Evite esses 3 erros na hora de vender no seu e-commerce

por Fred Ribas Quinta-feira, 17 de setembro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Diante do cenário atual de pandemia enfrentado no país, muitos brasileiros, sejam eles empreendedores, profissionais liberais ou até mesmo colaboradores, têm investido no mercado online. Seja como opção de manter o negócio, aumentar a fonte de renda ou como uma alternativa para o desemprego.

E só para se ter uma ideia, também desde o início da quarentena, o comportamento do consumidor mudou. Além disso, o varejo online registrou alta da demanda: cresceu 47% só neste primeiro semestre do ano, de acordo com relatório Ebit|Nielsen. E isso, automaticamente, também contribuiu para que muitos se arriscassem no comércio eletrônico.

Isso significa que esse é um momento positivo para o mercado online e ainda mais promissor para quem ainda não migrou seus negócios para o digital. Ou seja, aproveitar essa alta do mercado pode ser uma excelente oportunidade.

Pensando nisso e para você aproveitar a alta do mercado (e enfim dar um start nas vendas online), trago aqui três erros comuns ao vender no e-commerce. Anote as dicas e fique atento para não cometer nenhum deles!

1º erro: “empurrar” produtos nos consumidores

O primeiro passo que você deve tomar é entender que o empreendedorismo online vai além das vendas. Digo isso pois muitos ainda dirigem seus negócios digitais da mesma forma que dirigem seus negócios físicos. Por isso mesmo muitos ficam sem vender na internet e não conseguem entender por que estão errando no negócio digital. Mesmo que pareça óbvio, ainda existem muitos empreendedores cometendo esse deslize.

Por isso, você precisa entender que, na internet, o negócio está além de produtos e de serviços. Não há um contato direto e físico com o consumidor, motivo pelo qual é importante atrair o cliente para ele decidir por si só — se irá ou não comprar de você. Ou seja, vender online requer um processo de educação no cliente e não só entregar e empurrar o produto/serviço.

2º erro: vender qualquer coisa ou o que todo mundo está vendendo

Começar a vender no e-commerce pode até parecer fácil. Porém, você também precisa entender que, assim como em todo e qualquer negócio, é preciso analisar bem o nicho de atuação no mercado antes de sair vendendo qualquer coisa na internet. O mesmo vale sobre vender o que todos estão vendendo.

Vejo muitos empreendedores querendo repetir o sucesso de outros e esse é mais um grande erro. Para ter sucesso no universo digital é preciso ter um bom produto, seja ele físico, um serviço ou um produto digital — cursos online, por exemplo.

E para sair na frente no negócio, sugiro que faça duas perguntas básicas sobre o que você está vendendo. A primeira é: qual a transformação você está gerando na vida do seu comprador ideal? Já a segunda, pergunte a si mesmo o que sua minha empresa entrega para o cliente.

As respostas dessas duas perguntas devem, de alguma forma, elevar a vida do comprador para melhor. E, claro, nunca pode ser um produto que engane e que gere frustração no cliente.

3º erro: esperar que os clientes apareçam

Outro erro básico e recorrente que vejo muitos empresários de e-commerce cometendo é esperar que os clientes apareçam.

É também muito comum no mercado ver que existem excelentes profissionais, com bons produtos, mas que não sabem se comunicar com o público comprador. Uma coisa que sempre digo é: não adianta ter uma Ferrari se você vende uma Brasília Amarela para o seu cliente. É preciso mostrar o quanto é bom o seu produto e quais são os seus diferenciais — sempre lembrando que você também precisará fazer com que essa comunicação e seus diferenciais cheguem até ao seu público consumidor.

E para fazer com esses diferenciais e que sua mensagem chegue no público correto, você também precisará gerar um bom tráfego na internet, seja ele pago ou orgânico.

Em resumo, se você se mantiver atento a estes erros e procurar ao máximo evitá-los, conseguirá ter bons resultados nas vendas online.

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