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Por que preparar uma estratégia de marketing exclusiva para a Black Friday?

por Rafael Papa Quinta-feira, 08 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

A data mais importante do e-commerce brasileiro está quase chegando e você, certamente, já está preparando sua operação para o aumento das vendas. Mas, para vender ainda mais durante a Black Friday é fundamental ter uma estratégia de marketing pensada exclusivamente para este dia.

Seu investimento deve durar todo o ano, não apenas na Black Friday. Afinal, as campanhas de marketing são as principais responsáveis por atrair novos clientes para sua loja virtual. Entretanto, a data com o maior volume de vendas do comércio eletrônico merece uma atenção especial. Então, redobre seus esforços e aproveite todas as oportunidades.

Definição de budget de marketing

O primeiro passo para estruturar uma campanha de sucesso é avaliar o investimento realizado em ações anteriores. Se essa for a sua primeira participação na maior data de vendas do e-commerce, vale observar quanto você aplicou em períodos semelhantes e estabelecer um “teto de gastos”, o chamado budget.

Mas, se você já é um veterano na Black Friday compare o investimento ano contra ano e, com base nos resultados que espera para 2018, estabeleça a verba disponível para esta campanha.

Defina seus objetivos e tenha como base a jornada do consumidor

Você pode estruturar a sua estratégia de canais baseado no comportamento do seu consumidor para essa data. A jornada do consumidor pode ser uma excelente ferramenta para te orientar a que passos tomar. Ela é dividida em quatro fases – aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra. Entretanto, para que sua campanha seja mais eficiente é preciso ir incluir esta jornada dentro do funil de vendas e ir além do checkout trabalhando sua campanha em quatro fases prioritárias: conhecimento, consideração, decisão e pós-venda.

Antes de distribuir o budget entre canais e fases da campanha, você precisa ter bem claro quais são os seus objetivos em cada uma destas etapas – apresentar sua marca, conseguir interações, geração de leads e, claro, conversão. A dica é diluir a verba que você separou para a campanha de Black Friday ao longo de cada etapa da jornada, considerando um investimento pré e pós evento, porém concentrando a maior parte da verba para impulsionar seus produtos no dia 23 de novembro.

Reforce seu time e busque os melhores parceiros

Para aproveitar as oportunidades de vendas desta data você vai precisar de um reforço em todo o seu time e também no marketing. Uma outra dica dica é buscar agências especializadas em marketing digital que possam ajudar a criar as suas campanhas de performance para esta Black Friday e demais ações do ano.

Diversifique as plataformas e formatos

Em uma campanha de marketing você pode aproveitar os recursos de diversos canais de comunicação como as redes sociais, e-mail marketing, marketing de performance, formatos diferentes de mídias e o seu próprio site. Explore o que cada uma destas plataformas e formatos têm de melhor para oferecer ao seu negócio.

A escolha do canal deve ser feita baseada principalmente no alcance do seu público, por isso, conheça as características da sua audiência, seus hábitos e onde ela interage mais.

Com uma boa estratégia de marketing você estabelecerá um contato com o público correto e aumentará suas chances de conversão.

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