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Estratégias promocionais que podem alavancar suas vendas no e-commerce

por Evandro Correa Sexta-feira, 07 de junho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das principais perguntas de todo lojista faz é: como atrair mais clientes para o seu e-commerce? Com tanta empresa na internet, os e-commerces precisam se diferenciar da concorrência para conseguir mais clientes. Uma boa dica é fazer um plano de marketing digital com promoções, cupons de descontos e ofertas para atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Se por um lado essas táticas são fáceis de implementar e dão retorno rápido, por outro lado elas precisam ser aplicadas com parcimônia e dentro de um plano estratégico. Abaixo, destacamos algumas maneiras de alavancar o seu e-commerce, sem cometer alguns vícios típicos da área:

1. Cupons de descontos por e-mail

Quer movimentar sua base de e-mails? Divulgar produtos em promoção através de e-mail marketing pode ser uma boa jogada para conseguir novos clientes. Você pode ainda criar banners promocionais específicos para o seu site e divulgar na homepage da sua loja virtual ou nas suas redes sociais.

2. Cupons por categoria

Uma boa estratégia é criar cupons para diferentes categorias do site. Por exemplo, comece dando cupons de desconto e fazendo ofertas para aqueles produtos encalhados que não saem muito do estoque. Estimule seu público a comprar as mercadorias que não possuem uma saída muito grande.

3. Parceria com pessoas influentes e blogueiros

Faça parceria com blogs, sites e contas de famosos e influenciadores digitais nas redes sociais. Faça com que esses parceiros divulguem o link do seu e-commerce e direcione o tráfego dessas páginas para sua loja.

Aplique um desconto exclusivo para os clientes que chegaram ao seu site por meio dessas parcerias. A principal vantagem dessa estratégia é monitorar a origem de visitantes para o seu site. Procure contratar uma pessoa pública que inspire confiança e que represente o posicionamento do seu negócio.

4. Promoções em dias específicos

Os cupons também podem ser válidos somente para alguns dias da semana e até mesmo em determinados horários. Procure gerar estratégias de marketing com descontos não apenas em datas conhecidas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.

Aproveite outras datas como Dia do Amigo e Dia do Abraço. As promoções ajudam a aumentar o número de cadastros no site, aumentando assim a base de contatos.

5. Mês de aniversário

Muitas empresas aproveitam o mês de aniversário de seu e-commerce para presentear os clientes. Essa estratégia de marketing é bem eficaz.

6. E-mail de abandono de carrinho

O carrinho de produtos deve sempre ser monitorado durante o processo de compra na internet. Segundo aponta pesquisa da empresa Ve Interactive, a taxa de abandono de carrinho no comércio eletrônico brasileiro chega a 83%.
Porém, antes de criar um plano de ação para converter os carrinhos abandonados, procure entender o motivo da desistência, que pode ser muitos como:

  • processo de checkout longo e complexo;
  • necessidade de fornecer muitos dados para o cadastro;
  • informações confusas;
  • muitos custos extras, como frete e impostos,
  • ambiente virtual não preparado para dispositivos móveis.

7 – Uso de email-marketing

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de divulgação de produtos. Mas para que dê certo, não adianta ficar mandando para qualquer cliente. Envie somente para listas de contatos que tenham a ver com o seu produto ou negócio.

8. A primeira visita merece descontos

Quando alguém acessar o seu site pela primeira vez, abra uma janela oferecendo algum tipo de desconto. Desta forma, você estimula o novo visitante a querer conhecer os produtos da sua loja.

9. Cupons nas redes sociais

Aproveite as redes sociais como Instagram e Facebook e ofereça promoções para os seus seguidores. Desta forma, você instiga o cliente a ficar ligado em suas atualizações e gera engajamento da marca.

Agora é escolher, aplicar e testar algumas dessas ações de marketing e começar a verificar as melhorias dos resultados nas vendas.

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