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Como evitar abandono de carrinho com meio de pagamento diferenciado

Por: Henrique Weaver

Co-Founder e CEO da Pagaleve. Com background em empresas como Coca-Cola e a consultoria McKinsey, o executivo foi também CEO da startup indiana de hotelaria OYO, que já ocupou a posição de maior rede de hotéis do Brasil, além de ter sido um dos executivos líderes da Uber no Brasil. Acostumado com o ambiente de start-ups de alto crescimento, Henrique é Administrador pela Universidade de Brasília, e MBA pela Universidade da California.

Entra ano, sai ano e uma das questões em que os lojistas mais buscam soluções é em relação ao abandono de carrinho. Trata-se da situação em que o consumidor escolhe produtos que lhe chamam a atenção, mas acaba não finalizando a compra.

De acordo com um estudo da Barilliance (que reúne centenas de pesquisas desde 2006 e foi atualizado em 2020), a taxa média global de abandono de carrinho em lojas virtuais é de 78%, uma taxa altíssima.

Com uma opção de pagamento que atenda a mais brasileiros, a experiência do cliente melhora, e a taxa de abandono de carrinho começa a cair.

São vários os motivos que levam os consumidores ao abandono de carrinho, incluindo:

  • Alto valor de frete e entrega, e outros custos inesperados;
  • Percepção de falta de segurança ao avançar com a compra;
  • Dificuldade de navegação no checkout;
  • Falta de opções de formas de pagamento – p.ex., casos onde a pessoa quer parcelar, mas não consegue.

É preciso atacar em várias frentes para diminuir a taxa de abandono

Como os motivos para que muitos consumidores desistam de finalizar suas compras são diversos, é preciso ter em mente que o trabalho para diminuir isso poderá ser extenso.

Além disso, é importante lembrar que cada e-commerce tem a sua particularidade, seus pontos fortes e pontos de melhoria. Um motivo de um abandono de carrinho em um e-commerce pode ser diferente do motivo de outra loja virtual.

Por isso, antes de sair tomando medidas drásticas ou investindo em recursos que prometem resolver o seu problema, é preciso avaliar a fundo o seu e-commerce, fazer uma pesquisa com seus clientes, analisar os dados e montar planos de ação.

Afinal de contas, o problema pode ser tanto o valor do frete como a falta de segurança. Assim, só uma análise mais aprofundada irá revelar as causas raízes e possíveis soluções.

Foque na melhoria da experiência do cliente através de um meio de pagamento diferenciado

Além do tema de abandono do carrinho, muito se fala hoje sobre a experiência do cliente e em como ela tem impacto relevante em suas vendas. Portanto, quando melhoramos a experiência, diminuímos a chance de o consumidor desistir da compra.

Ter opções de formas de pagamento também é um ponto no qual os comerciantes podem focar para melhorar a experiência do cliente e reduzir o abandono de carrinho. Isso porque uma forma de pagamento fácil e simples tem a capacidade de atender a um público maior, além de endereçar outros itens percebidos como impeditivos: falta de segurança no pagamento e checkout complexo.

Sendo assim, ao investir em novas formas de pagamento para o seu e-commerce, tenha em mente que essa opções precisam:

  • Oferecer inovação e flexibilidade;
  • Ser segura;
  • Possuir adesão simplificada; seu uso deve ser fácil!
  • Aprovar clientes de forma rápida;
  • Ter poucas etapas para confirmar o pagamento.

Uma forma que pode atender a todos esses critérios é o parcelamento via Pix, que empresas no Brasil já oferecem. Com a opção de parcelar, sem juros, sem cartão e sem boleto, o Pix parcelado está ganhando o mercado brasileiro e já é responsável por gerar receita adicional significativa para quem aderiu a essa forma de pagamento.

Ao ter uma opção de pagamento que atenda a mais brasileiros, a experiência do cliente melhora, e a taxa de abandono de carrinho começa a cair. Por isso, pesquise, veja as tendências do mercado e não fique para trás – explore todo potencial do seu e-commerce.

Leia também: Cinco dicas úteis para reduzir o abandono do carrinho no e-commerce