As estratégias de mobile foram uma das principais tendências do marketing digital e do e-commerce nos últimos anos. A tecnologia evolui e melhora a cada ano, trazendo com ela novos desafios e oportunidades para as marcas. E agora que estamos em 2015, é um bom momento para olharmos para trás e discutirmos quais foram as principais correntes que permearam nosso trabalho nos últimos doze meses.
O principal desafio será a adaptação às mudanças que vêm acontecendo no ambiente digital. Embora conheçamos algumas das fórmulas que resultaram em estratégias de sucesso, o fato é que nada dura pra sempre, estamos em constante movimento – ainda mais em um mercado onde a matéria prima é a sempre volátil internet. Assim sendo, replicar estas fórmulas não serão o bastante em 2015.
Mas o que devemos esperar? Eis algumas dicas.
Negócios ‘Mobilecêntricos’
A importância dos dispositivos móveis aumenta. Cada vez mais a presença deles pode ser vista ao analisarmos qualquer questão, sejam as perspectivas em altas temporadas de vendas ou como as coisas funcionarão no mundo dos negócios. Os smartphones não só manterão sua hegemonia intacta como continuarão se tornando exponencialmente familiares ao grande público.
Assim sendo, uma das grandes tendências para 2015 será a consolidação das ferramentas que analisam a jornada de consumo no mobile, algo que dará mais segurança aos investimentos e esforços para obter os melhores resultados. De maneira similar, o boom em estratégias cross-devices vai aumentar o alcance das estratégias mobile.
Big Data será muito mais importante
Quando falamos de tendências para o marketing digital em 2015, o Big Data ocupará um lugar de destaque. Nós sempre falamos deste assunto e como isto pode mudar o conhecimento que as companhias têm a respeito de seus consumidores, principalmente no que diz respeito à maneira de abordar estas pessoas. Mas a verdade é que ainda há um longo caminho a se percorrer nesta área. Em 2015, a importância da Big Data será ainda maior do que atualmente é.
Os anúncios digitais de hoje em dia apoiam-se bastante em dados e, portanto, são mais segmentados, sendo bastante fundamentados em informações obtidas dos usuários. Algumas das ideias que mais bombarão no próximo terão foco na proximidade das mensagens com o cliente. Mas não apenas o marketing de consumo se especializará. As informações também focarão em dados de B2B para decidir o que oferecer aos clientes.
Content Marketing
O Content Marketing ou Marketing de Conteúdo terá mais importância do que nunca e será uma das principais tendências este ano. As razões para isso são variadas, mas uma delas é tão velha quanto a internet: uma das principais preocupações das marcas será estar bem posicionada em sites de busca. E, para assegurar que o sistema desses portais identifiquem sua marca como relevante, o marketing de conteúdo é vital.
Mas produzir conteúdo não serve apenas para conseguir bons resultados no Google, mas também para atrair os consumidores. Os usuários buscam uma experiência diferente na relação com as marcas e estas, por sua vez, precisam oferecer algo mais. Qualidade de informação e conteúdo são essenciais para que você se torne uma autoridade do seu setor.
‘Retardatários’ também serão impactados pelo marketing digital
A internet aumentou a velocidade dos negócios, mas, em geral, podemos distinguir as empresas que já adotaram novas práticas daquelas que ainda estão abraçadas a procedimentos ultrapassados e, por isso, estão um pouco atrás de seus concorrentes.
Em 2015, a tendência é que a corrida para adaptação se torne ainda mais veloz por conta das pessoas que ainda são refratárias ao marketing digital. Estes indivíduos aceitarão melhor tais ferramentas online e as empresas terão de entender que a expansão de suas presenças pela internet não é uma moda passageira, mas uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing.