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Estratégias de promoção de vendas para janeiro, o mês da liquidação

Por: Sofia Asis

É formada em Administração de empresas pelo Insper e, hoje, trabalha como Gerente de Contas Digitais do Pagar.me.

Os meses de novembro e dezembro são considerados como ótimos períodos para estimular o desejo de compra no consumidor, principalmente em razão da Black Friday e do Natal. Contudo, com o fim da temporada de compras para essas duas ocasiões, janeiro passa a ser então considerado como o mês da liquidação.

Isso acontece porque, mesmo que as datas sazonais proporcionem excelentes resultados de vendas nos mais diversos segmentos, no início do ano a preocupação é outra. A exemplo de vender o estoque remanescente e, obviamente, equilibrar os lucros num momento onde consumidores estão com diferentes pendências. Afinal, essa época há material escolar, matrícula de escola, impostos a serem pagos…

A promoção de vendas, então, vem à tona como a melhor alternativa para driblar a diminuição das vendas e alcançar bons resultados nesse período. Ela proporciona estratégias eficazes para promover o seu produto ou serviço e atrair o consumidor até a sua loja virtual.

Neste artigo, separamos as principais estratégias para você alavancar suas vendas e aumentar seu faturamento consideravelmente. Entretanto, vale lembrar que cada uma delas deve ser utilizada para um objetivo específico, que deverá ser definido com base em um planejamento antes de iniciar a promoção. Confira!

Promoções exclusivas

Além de contribuírem para a fidelização de clientes, as promoções exclusivas possibilitam que sua loja virtual realize o lançamento de produtos para chamar a atenção do público. Uma boa maneira de ter um retorno satisfatório é presenteando com algum desconto exclusivo seus consumidores mais fiéis ou que estão fazendo aniversário. Isso fará com que outras pessoas também queiram receber as mesmas vantagens. E, para isso, precisarão comprar os produtos vendidos em sua loja online.

Compre um e leve outro pela metade do preço

Essa estratégia é bastante utilizada no varejo tradicional e também pode ser aplicada em sua loja virtual. Ela tem o poder de estimular naquele cliente que queria comprar apenas um produto a vontade de garantir outro pela metade do preço original. Para isso, considere colocar nessa promoção os produtos que venderam menos no ano anterior. Assim, conseguirá aumentar o giro deles.

Entretanto, quando for implementar essa estratégia no seu site, atente à duração da campanha. Ela não deverá ser muito longa nem muito curta. O mais recomendado é fazer promoções com duração de uma semana.

Entrega grátis

Oferecer entrega grátis é uma ótima maneira de agradar os consumidores. Além disso, essa estratégia aumenta as vendas e ajuda sua loja virtual a atrair visitantes. Mas é preciso se lembrar de que ela nem sempre vale a pena. Por isso, verifique se seu negócio tem condições de disponibilizá-la. E, caso a resposta seja não, estipule um valor mínimo de compra para conceder o envio grátis.

Um exemplo que serve de base para mostrar a eficácia dessa estratégia é o caso da Click Sophia. De acordo com Daniel Mozer, CEO da empresa, no período que antecede a Black Friday, a loja virtual colocou o site inteiro com frete grátis para compras acima de R$ 149, em vez do valor original, que era de R$ 299. Foi a primeira promoção de frete grátis realizada pela loja. Segundo Mozer, a conversão aumentou expressivamente, mostrando o quanto o consumidor dá valor a esse tipo de promoção.

Descontos em produtos relacionados

Essa estratégia é mais utilizada em produtos que são, de certa forma, interligados. Por exemplo: seu cliente colocou no carrinho uma mala para viagem. Então, o seu site oferece um desconto de 10%, 20%, 30% ou o quanto preferir em uma necessaire que combine com a mala. Assim, você acaba estimulando no consumidor a vontade de levar dois produtos ao invés de um.

Contudo, lembre-se sempre da importância de oferecer um desconto real para jamais cair no erro de oferecer um desconto falso. Seu cliente precisa perceber que está tendo uma vantagem por decidir comprar aqueles produtos naquele dia.

Evite também fazer desconto progressivo quando o preço do produto já for muito baixo, quase de atacado. Dois tipos de descontos bons a serem oferecidos são:

  • 10% em compras acima de R$ 100 no boleto;
  • Frete grátis nas compras acima de R$ 299.
  • Cupom de desconto

Outra estratégia para atrair clientes em janeiro é oferecer um cupom de desconto a quem adquirir algum produto em sua loja virtual. Ele encarará como uma recompensa por ter comprado algo de você e sentirá vontade de aproveitar a vantagem recebida. Contudo, vale lembrar que isso também tem efeito em consumidores que nunca compraram no site. Ao notarem o desconto oferecido, se sentirão atraídos por ele e buscarão aproveitá-lo.

É importante que o e-commerce faça descontos específicos para as pessoas que estão esperando para comprar produtos na promoção. É por isso que a melhor forma de dar desconto é por meio de cupons, divulgando-os nas mídias sociais da loja. Dessa forma, você mantém os clientes que entram no site para comprar independentemente de desconto. O mesmo vale ao cliente que estiver esperando o desconto para comprar: também vai conseguir usar o cupom e vai sair satisfeito. Ou seja, todos saem ganhando.

Liquidação ou “queima de estoque”

Essa estratégia também é considerada como uma excelente maneira de aumentar as vendas em janeiro. Além de possibilitar que um produto de giro insatisfatório seja vendido, permite vender todo o estoque remanescente de 2018 para poder solicitar uma nova coleção. Contudo, para que ela dê certo, é preciso saber como fazer uma liquidação online. Afinal, o principal objetivo dessa estratégia é vender os produtos que sobraram do ano anterior.

Diante de tudo isso, uma coisa é certa: para vender mais é preciso estimular o consumidor a comprar. Então, investir em estratégias de promoção de vendas para o mês da liquidação é um ótimo jeito de gerar demanda e, consequentemente, vendas para a sua loja virtual.

Por fim, a nossa dica de ouro! Se seu objetivo é ter um ano mais produtivo, jamais subestime os resultados de uma boa promoção de vendas. Reajuste seus preços e tome cuidado na hora de definir os descontos. O grande intuito é que você saia ganhando, não perdendo.

Além disso, não se esqueça de algo essencial para que suas estratégias tenham efeito: a divulgação! É preciso divulgar via Facebook, Google e e-mail marketing o que sua loja está oferecendo pata todos perceberem a vantagem daquela oportunidade — e que precisam usufruir o quanto antes. Para isso, deixe as promoções limitadas às ações de divulgação nas mídias e não divulgue todas as ofertas na homepage do seu site. Ou seja, prefira sempre divulgar mais nas mídias do que na homepage.