Eu preciso de um Gerente de Projetos para meu e-commerce?

por Daniel Scapim Quinta-feira, 08 de outubro de 2015

Vocês conhecem o GP? O Gerente de Projetos é a pessoa que garante prazo e qualidade em processos produtivos. São profissionais organizados, apaixonados e bem orientados para um objetivo, que compreendem seus projetos, sabem como produzir sucesso, aprendizado e mudança.

O papel de um gerente de projetos é estabelecer e garantir o cumprimento dos objetivos de um projeto. Estes profissionais usam suas habilidades e competências para engajar suas equipes no resultado final, levando a equipe ao resultado desejado.

Um projeto de e-commerce requer a expertise e os cuidados de um bom gerente de projetos. É ele quem modelará todas as fases do seu projeto para que ele seja produzido com qualidade e dentro do prazo, prevendo atender seu cliente nos melhores dos cenários.
Não é uma tarefa fácil, pois gerenciar um projeto de e-commerce vai além das tarefas descritas no cronograma, é preciso orientar seu cliente além da visão dele.

Nada vem pronto, mas tudo pode se tornar mais fácil se você tiver um bom gerente de projetos que, além de orientá-lo, tenha expertise suficiente para te dizer que é fundamental uma logística eficiente, sistemas de antifraude, pelo menos dois meios de pagamento, alguns scripts de terceiros, uma chave SSL e até mesmo um pequena configuração de DNS para publicar seu projeto.

A expectativa para o lançamento de um e-commerce é grande e na maioria das vezes há grandes investimentos por trás de toda esta expectativa. É um momento de troca de experiências entre o Gerente de Projetos e o Patrocinador do Projeto, juntamente com os stakeholders do projeto.

Como gerentes de projeto trabalham bem sob pressão e se sentem confortáveis diante de mudanças e da complexidade de ambientes dinâmicos, eles ajudam a combinar a visão empreendedora do cliente e transmitir essa visão-missão para todas as fases de produção do seu novo e-commerce. Isso vem da característica mais genérica do GP: conseguir detalhar e transmitir todos os detalhes de forma simples, coordenada, concentrando-se no que realmente é importante em cada etapa.

Num e-commerce, uma operação tão complexa e cheia de detalhes, o gerente de projetos é a pessoa que garante que tudo foi executado e está pronto para atender o e-consumidor de forma perfeita. Um exemplo: é fundamental que sejam realizados testes suficientes para ter a certeza que o meio de pagamento foi implementado e homologado com sucesso ou até mesmo que o sistema de antifraude fez a captura da transação para avaliar o risco.

São tarefas delicadas e que precisam ser executadas com detalhes e todos os pilares de qualidade, para garantir a operação do cliente e sua reputação junto ao público – que acaba de chegar à loja e deve sair dela só com boas experiências.

Por isso, ter um Gerente de Projetos qualificado ajudará a garantir a eficiência e sucesso do seu e-commerce.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER