Logo E-Commerce Brasil

Estratégia no conteúdo para elevar o tráfego e as vendas no e-commerce

Por: Jonathan Wommer

Coordenador de Marketing na Europlus Operadora, especialista em projetos digitais com foco em metodologia ágil para e-commerce e professor de Marketing e Marketing Digital. Com formação em Marketing e MBA em Gestão de Projetos pela USP.

O mundo do comércio eletrônico sempre em constante evolução, com novas ideias que se sobrepõem ao tradicional. No entanto, o principal objetivo continua a ser o mesmo, ou seja, uma melhor visibilidade de sua loja ou marca. Faz tempo que palavra-chave, densidade de páginas, são usadas para dominar os algoritmos de busca. Hoje, os motores de busca, especialmente o Google, estão com fome de alta qualidade e conteúdo relevante. Esta é a razão que muitos comércios eletrônicos estão reorganizando a importância da posição e da qualidade do conteúdo. Além disso, eles estão revendo a sua estratégia de marketing de conteúdo para aumentar o tráfego e as vendas da sua loja.

Marketing de conteúdo

Para qualquer site de comércio eletrônico, o tráfego relevante é uma obrigação. O Desafio é reunir este tráfego a partir de diferentes canais digitais. Conteúdo de marketing surgiu como a nova arma para os comerciantes online. Com os desenvolvimentos feitos pelos principais motores de busca, especialmente o Google, a necessidade de conteúdo de alta qualidade aumentou tremendamente, marketing de conteúdo é basicamente uma tática de marketing online de criação e distribuição de conteúdo relevante, tendo em mente o comportamento do consumidor.

Por meio de marketing de conteúdo, você vende o seu negócio sem realmente vendê-lo. Você instiga o lado curioso de seu cliente, fornece-lhes informações relevantes através de seus blogs, infográficos, newsletters e-mail, estudos de caso, as mensagens de mídia social, etc., e desenvolve uma fidelidade à marca para seus clientes potenciais. Quando se cria uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo, pode também ajudar na busca no seu site rank para uma melhor visibilidade.

Dicas para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz

O requisito básico e apenas para criar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo é oferecer alta qualidade e conteúdo atraente. Isto não só irá informar seus clientes, mas também poderá construir relacionamentos leais com seus clientes. Você não sabe muito bem sobre como dar o primeiro passo para a construção de estratégia de marketing de conteúdo para seu site de comércio eletrônico? Confira a seguir dicas básicas, mas poderosas para fornecer o máximo de benefícios.

Pesquisar e Investigação antes de escrever

Confira o que exatamente as pessoas querem saber relacionando isso ao seu negócio. Faça uma pesquisa sobre os temas que podem interessar seu cliente potencial. Verifique no Google Adwords e nos principais motores de busca para procurar palavras-chave úteis. Além disso, você pode dar uma olhadinha do que temas seus concorrentes ou o que o mercado está fazendo. Você também pode levar em conta suas experiências pessoais ou ações de mídia social e tweets para saber o que interessa a seus clientes.

Escrever para informar e para não vender

Quando se trata de blogs ou estudos de casos, não se deve exagerar. Estas são as seções onde os visitantes realmente não se preocupam com você. Tudo que eles querem é informação relevante sobre o tema que eles têm procurado. Aproveite e faça-o ganhar a sua atenção, fornecendo o que eles realmente querem. Mas, certifique-se que você forneça informações sobre o seu negócio. Por exemplo, se você está lidando com produtos eletrônicos, informações sobre as últimas tendências da moda é irrelevante para o seu negócio, bem como seus clientes potenciais. Ocasionalmente, você pode promover o seu site ou seus produtos/serviços, ligando-os com os benefícios de seus clientes.

Fornecer evidências

Vincular uma forte história por trás ou link para provar o seu conteúdo. Ao fornecer provas sob a forma de estudos de caso, os resultados da pesquisa ou depoimentos, você pode facilmente convencer seus potenciais clientes sobre o seu produto e serviços. Esses tipos de write-ups obtém boas parcelas em mídia social, o que aumenta ainda mais a sua visibilidade da marca.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!

Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br