer com que as engrenagens desse novo mundo girem sem parar.

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