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Estratégias pensadas no público para aumentar as vendas do e-commerce

por Alfredo Soares Segunda-feira, 18 de março de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O e-commerce se mostra promissor a cada ano. Para 2019 as projeções são animadoras, como revela estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm): deve movimentar R$ 79,9 bilhões. Diante desta expectativa positiva de mercado, percebo bom aumento da confiança do consumidor nas compras online. Afinal, se considerarmos apenas 2017, houve nada menos do que 55,15 milhões de consumidores ativos! E claro, entendo que o marketing digital é de fundamental importância nesse crescimento das vendas no comércio eletrônico.

Já estamos familiarizados com as interrupções de anúncios no consumo de conteúdo da internet, seja de produto ou serviço. Porém, lojas virtuais que investem de forma estratégica nessa ferramenta saem na frente da concorrência. Elas reconhecem a importância dessas ações atribuídas ao negócio de forma relevante e personalizada. Antes de aprofundar nas estratégias, entretanto, gostaria de destacar que o comércio eletrônico está literalmente na palma da mão do potencial consumidor.

Segundo dados da Ebit/Nielsen, metade das compras online será feita por um dispositivo móvel até o ano que vem. Portanto, mais uma vez observo a confiança do consumidor no e-commerce. E isso demonstra uma rápida adaptação às facilidades do setor, como a realização da compra online por meio do smartphone. Identificando essa tendência do comportamento digital, posso compartilhar algumas dicas de como estabelecer o relacionamento ideal com a audiência do seu negócio. Vamos elencar algumas estratégias:

Ambiente e-commerce

Uma loja virtual é muito mais que uma página bem formatada. Com informações claras e objetivas, navegação intuitiva e diversas opções de pagamento, é uma oportunidade de oferecer um produto de qualidade, com serviços que elevem os processos. No ambiente do e-commerce é preciso oferecer mais que um produto. A ideia do negócio deve ser atrativa a fim de promover um relacionamento com o consumidor. Sim, vender é engajamento.

Visibilidade

Estar em primeiro lugar nas buscas é, sem dúvida, o sonho de todo lojista virtual. Mas para alcançar esse objetivo é necessário adotar as melhores práticas disponíveis no mercado. Provavelmente você já ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization), certo? É nada mais do que um recurso utilizado para otimização do conteúdo de uma determinada página na internet. Na prática, permite que ela seja facilmente encontrada pelos mecanismos de busca. E, consequentemente, valorizada pelo Google. O desenvolvimento de textos com a cara do seu público-alvo e palavras-chave relevantes para o seu negócio certamente irão potencializar a visibilidade da sua marca.

Dominar a audiência

Eu costumo dizer que o foco do lojista online deve estar sempre no público-alvo e não no produto ou serviço. O consumidor está em busca de soluções. Proporcionar uma experiência satisfatória no comércio eletrônico envolve um planejamento para estreitar relacionamento com esse potencial cliente. Encontrar esses leads vai depender do investimento no marketing online, na diversificação dos canais de comunicação com esse consumidor e, consequentemente, do pensamento voltado ao público e não na oferta. Tudo isso pode ser encontrado por meio do comportamento digital do seu público. Esse é um ponto a ser observado e estudado para promover essa aproximação com a audiência.

Encantar o cliente

Por fim, vale lembrar que a estratégia não acaba na venda, já que a fidelização do cliente é tão importante quanto atraí-lo. O famoso “pós-venda” deve ser impecável. Ao proporcionar uma excelente experiência ao usuário, você irá automaticamente encantá-lo. É quando ele passa a ser um embaixador da sua marca. Ele irá recomendá-la a outros potenciais leads que, como ele, procuram soluções satisfatórias e confiáveis.

Diante de tudo isso, fica a lição: o que vai determinar o sucesso para o aumento das vendas no seu e-commerce é a junção dessas estratégias pensadas para o público. A partir de conexões sólidas e duradouras, o consumidor finalmente estará identificado com a sua marca.

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