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Estruturação de links patrocinados. Você pode estar perdendo dinheiro!

Existem diversas formas de organizar campanhas e grupos de anúncios no Google Adwords. Existem também maneiras certas e erradas de fazer isso. O fato é que todo gestor deve saber ao menos quais são as boas práticas na hora de organizar uma conta no adwords. Aí pode estar a diferença entre ter resultado ou não ter.

Antes de vermos alguns exemplos, precisamos deixar entendido alguns pontos muito importantes.

É no nível de campanha que são definidos os orçamentos diários de investimento dentro do adwords. É nas campanhas também que se escolhe para qual cidade, país ou região serão mostrados os anúncios.

Um grupo de anúncios nada mais é que um container onde estão agrupados anúncios e palavras-chave extremamente relacionados a um determinado tema.

Para um site de e-commerce, uma forma de se organizar as campanhas é criar uma campanha específica para categoria, por exemplo. E/ou uma para cada subcategoria. E/ou uma para cada marca. Seguem exemplos de como organizar as campanhas:

Tvs
Notebooks
Smartphones
Edredons
Colchas
Panelas
Nike
Mizuno
Tramontina

Também é possível segmentar e criar campanhas separadas para cada estado, por exemplo:
Tvs SP
Tvs RJ
Tvs Nordeste

Segmentando por estado você pode separar orçamento específico para cada região onde você vende e, assim, não deixar que buscas feitas em estados onde você não converte bem comprometam o orçamento para os estados onde você vende mais.

No caso das campanhas, a forma de organização é importante, mas não terão tanto impacto no desempenho dos anúncios quanto a organização dos grupos de anúncios. Os grupos de anúncios são o tipo de coisa para o qual se tem uma forma “certa” de fazer.

Grupos de anúncios contêm anúncios e palavras-chave. A forma como se organiza irá influenciar no posicionamento dos anúncios e no valor que você paga pelo clique. Você sabia que pode pagar menos do que seu concorrente e ainda ficar acima dele no resultado de busca?

Uma forma de organizar os grupos seria:

Campanha “Tvs”:

Grupos:

Tvs Led -> anúncios sobre Tvs de Led e que levam para uma página apenas com Tvs de Led -> palavras-chave como “comprar Tvs de Led”

Tvs Led 32″ -> anúncios sobre Tvs de Led de 32″ e que levam para uma página apenas com Tvs de Led de 32″ -> palavras-chave como “comprar Tvs de Led 32″”

Tvs LCD -> anúncios sobre Tvs de LCD e que levam para uma página apenas com Tvs de LCD -> palavras-chave como “comprar Tvs de LCD”

Tvs LCD 32″ -> anúncios sobre Tvs de LCD de 32″ e que levam para uma página apenas com Tvs de LCD de 32″ -> palavras-chave como “comprar Tvs de LCD 32″”

Tvs LG -> anúncios sobre Tvs da LG e que levam para uma página apenas com Tvs da LG -> palavras-chave como “comprar Tv LG”

Tvs Sony -> anúncios sobre Tvs da Sony e que levam para uma página apenas com Tvs da Sony -> palavras-chave como “comprar Tv Sony”

Tvs Led Sony -> anúncios sobre Tvs de Led da Sony e que levam para uma página apenas com Tvs de Led da Sony -> palavras-chave como “comprar TV Led Sony”

Tv Led 32″ Sony Bravia -> anúncios sobre a Tv de Led de 32″ Sony Bravia e que levam para uma página apenas com a Tv de Led de 32″ Sony Bravia -> palavras-chave como “comprar Tvs led 32″ Sony Bravia”.

Está é uma boa maneira de se organizar os grupos dentro das campanhas. Existem outras também que são mais complexas. A mensagem aqui é que a forma como as campanhas e grupos de anúncio são organizados dentro do adwords influenciam diretamente no desempenho das suas campanhas. Atentar para isso pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de suas campanhas!

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais, fique à vontade para entrar em contato pelo meu e-mail ou nos comentários abaixo.

Vamos às vendas!