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Quatro estratégias para vender mais no Dia dos Pais

Por: Eduardo Zucareli

Profissional com larga experiência em Gestão Comercial, Gestão de empreendimentos generalistas, Gestão de Mix de Lojistas, Mercado Varejista nacional e internacional. Participação no desenvolvimento de projetos comerciais voltados para empresas multinacionais ou nacionais, startups, empreendimentos de shopping center ou em concessionárias de aeroportos.

Grande parte dos varejistas se planeja de acordo com o calendário de datas comemorativas, pois elas atraem muitos clientes à procura de produtos. Até aqueles consumidores que dizem que são apenas datas comerciais, no fim também se envolvem e acabam fazendo compras, seja para presentear alguém ou para aproveitar as promoções que surgem nesses períodos. E neste Dia dos Pais não vai ser diferente: a expectativa é de que as vendas no e-commerce superem os números do ano passado.

Lojas que querem aproveitar o Dia dos Pais devem planejar a atuação na data para aumentar taxas de conversão e ticket médio de consumidores.

O Dia dos Pais é uma das principais datas comemorativas do ano e, segundo dados da Neotrust, em 2021, as compras no varejo digital tiveram alta de 15,99% em relação ao ano anterior, gerando um faturamento de R$ 6,2 bilhões.

As lojas virtuais que desejam aproveitar este momento, devem começar o quanto antes a se planejar. E não basta qualquer ação, como uma simples publicação nas redes sociais parabenizando os pais pelo seu dia… É preciso planejar de forma estratégica a atuação na data comemorativa para aumentar as taxas de conversão de venda e o ticket médio dos consumidores. Acompanhe a seguir minhas dicas e implemente essas estratégias no seu negócio para vender mais nessa data.

1. Planeje uma campanha

Em datas comemorativas sazonais, para atrair o público conectado ao seu negócio, é importante planejar uma campanha antecipadamente, e isso inclui desde o aumento do estoque até a divulgação para chamar a atenção desses clientes.

Lembre-se de se comunicar adequadamente com a sua persona. Um varejo que tenha personas masculinas, mais velhas, da classe D e E, por exemplo, deve se comunicar de forma diferente de um e-commerce cujo público seja formado por mulheres jovens de classe B. Ajustado o tom da conversa com as personas do seu negócio para uma comunicação mais direcionada, vale a pena pensar em quais vantagens você vai oferecer para elas.

É claro que todo cliente espera descontos, mas que tal ir além ou, desta vez, testar estratégias diferentes? Confira algumas ideias:

  • Brindes da marca
  • Descontos progressivos
  • Edições Limitadas e kits personalizados
  • Frete grátis

2. Prepare seu e-commerce

Como falamos acima, o Dia dos Pais é uma das principais datas comemorativas do ano. Portanto, é preciso preparar o e-commerce para o aumento do fluxo de clientes. Assim como o estoque, o site também deve ter um cuidado especial, já que receberá mais usuários no período.

Além de ser responsivo, oferecendo qualidade na exibição dos produtos seja por qual dispositivo o usuário estiver navegando, o cliente deve ter um bom atendimento, caso necessite. Lembre-se de que as mensagens que estarão no website precisam ser claras e diretas!

3. Meio de pagamento diferenciado

A experiência do cliente durante a compra é o que fará com que ele volte ou não a comprar com a empresa. Além disso, a jornada do consumidor, desde o momento em que acessa o e-commerce, encontra o produto e decide fazer a compra, também é muito relevante. Mas sabe o que pode colocar tudo isso a perder? A falta de opções no checkout ou meios de pagamentos pouco ágeis, com muitas etapas ou fricções.

Para evitar que isso aconteça, é preciso oferecer meios de pagamentos inovadores e ir além do velho cartão de crédito ou do boleto.

O Pix parcelado é um dos meios que podem complementar as formas de pagamento do seu e-commerce e colaborar para uma experiência de compra positiva. Isso porque a compra pelo Pix parcelado pode ser aprovada em segundos, o cliente não precisa ter cartão de crédito e a compra pode ser parcelada em quatro vezes. Há ainda fintechs que oferecem esse serviço sem juros.

Para o varejista, além da satisfação do cliente, há a vantagem de já receber o total da compra no dia seguinte da venda. Outro benefício é que, com esse novo meio de pagamento, os riscos de inadimplência e chargeback não são repassados ao varejista, ficando sob a responsabilidade total da empresa de meio de pagamento.

4. Atenção na entrega

Mesmo depois da conversão de venda, o e-commerce ainda deve estar atento à entrega do produto, especialmente em datas comemorativas, como neste Dia dos Pais. Isso porque atrasos, especialmente nessas datas, são inadmissíveis. Como o seu negócio justificaria uma entrega feita em atraso depois do dia 14 de agosto, passado o Dia dos Pais? Não há como justificar! Além da possibilidade da devolução do produto, o e-commerce pode perder um cliente, já que a confiança na marca se perde e, junto com ela, todo o trabalho feito anteriormente com campanhas, aprimoramento do site, atendimento etc.

Por isso, lembre-se de que para traçar uma boa estratégia para vender mais no Dia dos Pais, o serviço de entrega deve estar bem estruturado para encerrar a experiência de compra do cliente da maneira mais satisfatória possível.

Faça o teste, utilize essas quatro estratégias neste Dia dos Pais e depois me conte a porcentagem de aumento de vendas no seu e-commerce.

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