Acesso rápido

Evite conteúdo duplicado no seu e-commerce Magento

por Denis Spalenza Sexta-feira, 09 de março de 2012

A atualização do algoritmo de busca do Google, batizada de Google Panda Update, que fez um ano de vida em fevereiro, ainda deixa a grande maioria dos profissionais de e-commerce e SEO de cabelos em pé. O Google Panda Update foi uma modificação no algoritmo do mecanismo de busca do Google e é parte dos esforços contínuos em fornecer aos usuários os resultados de busca com a maior qualidade possível para suas pesquisas, punindo todos aqueles sites que apresentam conteúdos duplicados.

Um site e-commerce é muito propenso a conteúdo duplicado, ouso dizer mais do que qualquer outro. Normalmente, existem diversos tipos de produtos semelhantes, e o sistema de busca interna que pode gerar uma infinidade de resultados, páginas estatísticas, landing pages, site em versão https e http, entre outros detalhes que no final das contas podem tornar uma loja virtual em uma mar de conteúdo duplicado. Vou discutir algum desses detalhes e como resolve-los, focando a resolução na plataforma magento.

O primeiro passo é utilizar o Google Webmaster Tools e ver o que ele tem para nos contar. Lá podemos acompanhar como o Google está indexando nossas páginas e tomar as decisões certas.

Busca Interna

Um sistema de busca interna robusto e funcional é essencial em um e-commerce. Porém a busca pode gerar uma infinidade de resultados e, com certeza, a maioria é conteúdo duplicado.

No magento, os resultados das buscas internas tem url da seguinte forma:

http://<meu.e-commerce.magento.com>/catalogsearch/result/…

Caso você queira algo simples, basta desabilitar em seu robots.txt o caminho “/catalogsearch/” (sem aspas). Porém isso não impede efetivamente a indexação, sendo o mais indicado a utilização da tag NOINDEX. Dependendo da versão do magento que você utiliza, você pode utilizar o módulo do Yoast para implementar meta robots tag em conteúdos específicos.

Caso o módulo não resolva, magento com versão incompatível com o módulo, é possível inserir as tags através dos arquivos xml do seu tema magento. No caso da busca, no arquivo catalogsearch.xml, você pode inserir o seguinte trecho, na seção default:

Sem a indentação que mostrei acima com os espaços, o magento retornará um aviso que o XML é inválido. Vai entender…

Páginas sem conteúdo

Todas as buscas cujos os resultados são vazios, ou seja, não encontraram nenhum produto relevante, retornarão para a mesma página com, no máximo, um título no qual a única palavra que muda é a chave de busca. Todas essas página são duplicadas pois terão urls diferentes devido a própria busca.

Caso você tenha utilizado uma das medidas do item anterior, provavelmente você não terá problemas com as páginas sem conteúdo na sua busca. Mas lembre-se de procurá-las em outros locais. Outro exemplo é um ter várias páginas de FAQ, uma para cada categoria. Caso utilize esse modelo você deve prestar atenção para não repetir conteúdo.

Cononical Tag

O canonical link tem o seguinte funcionamento: somente se a search engine considerar que a página visitada (A) e o link referenciado na tag canonical (B) são relativamente iguais é que ela vai trabalhar, como um redirecionamento, ou seja, transferir os méritos (PageRank, inlinks, etc.) de A (duplicada) para B (versão preferencial).

No magento podemos inserir a canonical tag onde quisermos. Na página de administração, em Sistema -> Configurações ->Catalogo, na aba Search Engine Optimization, e iremos no deparar com as seguintes opções:

Nosso foco são as duas últimas opções: User Canonical Link Meta tag for Categories e User Canonical Link Meta tag for Products. Ativando essas duas opções as categorias e produtos já terão a canonical tag gerada automaticamente. Porém, para inseri-la em páginas CMS (estáticas), basta utilizar o seguinte trecho no layout XML:

Importante: Deve haver um espaço no início da segunda, terceira e quarta linha, que antecede o caractere ‘<‘. Após alguns testes percebi que, pelo menos na versão 1.5.1.0, sem o espaço, o trecho em XML é tido como inválido.

Descrições de produtos

É comum a venda de vários modelos de um mesmo produto em um e-commerce, tome cuidado para não ser repetitivo nas descrições dos produtos, principalmente quando a variação entre eles é pequena.

Caso você utilize o magento, uma forma de evitar descrições duplicadas, é utilizar produtos configuráveis ou agrupados. Um exemplo que gosto é o site da  Seton, que evita esse problema e aglomera o mesmo produto em uma única view . Nesse exemplo é possível ver uma forma interessante de utilizar produtos agrupados, quando normalmente seria utilizados produtos configuráveis.

Descrições criativas e  conteúdo relevante combinados com um bom SEO (meta tags, title e outras técnicas) normalmente geram ótimos resultados. Veja aqui mais dicas sobre descrições de produtos.

Só isso?

Existem muitos outros detalhes e funcionalidades a serem observados no Magento, que ajudam no SEO do seu e-commerce contra conteúdos duplicados. Através do Google Webmaster Tools você poderá identificar alguns problemas, como as páginas com descrições e conteúdos duplicados e trabalhar da melhor forma que escolher.

That’s all folks.

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2 comentários

Comentários

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  1. Boa noite Denis,

    Possuo uma loja virtual baseada em Magento a quase 2 anos e descobri a pouco tempo que a maior parte das URL’s de minhas “categorias” estavam sendo mais do que duplicadas. Existiam várias cópias do mesmo link. No final da URL, depois do .html ela apresenta diversos caracteres. Mas outra coisa é o seguinte, sabe aqueles resultados que são omitidos pelo Google? Então, foi aí que eu vi que haviam muitos links duplicados e antigos. Bem, estou fazendo um trabalho de remoção, mas antes, eu gostaria de saber se em conjunto, eu devo ativar estas 2 opções que você citou no artigo. Será que elas resolverão meu problema? Um grande abraço.

    Responder
  2. Boa tarde!

    Trabalho em uma loja Virtual, e estou com o mesmo problema de conteúdo duplicado. O CMS é o Magento e estamos fazendo o teste do Link Canonical. Porém, ao ativarmos a opção o Magento está colocando a tag em todos os produtos, o que não muda em nada a situação atual. Alguns produtos possuem até seis modelos diferentes, e infelizmente não temos como fazer uma descrição diferente para cada variação, pois demanda muito tempo. Sabe informar se tem como escolher qual link será o canonical?

    Responder

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