Estratégia: Facebook Para Vendas

por Felipe Spina Segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ok, se você pensar no ano passado o que você realizou durante as estratégias para vender dentro da plataforma Facebook, não vai poder usar novamente o mesmo plano. Dê uma olhada de como acompanhar os números:

Todo sucesso que foi fruto dos esforços de marketing para seu e-commerce, que também veio da sua Facebook Page ou FanPage, foi um aprendizado de relacionamento com seus fãs e clientes, principalmente no crescimento de reconhecimento de marca (Brand awareness) através da cobertura de impacto de usuários dentro do Facebook, que cobre 75% da internet brasileira. Estou falando de 65 Milhões usuários em Dezembro de 2012 (fonte: Social Bakers http://www.socialbakers.com/blog/1290-10-fastest-growing-countries-on-facebook-in-2012)

Agora é tempo de definir novas abordagens e focar no que realmente importa. Veja 7 resoluções para ajudar na sua estratégia para vender e fidelizar clientes em Facebook Marketing, acompanhando as métricas:

1. Crie uma estratégia social embasada com as origens do objetivo da sua marca.

Pode parecer obvio, mas não é fácil de se distrair da estratégia com as novas mudanças do Facebook tanto de post como de aplicativo, não perca o objetivo final.

2. Defina e acompanhe 3 KPIs  sociais 

Não deixe de incluir metas para seus objetivos de marketing, principalmente ter disciplina para alinhar as metas definidas e acompanhar o desempenho na analise dos dados obtidos.

3. Desenvolva um plano de sucesso para entrega da estratégia e KPIs.

Isso requer ideias para ativar dentro de sua base feita durante 2012, não recicle as ideias do ano anterior. Renove e inove.

4. Seja “always-on” presente para fazer mais efetivamente em escala.

Na sua campanha, desenvolva atividades que envolva o potencial do seu público-alvo, tanto como mídia paga como mídia free envolvendo outras mídias que trabalhem com seu público para que ele se envolva na conversão da sua meta e na verba investida.

5. Acompanhe o andamento

Veja realmente se o KPI definido está sendo efetivo para o objetivo, deixe isso como rotina (semanal ou mensal).

6. Atue onde você está procurando

Não somente acompanhar as métricas do relatório, mas estabelecer o que está funcionando e quais foram os aprendizados, a maneira mais prática de compartilhar com seu time e o que pode ser melhorado.

7. Seja ousado!

Faça um projeto piloto e invista em mídia para testar novas oportunidades. Aloque 20% de sua verba para testar e aprender.

Pense também em sincronizar seus Fãs da página para uma base de CRM ou email marketing para continuar com atividades fora do Facebook.

Tente iniciativas que use mobile pelo número de usuários que estão usando a plataforma também pelo celular.

Mantenha a casa em ordem para estar presente nos passos citados acima. Assim estará pronto para seguir o longo caminho que vem pela frente.

E aprenda mais sobre Facebook Marketing com o Curso Online no iMasters Pro: http://pro.imasters.com.br/online/cursos/facebook-marketing

Artigo baseado no post: http://www.socialstraightup.com/2013/01/02/facebook-marketing-resolutions/

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É isso ai, ótima materia.
    O importante na era internet (ONLINE) é de testar, testar e testar – todos os tipos de plataformas e jeitos para ter em conjunto uma ótima divulgação dos seus serviços e produtos, pois afinal como na vida real a visibilidade do seu negócio é muito importante.
    Eu disse que na virtual (ONLINE) até mais importante pois a cada vez mais as pessoas estão ONLINE…

    Responder
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER