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Estratégias para garantir o sucesso na Black Friday

por Raquel Lisboa Quarta-feira, 25 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Mais uma Black Friday está chegando, e a corrida contra o tempo se inicia. Em 2016, esse evento alcançou R$ 1,9 bilhão de vendas no comércio eletrônico do Brasil (17% a mais do que em 2015), ficando atrás somente do Natal que acumulou 7,7 bilhões.

É momento então de se preparar para vender mais. Pensando nisso, selecionei algumas dicas indispensáveis para você turbinar o tráfego do seu e-commerce e se destacar diante da concorrência. Confira!

Logística

A palavra de ordem nesse período é organização. Sistematize seu estoque, encomendas e entregas. E até mesmo suas campanhas! Pré-avalie todas as possibilidades para melhor investir nessa época do ano.

Inicialmente, analise toda a mercadoria que já existe em estoque. Separe os itens com mais e menos saída e tire nota de todos aqueles que deverão ser encomendados e as quantidades – os com menos saída serão excelentes para uma liquidação, seja sozinhos ou combinados em kits. Depois, entre em contato com os fornecedores e organize-se de acordo com a data da entrega.

Com os produtos já em mãos, envie campanhas de e-mail marketing. Liste os contatos, invista em pop-ups e incentive seus clientes a se inscreverem. Crie newsletters temáticas com as principais promoções e ofereça frete grátis para as compras realizadas uma semana antes da Black Friday, por exemplo. Essa é uma das estratégias ideais para chamar a atenção dos consumidores.

Assim como você “enfeita” seu e-commercee no Dia das Mães e no Natal, invista em diferentes banners e crie, se possível, uma categoria especial para essa data. Lá os clientes poderão localizar facilmente as promoções.

E, por fim, cuidado redobrado no checkout: não deixe de facilitar esse momento crucial para a conversão. Permita um cadastro fácil, com apenas os dados básicos. E assegure descontos à vista, assim como a possibilidade de parcelamentos em cartões de crédito ou boletos bancários. Confira algo ágil e simples.

Detalhes

Depois de acertar as questões de maior proporção, não se esqueça das minuciosidades que fazem toda diferença para o seu cliente. Além de ganhá-lo com uma entrega eficaz, é necessário conquistá-lo nos detalhes também.

Para embalar as mercadorias, invista em pacotes personalizados, além de enviar pequenos brindes. Pode ser um bloco de notas, um produto extra (um fone de ouvido, caso você venda eletroeletrônicos), caneta, chaveiro, amostra grátis (se você vende perfumes ou batons, por exemplo), enfim, há infinitas possibilidades -, só não se esqueça de fixar o logo da sua marca.

Também é possível oferecer cupons de desconto para uma outra data festiva ou para os próximos 30 dias (redução que pode ser feita em porcentagens, valores fixos ou frete grátis). Essa tática é ideal para fazer o consumidor voltar e fidelizá-lo. Use a criatividade!

Redes sociais

É fato consumado que as redes sociais são importantes veículos na divulgação da sua marca – nessa data então, são essenciais! Assim como você previamente organizará a logística e enviará e-mails marketing, também é necessário criar antecipadamente postagens interessantes para as mídias.

Além de divulgar as promoções imperdíveis, crie conteúdos que sejam relacionados à Black Friday, mas não necessariamente ao seu e-commerce. Lembre-se sempre da Lei do Pareto para não elaborar um feed cansativo: 80% de entretenimento e 20% de propagandas.

Poste, por exemplo, dicas de como aproveitar melhor as promoções e não ser enganado, como verificar se um site é seguro, produtos que valem a pena investir e que estarão em alta. Crie votações para saber os itens de maior desejo e publique “pedaços” de imagens de produtos que entrarão em liquidação, pedindo aos seus seguidores para adivinharem o que será.

Enfim, essas são algumas das muitas possibilidades que você tem para investir. Aproveite esse momento e não perca a oportunidade de interagir com os seus clientes e descobrir um pouco mais sobre eles, o que desejam e esperam nessa data tão importante para o comércio eletrônico.

Cuidado extra

Por último, mas não menos importante: é preciso ter atenção especial com o atendimento ao cliente, afinal, ele é quem indicará o sucesso ou o fracasso das vendas e, consequentemente, do seu e-commerce.

Por isso, invista numa FAQ bem visível e voltada especialmente para a Black Friday. Deixe ali soluções para as principais dúvidas que poderão surgir (meios de pagamento, entregas e frete, por exemplo), pois assim seus clientes já comprarão cientes do acordo.

Acompanhe os comentários das redes, avaliações e e-mails, e responda a todos. Se houver a necessidade – e couber no seu bolso – contrate um colaborador extra para cuidar apenas dessas interações. Essa atenção fará com que o consumidor se sinta especial e mais confortável para realizar compras no seu site.

Já utiliza alguma das dicas sugeridas? Conte sua experiência nos comentários!

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