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Estratégias de mídia social para aumentar as vendas no e-commerce

por Burc Tanir Terça-feira, 21 de maio de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

Considerando a sua estratégia de comércio eletrônico, onde está vendendo seus produtos? Somente em seu e-commerce? Conhece a sua gama de preços? Bem, se esse é o seu caso, então você está perdendo muito dinheiro. Especialmente se não tiver considerado as mídias sociais como uma maneira viável de aumentar sua receita.

Seu e-commerce já não é a única maneira que pode vender seus produtos. Se você deseja estar presente no mundo online em vários canais, agora isso é possível. E, de fato, altamente incentivado.

As mídias sociais são visitadas por dezenas de milhões de pessoas. Portanto, é mais importante do que nunca melhorar a maneira como você usa as mídias sociais para o seu e-commerce — certamente aumentará o lucro gerado. No presente artigo, vamos analisar como as principais marcas do mundo estão usando as mídias sociais. Tanto para aumentar seus lucros, gerar mais vendas e usar canais de varejistas de terceiros como intermediários. Se você está pronto, então vamos começar.

O crescimento das mídias sociais

Quando surgiram as mídias sociais, o seu principal objetivo era conectar as pessoas. Por exemplo, você adicionaria seus amigos no Facebook para acompanhar o que eles estavam fazendo com suas vidas. Com o tempo, as diversas plataformas cresceram, o que significa que as marcas reconheceram o potencial de cada mídia social. Elas perceberam que existem milhões de pessoas que já usam esses aplicativos diariamente e descobriram maneiras de capitalizar essa presença e gerar vendas.

Isso nos traz ao momento atual, onde a maioria das marcas implementa alguns elementos das mídias sociais em sua estratégia geral de marketing. Contudo, o que a maioria das marcas não sabe é: ao implementar a estratégia da maneira correta, é possível usá-la para aumentar a receita e as vendas.

Quando você reflete sobre isso, percebe que os clientes estão online, em seus dispositivos móveis e computadores, e são geralmente seres sociais no que tange a internet. Eles não têm problemas em compartilhar informações sobre as coisas que amam (e odeiam), tampouco usar as mídias sociais para encontrar novos produtos para comprar.

Portanto, você pode usar as mídias sociais para encontrar clientes antes de eles visitarem sua loja. Mas, saber onde se colocar nas mídias sociais é uma luta travada por muitos profissionais de marketing de comércio eletrônico.

Relativamente a dados demográficos, existem:

  • 1,71 mil milhões de usuários ativos no Facebook todos os meses;
  • 500 milhões de usuários ativos no Instagram todos os meses;
  • 150 milhões de usuários ativos no Snapchat todos os dias;
  • 313 milhões de usuários ativos no Twitter todos os meses;
  • 100 milhões de usuários ativos no Pinterest todos os meses.

Mas não se deixe enganar pelos números. Você pode ver esse grande número de pessoas e concluir que vale a pena marcar presença em todas as mídias sociais. Isso não é verdade. A menos que você tenha recursos e mão de obra suficientes dentro de sua empresa para usar todas as mídias sociais de maneira eficaz, você deve usar apenas as mais importantes para sua loja de comércio eletrônico.

Se você tem dificuldade em escolher quais as mídias sociais que lhe dariam melhor retorno sobre investimento, então siga o conselho abaixo.

Embora o Facebook possua o público maior, não significa que seja a mídia social certa para você. A maior vantagem do Facebook em termos de mídia para e-commerce é seu recurso de segmentação para anúncios. Você pode se tornar altamente direcionado às pessoas que quer atrair para sua loja.

No entanto, tenha em mente que será difícil usar a plataforma como canal de aquisição de clientes de forma orgânica. Por isso, se não possui um orçamento grande, o Facebook pode não ser a mídia social certa para você.

O Twitter é uma ótima plataforma para uma conversa direta com o cliente, tal qual para fornecer atualizações. Ele também é ótimo para atendimento ao cliente. Contudo, se estiver planejando usar essa plataforma, vale verificar previamente se consegue uma boa taxa de resposta.

A plataforma visual do Pinterest é muito útil para os proprietários de e-commerces que desejam usar as mídias sociais para aumentar a receita. Sua plataforma de anúncios também é muito mais barata do que a do Facebook. Além disso, os usuários podem comprar diretamente na plataforma por meio de seus botões integrados — permitem efetuar compras.

O Instagram é um sucesso entre os usuários da geração Y. Eles passam a maior parte do tempo observando selfies e imagens criativas enviadas pelos amigos e marcas que eles seguem. Sua plataforma de anúncios é semelhante à do Facebook. Mas, mesmo em postagens orgânicas, permite vender seus produtos diretamente para o clientes.

As pessoas estão falando sobre você. Ofereça uma plataforma para elas usarem

Uma das particularidades das mídias sociais é: mesmo que você não marque presença, as pessoas podem (e vão) falar sobre você nelas. Elas podem dizer coisas positivas e promover (gratuitamente) sua loja, encorajando seus amigos a também comprar seus produtos. O que é ótimo, óbvio.

Mas, e se elas não disserem coisas positivas? E se elas estiverem preocupadas com algo e você não está lá para abordar o problema? Ou pior: e se elas estiverem aconselhando ativamente outras pessoas a evitar sua loja, como se fosse a praga?

Se você não estiver presente nas mídias sociais, você não pode intervir em nenhuma dessas situações.

Por exemplo: apesar de a Chilly’s ter uma conta no Twitter, seria ótimo se ela pudesse se conectar
com esse usuário do Twitter. Afinal, ele está tentando comprar ativamente um de seus produtos, mas está com problemas devido a problemas técnicos.

Se o sucesso do comércio eletrônico for motivado pelo tráfego do site e as mídias sociais forem um fator essencial para aumentar o tráfego do site, rapidamente se tornará evidente que agora, mais do que nunca, é extremamente importante ter uma presença ativa em pelo menos uma mídia social.

Se você apresenta sua marca nas mídias mas não interage, certamente não é um bom caminho. todavia, ao assumir sua presença e interagir nas conversações, você começa a criar conexões e relacionamentos. Esses, sim, certamente ajudarão o seu e-commerce a vender mais produtos.

Não esqueça de medir e analisar

Como se costuma dizer, o que se mede, se melhora. Então, é preciso observar constantemente seus resultados atuais para ver áreas nas quais você pode melhorar sua estratégia de mídias sociais. Do contrário, correrá o risco de ficar em desvantagem em relação à concorrência, que continua otimizando suas estratégias.

Permanecer ativo nas mídias sociais é ótimo para manter seus fãs engajados, aumentar a conscientização de sua loja e aumentar as vendas. Mas você deve analisar qual será a melhor maneira de definir e desenvolver esse processo.

Assim, você poderá atribuir seus esforços com as mídias sociais às suas metas gerais de negócios e ver se isso está gerando um ROI positivo.

Quando você acompanha seus esforços nas mídias sociais, pode detectar que uma determinada plataforma não gera tantas vendas quanto você gostaria. Agora, cabe a você descobrir se isso é devido à má seleção de plataformas ou ao uso inadequado da própria plataforma.

Conclusões

Nesse artigo, analisamos algumas maneiras que você pode usar os canais de redes sociais para sua própria marca de e-commerce, a fim de aumentar o lucro e a receita geradas para seu negócio.

Abordamos como você pode usar vários canais sociais para vender produtos diretamente aos clientes — sem que eles precisem ir à sua loja. Também vimos que as pessoas estão falando sobre você nas redes sociais. E, por isso, deve usá-las para interagir nessas conversas.

Conversamos sobre como é possível mostrar seu valor muito mais facilmente ao usar de maneira eficaz as mídias sociais. E, consequentemente, como isso te permite cobrar mais dinheiro a seus potenciais clientes.

Por fim, estabelecemos que você deve medir e avaliar a eficácia de cada estratégia empregada para garantir o efeito positivo no seu negócio como um todo.

As mídias sociais já tiveram (ou desempenham) um efeito positivo em seu e-commerce? Comente aqui abaixo.

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