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Quatro estratégias para vender mais no Dia dos Pais

por Eduardo Zucareli Sexta-feira, 05 de agosto de 2022   Tempo de leitura: 8 minutos

Grande parte dos varejistas se planeja de acordo com o calendário de datas comemorativas, pois elas atraem muitos clientes à procura de produtos. Até aqueles consumidores que dizem que são apenas datas comerciais, no fim também se envolvem e acabam fazendo compras, seja para presentear alguém ou para aproveitar as promoções que surgem nesses períodos. E neste Dia dos Pais não vai ser diferente: a expectativa é de que as vendas no e-commerce superem os números do ano passado.

Lojas que querem aproveitar o Dia dos Pais devem planejar a atuação na data para aumentar taxas de conversão e ticket médio de consumidores.

O Dia dos Pais é uma das principais datas comemorativas do ano e, segundo dados da Neotrust, em 2021, as compras no varejo digital tiveram alta de 15,99% em relação ao ano anterior, gerando um faturamento de R$ 6,2 bilhões.

As lojas virtuais que desejam aproveitar este momento, devem começar o quanto antes a se planejar. E não basta qualquer ação, como uma simples publicação nas redes sociais parabenizando os pais pelo seu dia… É preciso planejar de forma estratégica a atuação na data comemorativa para aumentar as taxas de conversão de venda e o ticket médio dos consumidores. Acompanhe a seguir minhas dicas e implemente essas estratégias no seu negócio para vender mais nessa data.

1. Planeje uma campanha

Em datas comemorativas sazonais, para atrair o público conectado ao seu negócio, é importante planejar uma campanha antecipadamente, e isso inclui desde o aumento do estoque até a divulgação para chamar a atenção desses clientes.

Lembre-se de se comunicar adequadamente com a sua persona. Um varejo que tenha personas masculinas, mais velhas, da classe D e E, por exemplo, deve se comunicar de forma diferente de um e-commerce cujo público seja formado por mulheres jovens de classe B. Ajustado o tom da conversa com as personas do seu negócio para uma comunicação mais direcionada, vale a pena pensar em quais vantagens você vai oferecer para elas.

É claro que todo cliente espera descontos, mas que tal ir além ou, desta vez, testar estratégias diferentes? Confira algumas ideias:

  • Brindes da marca
  • Descontos progressivos
  • Edições Limitadas e kits personalizados
  • Frete grátis

2. Prepare seu e-commerce

Como falamos acima, o Dia dos Pais é uma das principais datas comemorativas do ano. Portanto, é preciso preparar o e-commerce para o aumento do fluxo de clientes. Assim como o estoque, o site também deve ter um cuidado especial, já que receberá mais usuários no período.

Além de ser responsivo, oferecendo qualidade na exibição dos produtos seja por qual dispositivo o usuário estiver navegando, o cliente deve ter um bom atendimento, caso necessite. Lembre-se de que as mensagens que estarão no website precisam ser claras e diretas!

3. Meio de pagamento diferenciado

A experiência do cliente durante a compra é o que fará com que ele volte ou não a comprar com a empresa. Além disso, a jornada do consumidor, desde o momento em que acessa o e-commerce, encontra o produto e decide fazer a compra, também é muito relevante. Mas sabe o que pode colocar tudo isso a perder? A falta de opções no checkout ou meios de pagamentos pouco ágeis, com muitas etapas ou fricções.

Para evitar que isso aconteça, é preciso oferecer meios de pagamentos inovadores e ir além do velho cartão de crédito ou do boleto.

O Pix parcelado é um dos meios que podem complementar as formas de pagamento do seu e-commerce e colaborar para uma experiência de compra positiva. Isso porque a compra pelo Pix parcelado pode ser aprovada em segundos, o cliente não precisa ter cartão de crédito e a compra pode ser parcelada em quatro vezes. Há ainda fintechs que oferecem esse serviço sem juros.

Para o varejista, além da satisfação do cliente, há a vantagem de já receber o total da compra no dia seguinte da venda. Outro benefício é que, com esse novo meio de pagamento, os riscos de inadimplência e chargeback não são repassados ao varejista, ficando sob a responsabilidade total da empresa de meio de pagamento.

4. Atenção na entrega

Mesmo depois da conversão de venda, o e-commerce ainda deve estar atento à entrega do produto, especialmente em datas comemorativas, como neste Dia dos Pais. Isso porque atrasos, especialmente nessas datas, são inadmissíveis. Como o seu negócio justificaria uma entrega feita em atraso depois do dia 14 de agosto, passado o Dia dos Pais? Não há como justificar! Além da possibilidade da devolução do produto, o e-commerce pode perder um cliente, já que a confiança na marca se perde e, junto com ela, todo o trabalho feito anteriormente com campanhas, aprimoramento do site, atendimento etc.

Por isso, lembre-se de que para traçar uma boa estratégia para vender mais no Dia dos Pais, o serviço de entrega deve estar bem estruturado para encerrar a experiência de compra do cliente da maneira mais satisfatória possível.

Faça o teste, utilize essas quatro estratégias neste Dia dos Pais e depois me conte a porcentagem de aumento de vendas no seu e-commerce.

Leia também: Dia dos Pais: média de valor gasto este ano será 20% maior do que em 2021, revela Shopee

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