Estratégias de conteúdo para Youtube

por Augusto Custodio Terça-feira, 04 de julho de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Por que o conteúdo em vídeo está crescendo tanto?

O modo como as pessoas realizam pesquisas e consomem seus conteúdos está mudando dia após dia, em uma velocidade fora do comum. Essas mudanças afetam diretamente o modelo tradicional de comunicação que estamos acostumados até hoje e novas estratégias ganham espaço nas relações entre marcas e consumidores.

O que é realmente interessante sobre o panorama atual é o rápido aumento de exibições de vídeo nas telas de dispositivos móveis. Segundo a Cisco, os vídeos online serão responsáveis por 72% de todo o uso da Internet em 2019 e que os orçamentos para anúncios de vídeo em dispositivos móveis aumentarão 70%.

Qual o papel do YouTube nesse cenário em forte crescimento?

O panorama atual da mídia está mudando: 85% dos adultos com idades entre 18 e 49 anos usam vários dispositivos ao mesmo tempo, e dois terços acessam o YouTube em uma segunda tela enquanto assistem à TV em casa.

O que torna o YouTube único é que a plataforma quebra uma barreira e convida os espectadores a participar de uma experiência interativa de visualização a qualquer momento, em qualquer lugar e em diferentes telas.

A cada minuto, mais de 400 horas de conteúdo são enviadas para o YouTube com o intuito de ensinar, entreter e inspirar espectadores. O YouTube alcança mais de 1 bilhão de espectadores únicos em todo o mundo.

Esses espectadores não assistem ao conteúdo de maneira passiva, como era de costume quando pensamos em formatos de mídias tradicionais como TV, rádio e impressos. Agora, esse espectador se envolve e compartilha constantemente conteúdos em comunidades de pessoas como eles.

O envolvimento do público do YouTube abre oportunidades para criadores de conteúdo, marcas e anunciantes conquistarem seu público em momentos estratégicos na jornada do consumidor. Isso é o que chamamos de micro-moments. Os micro-moments ocorrem quando pessoas procuram instintivamente um dispositivo (cada vez mais, através do celular) para aprender, fazer, descobrir, assistir ou comprar algo.

Quem faz parte do YouTube?

Espectadores – Normalmente vêm ao YouTube para se divertir, aprender e participar de uma comunidade interativa. Eles criam o público variado do YouTube que as marcas e os criadores de conteúdo querem alcançar.

Criadores de conteúdo – Vêm ao YouTube para se expressar e compartilhar sua criatividade. Os que tiverem ótimo conteúdo e seus públicos envolvidos podem transformar o canal do YouTube em uma empresa.

Anunciantes – Enxergam o YouTube como uma forma de alcançar seus potenciais clientes. Eles compram anúncios e distribuem o conteúdo para pessoas com o perfil de consumidor de seus produtos ou serviços.

Prêmios para criadores de conteúdo

Botão Play de ouro: 1 milhão de inscritos

Botão Play de prata: 100.000 inscritos

YouTube premia os criadores de conteúdo como com um Botão Play de prata, ouro ou diamante. Uma forma de incentivar e registrar um marco importante no crescimento de qualquer profissional que utiliza a plataforma como canal de mídia.

Como empresas e criadores de conteúdo devem se posicionar?

O primeiro passo é saber exatamente quem é o seu público. Depois disso é criar um formato de comunicação consistente, objetivo e que entregue valor para quem assiste.

Pessoas estão sedentas por conteúdo de qualidade. E ser criativo e entregar informações relevantes, que ajudam outras pessoas será um grande diferencial.

Quando você começa a criar vídeos, é importante desenvolver um estilo de criação pessoal. Seu conteúdo deve ter um formato de história,  que deve envolver, emocionar, dar segurança e estimular pessoas a interagirem com sua marca ou negócio.

Seja descoberto e alcance grande visibilidade

Os espectadores podem encontrar seus vídeos em diversos lugares do YouTube e você pode usar algumas estratégias para aumentar a visibilidade:

  • Crie títulos envolventes para seus vídeos;
  • Utilize sempre os campos de descrição do vídeo com informações complementares;
  • Os formatos de publicidade do YouTube podem ajudar você a alcançar um público ainda maior
  • Compartilhe seus vídeos em plataformas sociais;
  • Para conteúdos que possam atrair espectadores de diversos países ou que falem outros idiomas, adicione uma descrição traduzida;
  • Aproveite ao máximo todos os metadados. Isso inclui título, descrição, tags, categoria, miniatura, legendas e closed captions;
  • O YouTube Analytics fornece relatórios com informações importantes sobre o desempenho de cada vídeo. Esses dados podem ajudar muito nas suas estratégias de criação de conteúdo.

Ganhe dinheiro com o YouTube

Os principais ingredientes para ter um canal rentável no YouTube são: uma comunidade engajada e leal e um fluxo constante de vídeos. A plataforma do YouTube permite que você gere receita com vídeos de sucesso.

O YouTube conecta seu canal aos anunciantes pagantes para que você possa se concentrar no que faz melhor: criar conteúdo. Na maioria dos casos, você é pago quando os espectadores assistem os anúncios.

Você também pode gerar receita por meio de inscrições no YouTube Red. Os assinantes do YouTube Red pagam uma taxa recorrente para terem benefícios especiais, como assistir vídeos do YouTube sem anúncios. O valor que você ganha do YouTube Red é calculado com base em quanto tempo os assinantes passam assistindo seu conteúdo em comparação com outros conteúdos.

É lógico que estas estratégias de monetização podem variar de negócio para negócio. Pode ser que para alguns a grande fonte de receita não venha da remuneração feita diretamente pelo YouTube, e sim a partir da utilização da plataforma para alcançar visibilidade.

De alguma forma essa visibilidade se transformará em benefícios diretos para essa marca ou negócio. Afinal de contas, no final de tudo, o grande objetivo é transformar todo esse esforço em retorno financeiro.

E por último, mas não menos importante é o conteúdo em vídeo ao vivo

Com o YouTube ao vivo, você pode fazer transmissões ao vivo em tempo real no seu canal do YouTube. É uma maneira rápida e autêntica de se conectar com seu público.

Use a transmissão ao vivo para compartilhar experiências, oportunidades, eventos, notícias e até promoções instantâneas. Você pode inclusive utilizar essas estratégias para levar pessoas até seu espaço físico, como lojas, restaurantes, bares e outros segmentos de comércio.

É importante que você planeje bem todas as etapas! De preferência envolva um profissional de marketing com experiência nesse tipo de ação. Utilize muita criatividade, envolva-se com seu público e sempre pense em formas inovadoras de produzir o seu conteúdo.

Um forte abraço, sucesso e até a próxima!

Republicado com autorização do autor. Originalmente publicado em: http://augustocustodio.com/blog/estrategias-de-conteudo-para-youtube/

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