4 passos para implementar sua Estratégia Digital Segura

por Alfredo Santos Segunda-feira, 12 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

A pesquisa Global sobre fraudes e crimes econômicos, denominada “Tirando a Fraude das Sombras”, realizada pela PWC em 2018, apontou que o número de fraudes está crescendo. E a preocupação com segurança digital, também.

Em 2014, 37% dos executivos brasileiros entrevistados afirmaram que a organização já foi vítima de alguma fraude ou crime econômico. Já no ano passado (2018), esse número aumentou para 53%, ou seja, um aumento de 16% em ataques cibernéticos. 

Com isso, surge a preocupação com a segurança de informações, que aumentam proporcionalmente ao crescimento dos negócios. Uma das formas de proteção contra fraudes e roubos de informações é a autenticação. Entre elas, estão PIN/senhas, geolocalização, impressão digital, reconhecimento de voz, reconhecimento facial, reconhecimento ocular e análise comportamental.

Porém, diversas pessoas usam a mesma senha para diferentes serviços. É o que aponta a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em 2018, que entrevistou 2.055 brasileiros.

Além disso, não é garantido que somente o verdadeiro proprietário da senha tem acesso à ela, afinal existem mecanismos que facilitam o acesso de criminosos às informações de usuários. Ou seja, o meio digital é um mecanismo frágil, por isso é necessário estabelecer estratégias de segurança eficazes.

Onda do momento

A Delloite realizou em 2018 a pesquisa Global Mobile Consumer Survey, que indicou que o dispositivo com mais acesso pelos brasileiros é o mobile (92%). Com isso, as empresas procuram aproveitar a “onda do momento”.

Ou seja, por que não utilizar o mobile para facilitar o acesso do consumidor aos produtos e serviços do mercado e como um canal para ampliar a segurança digital?  

Os mobile, além de serem incluídos nas estratégias de negócio, precisam ser acrescentados nas estratégias de segurança. Vamos pensar em um exemplo real: 

Um banco cria uma aplicação onde o usuário consegue abrir a sua conta, realizar transações, saques, depósitos, empréstimos, tudo de forma online, em qualquer lugar, hora e dispositivo.

Porém, para o consumidor usufruir de todas as funções da aplicação ele deverá fornecer os seus dados pessoais. Por isso, é preciso estabelecer regras e controles para certificar-se de que o usuário é realmente quem diz ser e, assim, garantir a proteção de suas informações pessoais.

Vamos pensar em passos para a Estratégia Digital Segura

  1. Estabelecer um controle de acesso aos novos usuários 

Ao abrir uma conta de forma totalmente digital, o consumidor precisa comprovar que as informações apresentadas são realmente dele, para que o banco possa fornecer o acesso à aplicação.

Esse processo, conhecido como Onboarding de usuários, pode ser feito por foto/vídeo de face, escâner de digital e documentos, entre outros processos de segurança que auxiliam na fomentação do primeiro login na ferramenta.

  1. Proteger cada ação de acordo com nível de risco 

Existem diversas formas de autenticação e utilizar somente um método pode ser perigoso para um banco que armazena informações pessoais. Por esse motivo, precisamos estabelecer múltiplos fatores de autenticação (MFA).

Isso seria como “legitimar o usuário”, ou seja, fazer com que ele confirme que é realmente quem diz ser. Juntando os métodos de autenticação como, PIN/senha e geolocalização, é possível estabelecer critérios de autenticação de acordo com cada nível de ação na aplicação.

Por exemplo, muitos usuários possuem rotinas específicas para acessar um aplicativo bancário. Se o usuário geralmente acessa o aplicativo durante o dia e em casa, é de se estranhar que ele queira realizar um depósito de R$50.000 durante a madrugada e em lugar diferente.

Essa é a hora de certificar que é realmente o proprietário da conta que está tentando realizar tal ação. Então, de forma automatizada, o usuário, além de inserir uma senha, deverá receber e confirmar um código enviado ao seu celular. Isso, bem orquestrado, traz comodidade para os bons usuários e desafio para os maus usuários.

  1. Garantir a segurança em cada login 

A senha única, ou One Time Password (OTP), fornece uma senha para cada acesso do usuário, ou seja, ele não terá uma senha única/estática e, sim, uma combinação diferente para cada ação que solicitar na aplicação. Dessa forma, elevamos a segurança sem alterar a experiência dos usuários, pois esse desafio só será requisitado quando o usuário se comportar de forma diferenciada.

  1. Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em agosto de 2020, dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.

No exemplo citado, percebemos que inúmeros dados pessoais são compartilhados e armazenados. Por isso, para uma estratégia digital segura, a empresa precisa esclarecer ao usuário para o que, com quem e onde irá utilizar tais informações, além de comprovar aos órgãos competentes (Autoridade Nacional de Dados) que o processo de tratamento de dados está de acordo com a lei.

Tudo isso parece um grande desafio ao Data Protection Officer (DPO) – pessoa encarregada de administrar todo o fluxo de informações na empresa, desde sua coleta até seu tratamento. Então, para auxiliar esse profissional, ferramentas que apresentam uma visão clara dos consentimentos dos consumidores, dados e fluxos, além de apresentar relatórios completos sobre cada usuário, surgem no mercado com grande potencial de alavancar as estratégias digitais seguras.

Portanto, garantir a segurança dos dados pessoais dos usuários, desde o Onboard até cada acesso e ações solicitadas, é lei. E, com os cibercrimes aumentando a cada ano, os desafios para as empresas aumentam.

Logo, para aproveitar sem medo a “onda do momento” que são as soluções mobile e alavancar os negócios, as estratégias digitais seguras, além de estarem de acordo com LGPD, precisam garantir fielmente a transparência ao consumidor. Então, como você está se preparando para aproveitar as oportunidades de negócios com segurança?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.