Estratégias de marketing online para o e-commerce

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quinta-feira, 29 de março de 2012
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Com o passar do tempo e com o constante avanço tecnológico, o marketing digital oferece, cada vez mais, a oportunidade de investimento em áreas que até então não estavam sendo muito exploradas.  Hoje, se você quer ser competitivo no mercado, precisa estar atento a essas tendências e adaptar suas ações em ritmo acelerado.

Para que você não fique para trás, listamos aqui os principais tópicos, que  são  tendências consolidadas e precisam estar presentes em suas ações.

1. Investimento em mobile marketing

As plataformas móveis invadiram o mercado e já conquistaram os consumidores. Cada vez mais as pessoas estão acessando todos os tipos de conteúdo através de celulares, tablets, etc, e como não poderia deixar de ser, as empresas já perceberam a necessidade de investir em ações de marketing específicas para este tipo de navegação, para se aproximar dos usuários com este perfil voltado a mobilidade.

Vale lembrar que para conseguir se destacar neste segmento tão competitivo, é preciso criar diferenciais que chamem a atenção dos usuários. A criação de aplicativos que facilitem o acesso aos conteúdos que você deseja divulgar e a integração destes aplicativos com outros canais são itens fundamentais para o sucesso.

2.  Otimização de resultados a partir de estratégias de SEM

O SEM é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada, principalmente por sites de e-commerce. Estes sites tem que se destacar dos diversos concorrentes que estão à distância de apenas um clique. Por isso torna-se indispensável conseguir visibilidade nas páginas de busca. Ser a primeira empresa citada pode pesar muito na escolha dos consumidores.

As estratégias de SEM, são aplicadas para garantir um bom posicionamento nos resultados das buscas para as palavras-chave mais utilizadas em determinados segmentos. Elas não visam apenas os resultados naturais de busca, mas todas as formas de exibição que os mecanismos podem oferecer. Um estudo divulgado pelo Benchmark Report 2012 Search Marketing – SEO,publicado pela MarketingSherpa revelou que atualmente, nos EUA, 43% dos profissionais de marketing estão investindo em estratégias de otimização de buscas locais e cerca de 36% já estão em processo de otimização destas buscas.  

Devido a suas características pontuais, com prazos determinados, custos facilmente mensuráveis e baixo risco, não irá demorar muito para que os investimentos em SEM disparem aqui no Brasil também.

3. Políticas de Privacidade

A questão da privacidade online é, e ao que tudo indica, sempre será um tema muito importante que passará por ajustes cada vez mais rigorosos. No caso dos sites de comércio eletrônico essa questão se torna ainda mais séria, uma vez que lidam com dados pessoais dos usuários cadastrados no site.

Por isso, é preciso estar atento à atualização da Política de Privacidade publicada em seu site. As questões legais estão sendo constantemente alteradas, o que exige atenção e cuidado redobrado para não manter uma publicação com implicações antigas.

Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, além de precisar avisar os usuários com qual finalidade você está coletando seus dados pessoais, é preciso oferecer a estes usuários a oportunidade de controlar a maneira como seus dados serão utilizados pelo site. Lembrando que estas definições são aplicadas inclusive para a permissão de cookies e não apenas nas ações de marketing direto.

4. O uso do PPC (pay-per-click) nas ações de marketing

Segundo a pesquisa Search Marketing Benchmark Report PPC Edition 2012divulgada no site daMarketing Sherpa, 41% das empresas fazem uso formal das técnicas de PPC em suas ações de marketing, 33% utilizam os recursos informalmente enquanto apenas 22% não possuem nenhum processo de PPC.

O PPC é um tipo de ação muito utilizada em procedimentos primários de marketing, ou seja, quando uma empresa quer testar a eficiência e o alcance de suas ações e antes de investir pesado nesta ação prefere monitorar o impacto que ela irá causar nos consumidores. O modelo de PPC utiliza anúncios pagos em diversos tipos de sites e funciona da seguinte forma: Toda vez que este anúncio recebe um clique, a empresa paga um determinado valor para o site que está veiculando a publicidade. Este valor pode variar de acordo com a palavra-chave escolhida e o espaço que este anúncio ocupa no site.

Esta pode ser uma boa alternativa para empresas que não contam com uma verba intensa para as ações de marketing e não querem se arriscar com peças que talvez não gerem resultados.

5. A força do email marketing

O email marketing faz parte das estratégias de comunicação de empresas dos mais diversos segmentos. De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, IBGE e IBOPE, o email ainda é o principal motivo de acessos a internet no Brasil, o que faz com que o email marketing ainda seja um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seus clientes.

Por suas características de mídia de massa, o email marketing oferece uma oportunidade única de criação de relacionamentos e identidade das marcas com seus públicos. Além disso, quando aliado às novas tecnologias, amplifica sua proporção de alcance e permite uma intensa segmentação das mensagens, que estão sendo enviadas para públicos cada vez mais específicos e interessados, o que gera respostas ainda mais rápidas e eficientes.

Integrando o email marketing com as redes sociais, por exemplo, você consegue se aproximar ainda mais de seus clientes ao oferecer a eles a oportunidade de se manifestar e se comunicar de maneira direta. Contudo, vale a pena lembrar que o email marketing só funciona se for enviado com o prévio consentimento dos usuários.

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